A parceria entre prefeitura de Lages e Sesc garantirá a revitalização do espaço para ser melhor utilizado pela comunidade
Uma semana após o contato com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), a prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural (FCL), abriu novamente as portas do Memorial Nereu Ramos para receber a visita técnica da equipe do Museu de Florianópolis, gerido pelo Sesc, para o primeiro levantamento de dados sobre a estrutura. A visita ocorreu na tarde desta segunda-feira (03).
Ter celeridade nas tratativas para a recuperação do Memorial Nereu Ramos é uma orientação da prefeita Carmen Zanotto. “Estamos garantindo todo o suporte necessário para o andamento dos trabalhos. Ao conhecer bem o espaço do Memorial, assim como as dependências do Museu Municipal Thiago de Castro e todo o seu acervo, a equipe terá dados o suficiente para fazer o levantamento técnico sobre a estrutura”, explica.
Todas as peças antes expostas no Memorial foram catalogadas e guardadas no museu, assim como há muitas peças do acervo do Museu Thiago de Castro que pertenciam a Nereu Ramos e que poderão compor a exposição no futuro. "É importante fazer esse levantamento para que, em breve, os lageanos e turistas tenham um espaço totalmente revitalizado e, sob o comando do Sesc, haverá elementos interativos, dando a Nereu Ramos a homenagem que merece, mantendo viva sua história e legado”, completa a prefeita.
Assim como o Grupo Escolar Vidal Ramos, conhecido como Colégio Rosa, o qual a Prefeitura Municipal de Lages concedeu a gestão do prédio e transformando-se no Centro Cultural Vidal Ramos, agora o Sesc assume o Memorial Nereu Ramos pelo período de 20 anos, renovável por igual período. Nesta primeira visita, segundo a museóloga do Sesc, Cristina Maria Dalla Nora, o intuito foi conhecer e fotografar o espaço. “Viemos levantar as necessidades das dependências do Memorial para elencar as prioridades, montar o relatório sobre o que precisaremos desenvolver e elencar nossas prioridades para a revitalização do espaço para, posteriormente, trabalhar com a gestão do acervo e montar a expografia das peças”, explica a museóloga.
Entre os serviços previstos para a recuperação e higienização do espaço estão a reforma das paredes, eliminação das infiltrações, remoção e instalação de nova fiação da rede elétrica e demais serviços levantados pela equipe técnica do Sesc.
O Memorial Nereu Ramos foi inaugurado pela prefeitura em 3 de setembro de 1992, para homenagear o seu mais ilustre lageano e único catarinense que assumiu a presidência da República. Trata-se de um museu biográfico que expõe ao público toda a trajetória do ex-presidente com um acervo de cerca de três mil fotografias históricas e objetos pessoais. Além disso, o memorial foi construído para guardar os restos mortais de Nereu Ramos, transferidos do Rio de Janeiro para Lages.
Fotos: Fábio Pavan
Deixe seu comentário