<
logo RCN
Livro

Lutas e Conquistas: História do SIMPROEL

Mobilizações marcantes, lutas incessáveis por valorização, respeito e reconhecimento, campanhas em defesa dos professores, comemorações, depoimentos e imagens históricas. Tudo registrado em 88 páginas carregadas de muito sacrifício. Estamos falando do livro que conta a história do Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages, o SIMPROEL.

“Lutas e Conquistas” foi lançado recentemente, em uma cerimônia que reuniu ex-presidentes, autoridades, sindicalistas e lideranças históricas da educação municipal. A obra demandou vários meses de trabalho e pesquisa, e é fruto de esforços coletivos, o que, aliás, é a grande marca do sindicato.

Os textos são assinados pela escritora lageana Edite Moraes. “Foi uma honra ser designada para esse trabalho, que certamente irá inspirar as futuras gerações, mostrando que por trás de uma instituição consolidada, existe toda uma história”.

O prólogo traz o depoimento da professora Cleusa Sanzovo, que fez parte de praticamente todas as diretorias e atualmente exerce a função de tesoureira. “Orgulho-me de fazer parte deste conceituado e respeitado sindicato que nasceu da vontade coletiva e segue firme no propósito de lutar e representar a categoria”, escreve.

Em seu depoimento, a presidente Elaine Moraes exaltou o trabalho realizado por seus antecessores. “Somos unidos por um sentimento em comum: o desejo de construir uma educação de qualidade através da valorização dos professores. E coube a nós a missão de resgatar essa história repleta de lutas e conquistas”.

Ex-presidentes relembraram os esforços empreendidos para tornar o SIMPROEL uma instituição consolidada. “Emprestamos dinheiro para o sindicato comprar o primeiro computador, e hoje podemos dizer que valeu a pena”, disse Mara Marcelino. “Chegamos até aqui graças a consciência coletiva”, frisou Neusa Zangelini. “Com muito amor à minha profissão tentei fazer o melhor”, concluiu Carmen Wolff Camargo.

Cada escola da rede pública municipal está recebendo um exemplar do livro, e a versão e-book está disponível em www.simproel.com.br para download gratuito. Qualquer pessoa, interessada em conhecer melhor a história do sindicato fundado em 1997 para representar e defender os professores lageanos, pode baixá-la no próprio celular.


O 7 de setembro de 1951 Anterior

O 7 de setembro de 1951

Novo filme é aclamado pela crítica e visualmente deslumbrante Próximo

Novo filme é aclamado pela crítica e visualmente deslumbrante

Deixe seu comentário