Justiça reduz pena do ex-secretário Arruda e corrige sentença de ex-prefeito Ceron
Erros materiais reconhecidos pela Justiça corrigem sentença de Ceron; Antonio Arruda tem pena reduzida por atenuante de idade
A desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer, relatora dos processos relacionados à Operação Mensageiro, acatou parcialmente os embargos de declaração apresentados pelas defesas de alguns dos réus já condenados no caso.
A decisão resultou na redução da pena do ex-secretário Antonio Arruda, e na correção de erros materiais na sentença do ex-prefeito de Lages, Antonio Ceron.
Impetrados em abril, os embargos apontaram contradições e omissões na sentença anterior. A defesa de Ceron questionou, entre outros pontos, a atribuição de um revólver Taurus ao ex-prefeito, quando a arma foi apreendida na residência do ex-secretário Arruda. Também foi corrigido o trecho da sentença que determinava a perda do mandato de prefeito, já que Ceron não exercia mais o cargo.
A magistrada reconheceu ambos os pontos como erros materiais, mas mantiveram-se os nove anos, oito meses e 20 dias de prisão atribuídos a Ceron, sem alterações na dosimetria da pena.
Já no caso de Antonio Arruda, a Justiça aplicou a atenuante genérica prevista para réus maiores de 70 anos, recalculando sua pena: de 24 anos, um mês e 10 dias para 20 anos, um mês e 1 dia. A substituição da pena por medidas restritivas e o pedido de Acordo de Não Persecução Penal foram negados.
Em relação a Enori Delfes, a desembargadora entendeu que houve tentativa de rediscutir o mérito da sentença sob o argumento de que os fatos deveriam ser julgados pela Justiça Eleitoral. O pedido foi rejeitado.
Execução da pena ainda não ocorre
A execução das penas está suspensa enquanto houver possibilidade de recursos. As defesas podem recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente nos casos que envolvam discussão constitucional. Há expectativa de que parte das condenações possa ser reformada em Brasília, conforme interpretam algumas das defesas.
Deixe seu comentário