O filme ‘’Conclave’’ estreou nos Estados Unidos há quase três meses, mas chegou aos cinemas nacionais apenas nesta quinta-feira (23/01).
Essa espera, porém, serviu para colocar as expectativas dos brasileiros nas alturas – uma vez que, de outubro para cá, o longa-metragem em questão foi tão aclamado pelos espectadores que chegou a vencer o Globo de Ouro de ‘’Melhor Roteiro’’ e vem colecionando indicações nas demais premiações de cinema da temporada.
Baseado no livro homônimo de Robert Harris, ‘’Conclave’’ conta a história fictícia de uma eleição que o Colégio de Cardeais organiza no Vaticano para eleger um sucessor para o Papa, após a morte do mesmo.
Entretanto, essa votação acaba se transformando em um complexo jogo de intrigas que, além de expor as diversas facções existentes dentro da Igreja, também revela as ambições inescrupulosas que muitos membros da instituição possuem, em relação ao poder de controlar a Igreja Católica (ainda que a trama seja uma peça de ficção, ela reflete bastante a realidade...).
A adaptação do livro para as telas ficou por conta de Edward Berger (diretor do recente remake de ‘’Nada de Novo no Front’’). Entre os atores do elenco que ele selecionou para ‘’Conclave’’, o que mais se destaca é, certamente, o talentosíssimo Ralph Fiennes – que está entre os indicados ao Oscar de ‘’Melhor Ator’’, por seu incrível desempenho como o Cardeal Thomas Lawrence (protagonista do filme).
Ao todo, ‘’Conclave’’ concorre aos Óscares de ‘’Melhor Filme’’, ‘’Melhor Ator’’ (Ralph Fiennes), ‘’Melhor Atriz Coadjuvante’’ (Isabella Rossellini), ‘’Melhor Roteiro Adaptado’’, ‘’Melhor Trilha Sonora’’, ‘’Melhor Figurino’’, ‘’Melhor Edição’’ e ‘’Melhor Design de Produção’’.
Deixe seu comentário