logo RCN
Lages

Julho recebe novos leitores na Biblioteca Pública Municipal e número de visitas aos museus é expressivo

  • Fabrício Furtado/FCL

Férias escolares não diminuíram busca por conhecimento

O mês de julho tradicionalmente apresentava números modestos na visitação de equipamentos culturais da cidade como os museus, por exemplo. As férias escolares costumam diminuir os agendamentos para grandes grupos durante as semanas, e as atividades da categoria ficam registradas em sua maioria pelas presenças de turistas de várias partes do Brasil.
No Museu Histórico Municipal Thiago de Castro (MHTC), o relatório de visitas do mês que passou apresentou um número muito expressivo para a época. Um total de 982 pessoas entre grupos de escolares ainda em período letivo ou em colônias de férias, e visitantes como turistas ou residentes de Lages foram registradas.
Segundo a servidora do MHTC, Ilinir Dendena, a projeção do trabalho do museu também ajudou para que os números de visitantes aumentassem. “Há algum tempo as ações do Museu Thiago de Castro têm sido notadas pela nossa comunidade e pelos turistas. Com isso, conseguimos atingir números maiores de visitantes, inclusive em épocas do ano que não era comum os altos índices de pessoas presenciando a história não só aqui no museu, mas também em outros locais de memória de Lages”, acredita.
Na Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval de Macedo os números de novos leitores também não são modestos. Segundo o relatório mensal, o mês contabilizou 249 novos empréstimos de livros entre Filosofia, Religião, Ciências, Artes, Esportes, Literatura em geral e outras áreas.
“Foram 31 novos cadastros com as mulheres sempre à frente dos números. Totalizamos 133 usuários no mês. As particularidades do mês de julho que compreendem frio e chuva não afastaram nossos leitores. Muito pelo contrário, percebemos que a biblioteca ganhou um novo público, pessoas que nunca tinham realizado cadastro ou feito pesquisas passaram a fazer parte da comunidade da biblioteca”, relata a bibliotecária Wemylinn Andrade.
Para o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, os números apresentados também se somam aos demais locais da cidade que programam mais ações para os próximos meses. “Já no segundo semestre teremos novas programações no Casarão Juca Antunes e atividades no Espaço Cultural Aristiliano Ramos no Calçadão da Praça João Costa com agendas culturais para todas as pessoas. Se mantivermos os bons números, poderemos fazer com que ainda mais pessoas tenham acesso aos locais de artes e cultura”.

Horários e contatos
Museu Histórico Municipal Thiago de Castro – De terça a sexta-feira das 9h às 12h, e das 14h às 17h, (49) 3019 74 81;
Biblioteca Pública Carlos Dorval de Macedo - De segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h30, (49) 3019-7474.


Festival confirma datas de realização e espetáculo de abertura Anterior

Festival confirma datas de realização e espetáculo de abertura

2º Festival do Japão celebra imigração e cultura japonesa no Brasil Próximo

2º Festival do Japão celebra imigração e cultura japonesa no Brasil

Deixe seu comentário