Moradores do Coral e CDL Lages aprovam projeto de revitalização da praça da Paróquia do Rosário |
Certificações Florestais: Garantia de acesso a novos mercados
A pressão internacional para inibir o desmatamento ilegal e a necessidade de adoção de práticas ambientais modernas e eficazes ambientalmente devem abrir para o Brasil novas oportunidades de negócios baseadas nas certificações florestais, como prova de fornecimento de madeira e de produtos madeireiros provenientes das florestas sustentáveis. Este novo mercado deve atrair empresas e empreendedores a modificar o manejo de suas propriedades, tornando-os transparentes quanto ao método produtivo e ao manejo sustentado.
O QUE SÃO CERTIFICAÇÕES FLORESTAIS
De forma bem simples, são protocolos internacionais, com regras de plantio, manejo, produção, colheita, controle social e trabalhista dentre outros, exigidos pelos importadores de matéria prima com a finalidade de garantir que o produto a ser comercializado provém de florestas adequadamente enquadradas, com formas de produção sustentáveis e de garantia da legalidade ambiental, social e econômica, da forma e locais onde foram produzidas. Ou seja, conforme a legislação e as técnicas de sustentabilidade de produção.
O QUE DEVE SER OBSERVADO NO BRASIL
A certificação de uma floresta exige basicamente o cumprimento de toda a legislação, civil, trabalhista, ambiental, fiscal, tributária, ou seja, a floresta deve estar obrigatoriamente em conformidade com a legislação brasileira. Em especial, à produção em áreas livres de desmatamento, áreas de preservação permanente, áreas de reserva legal, áreas de terras indígenas e ou quilombolas, a não ser que sejam exploradas por estes povos, bem como a observação de certos procedimentos de manejo e condução, como as condições de trabalho a campo, utilização de produtos e defensivos agrícolas permitidos e registrados, registros junto aos órgãos ambientais competentes, entre outras.
PRINCIPAIS CERTIFICAÇÕES EXISTENTES
Basicamente, o Brasil trabalha com dois tipos de certificações: a) CERFLOR é uma iniciativa nacional de certificação florestal, cujas normas foram elaboradas no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. A aplicação do Certificado de Manejo Florestal é gerida pelo Instituto Nacional de Metrologia - INMETRO, que também credencia as instituições certificadoras; b) O FSC, Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português, é hoje o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes, selo internacional que certifica florestas e a cadeia de custódia.
A PARCERIA AMBIENTAL POSSUI PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA FAZER A GESTÃO AMBIENTAL E A CERTIFICAÇÃO DE FLORESTAS PLANTADAS
Deixe seu comentário