Salto Caveiras passa a contar com câmeras de segurança em áreas estratégicas |
Edital lançado nesta quinta-feira (29 de janeiro) traz mudanças nos critérios, entre as quais, o aumento da idade mínima das candidatas; escolha da rainha e princesas ocorre em março, no Mercado Público de Lages
Estão abertas as inscrições para o Concurso que irá eleger a rainha e as princesas da 36ª edição da Festa Nacional do Pinhão. O Edital foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (29 janeiro) e define as regras, etapas e critérios para a escolha da nova realeza, que terá a missão de representar um dos melhores e maiores eventos do Sul do país.
As interessadas podem se inscrever até o dia 20 de fevereiro. A ficha poderá ser preenchida na Fundação Cultural de Lages (FCL), das 8h às 11h, e das 14h às 17h.
No ato da inscrição, a candidata precisa estar munida de todos os documentos solicitados no regulamento. O Edital completo está disponível no site da Prefeitura de Lages e também no Instagram oficial da Prefeitura.
“A Festa Nacional do Pinhão é um dos maiores símbolos da nossa identidade cultural, e a escolha da realeza representa este sentimento de pertencimento e valorização de Lages e da Serra Catarinense. O Concurso é uma oportunidade para que jovens mulheres se tornem embaixadoras da nossa cultura, da nossa história e da hospitalidade do nosso povo, levando o nome do município para além das nossas fronteiras”, salienta a prefeita Carmen Zanotto.
Mudanças no Edital 2026
Uma das principais novidades do Concurso deste ano é a alteração na idade mínima das candidatas. Em 2026 podem participar mulheres com idade entre 20 e 29 anos completos até a data do Concurso. Na edição de 2025, o limite mínimo era de 18 anos.
Segundo o secretário de Comunicação e membro da Comissão Central Organizadora (CCO), Diogo Schimitz, a atualização busca alinhar o Concurso ao perfil institucional e às responsabilidades assumidas pelas eleitas.
“O Edital deste ano traz este ajuste importante, da elevação da idade mínima. Nossas representantes estarão ainda mais preparadas e com a disponibilidade para cumprir uma agenda intensa de compromissos oficiais e de divulgação da Festa, do município e da Serra Catarinense”, afirma.
Além da idade, o regulamento mantém critérios, como, residir em Lages há pelo menos três anos (ou ser natural do município), não possuir vínculo que impeça o cumprimento das agendas oficiais e não ter sido rainha ou princesa em edições anteriores, entre outras atribuições.
Etapas e seleção das candidatas
Após o período de inscrições, as candidatas participam de encontros, ensaios e treinamentos, que fazem parte do processo de avaliação. Ao final desta etapa, 12 candidatas serão selecionadas para a grande final.
Durante o Concurso, o corpo de jurados avaliará quesitos, como, postura, desenvoltura na passarela, beleza, simpatia, capacidade de comunicação e conhecimento sobre a Festa Nacional do Pinhão e de Lages.
A superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Carla Zonatto, salienta o papel institucional da realeza. “A escolha vai muito além de um concurso, o compromisso é o de representar a identidade, a cultura e a hospitalidade de Lages e da Serra Catarinense.”
Datas do Concurso
29/01 - Lançamento do Edital
20/02 - Encerramento das inscrições
23/02 - Primeiro encontro e sessão de fotos
24 e 25/02 - Treinamento
03/03 - Corte na Fundação Cultural: Escolha das 12 finalistas
04/03 - Atividade no La Unica Ateliê
05/03 - Escolha da realeza, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini
Atribuições das eleitas
A rainha e as princesas eleitas terão mandato até a escolha da próxima realeza do evento, e a representação de Lages em eventos locais, regionais, estaduais e nacionais, além de visitas institucionais a escolas, entidades assistenciais, unidades de saúde e ações promovidas pela Prefeitura.
As eleitas também participam ativamente de todos os dias da Festa Nacional do Pinhão, recepcionando autoridades, visitantes e a imprensa.
Vozes de quem já viveu a experiência
As últimas representantes da realeza também deixam mensagens de incentivo às futuras candidatas, destacando a experiência como transformadora e única. Para Amanda Bianchini Moraes, rainha da 35ª edição, ser realeza é ir além.
“Representar Lages e a Serra Catarinense é carregar no peito a tradição e o orgulho de um povo forte e acolhedor. Foi uma experiência que marcou a minha alma, vivendo intensamente o amor pela nossa terra, cultura e gente”, explica.
A 1ª Princesa de 2025, Lariane Rodrigues, recorda a experiência de representar e viver momentos marcantes. “Se você tem vontade de viver uma experiência incrível com crescimento e muitos momentos inesquecíveis, esta é a sua chance.”
Alice Cunha Ramos, 2ª Princesa de 2025, fala da chance única e transformadora que é ser parte da realeza. “É uma oportunidade para meninas que desejam representar a nossa cidade com dedicação e autenticidade.”
As inscrições seguem abertas até 20 de fevereiro. O regulamento completo, incluindo critérios, regras e a documentação necessária para participar do Concurso, pode ser conferido neste link .
Festa Nacional do Pinhão ocorre de 22 de maio a 7 de junho
A 36ª edição será realizada de 22 de maio a 7 de junho de 2026. A Serra convida para viver uma experiência única, com muita gastronomia, música, cultura, movimentando a economia e o turismo e enaltecendo as tradições da Serra Catarinense.
Concurso da Realeza Mirim será realizado novamente em 2026
A edição de 2026 da Festa Nacional do Pinhão contará novamente com o Concurso da Realeza Mirim. As informações oficiais sobre inscrições, critérios e datas serão divulgadas em breve, já que a realização do Concurso depende do retorno do calendário letivo na cidade.
Foto: Arquivo/Comunicação PML

Deixe seu comentário