<
logo RCN

Instituto do Meio Ambiente: Nova realidade administrativa

  • Visita ao IMA em Florianópolis

O Instituto do Meio Ambiente - IMA é o órgão ambiental da esfera estadual do Governo de Santa Catarina. Atua com uma sede administrativa, localizada em Florianópolis, e 16 Gerências Regionais distribuídas em todo o Estado. Criado em 2017, em substituição à Fatma, Fundação do Meio Ambiente, que atuou por 42 anos, o IMA tem como missão maior garantir a preservação dos recursos naturais do estado.

Sob o comando de Daniel Vinicius Neto na presidência do Instituto, com Glaucio Maciel Capelari na diretoria de Regularização Ambiental, o IMA tem vivido uma nova realidade de atendimento e agilidade às demandas ambientais do Estado de Santa Catarina.

Destaque também para a Codam de Lages, através do seu coordenador Fernando Araldi Somariva e toda a equipe técnica local, que não tem medido esforços para que os pleitos regionais tenham a agilidade necessária, visto por vez a burocracia documental que envolve um licenciamento ambiental.

Em visita realizada nesta semana ao IMA, em Florianópolis, tivemos a oportunidade de conversar com o presidente Vinicius e com o diretor Capelari, verificar a complexidade das demandas ambientais, bem como o esforço que está sendo despendido para atender às novas realidades de investimentos no Estado, sempre com a preocupação da defesa do meio ambiente aliada ao desenvolvimento econômico e social.

Para a Serra Catarinense, está sendo dado enfoque especial para as pequenas centrais hidrelétricas, como a licença para instalação das PCHs de Santo Cristo e Campo Belo, entregues recentemente, bem como para empreendimentos que geram emprego e renda, como foi o caso da entrega na última semana da Licença Ambiental de Operação da Linha de Transmissão da empresa Berneck S.A Painéis e Serrados;

O IMA tem modernizado suas ferramentas de gestão e controle, enfatizou o diretor Glaucio Capelari, simplificando processos ambientais através da emissão de Licenças Ambientais por Compromisso - LAC, bem como, em um futuro próximo, deverá implementar sistema mais ágil de aprovação, liberação e fiscalização de licenças, através de auditorias ambientais.

Cevada já é cultivada na Fazenda Santa Catarina, em Lages Anterior

Cevada já é cultivada na Fazenda Santa Catarina, em Lages

Estiagem já prejudica geração de energia na Serra Próximo

Estiagem já prejudica geração de energia na Serra

Deixe seu comentário