<
logo RCN
Logística Reversa

Como funciona e qual sua importância?

Processo que envolve a coleta e o retorno de produtos, embalagens e materiais descartados pelo consumidor final ao ciclo produtivo. Ela é uma ferramenta importante para a gestão ambiental e a redução dos impactos negativos causados ​​pelo descarte inadequado de resíduos, regulada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).

 

COMO FUNCIONA/ QUEM É OBRIGADO

Após o uso de um produto, o consumidor deve destinar produtos e ou embalagens, não utilizadas, para empresa revendedora / fabricante ou para uma empresa especializada em dar a destinação correta aos resíduos, para posterior encaminhamento para reciclagem, reutilização ou descarte adequado, conforme o caso. São obrigados a implementar a logística reversa fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dos seguintes produtos: agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas, eletrônicos, produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro, entre outros.

 

BENEFÍCIOS

Fundamental para que os recursos naturais sejam aproveitados de forma mais eficiente e os resíduos sejam reincorporados ao processo produtivo. Redução do volume de resíduos sólidos destinados a aterros sanitários, que estão sobrecarregados e têm impactos ambientais negativos. Redução da demanda de matérias-primas, já que os materiais descartados podem ser reutilizados ou reciclados. Redução da emissão de gases de efeito estufa, já que o transporte de materiais para reciclagem ou reutilização pode substituir a ingestão e produção de novos materiais. Além disso, geração de empregos e renda para a população.

 

COMO PODEMOS ADERIR À LOGÍSTICA REVERSA

No Brasil, existem diversas iniciativas de logística reversa em funcionamento, como o programa de recolhimento de embalagens pós-consumo, a coleta de resíduos, a reciclagem de pneus, a reciclagem de eletrônicos e o recolhimento de embalagens de agrotóxicos.

Podemos auxiliar de várias formas, como por exemplo, devolvendo lâmpadas e pilhas usadas em pontos de coleta ou nas lojas onde foram compradas, separar os resíduos domésticos de acordo com suas características e tipos, como papel, plástico, vidro e metais, encaminhar lixo eletrônico a pontos de coleta e devolvendo latas de tintas e outras embalagens ou produtos obsoletos da construção civil.

Atitudes como essas auxiliam e muito o meio ambiente! A conscientização da importância do tema para a preservação do meio ambiente é fundamental para o sucesso da logística reversa. 

 

PARCERIA AMBIENTAL - EM DEFESA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL


Sindicato entra com ação coletiva dos trabalhadores da Flex Anterior

Sindicato entra com ação coletiva dos trabalhadores da Flex

Fiesc discute economia, saúde, educação e negócios durante a Semana da Insústria Próximo

Fiesc discute economia, saúde, educação e negócios durante a Semana da Insústria

Deixe seu comentário