Santa Catarina volta a registrar presença de fumaça vinda da Amazônia e do Centro-Oeste |
No quinto dia do VII Festival Curta Lages, programação acontece no Espaço Cultural Aristiliano Ramos e na Uniplac
No quinto dia do VII Festival Internacional de Cinema Curta Lages, ocorrido na segunda-feira (5|), a programação foi realizada no Espaço Cultural Aristiliano Ramos e na Uniplac. Durante a manhã e à tarde, houve exibições de filmes infantis na escola EMEB Belizária Rodrigues.
Às 14h30, no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, foram exibidos os curtas-metragens "Nem Tudo São Rosas" (Dir. DOC.; 13' [LIVRE]), "Pássaro Memória" (Dir. Leonardo Martinelli; RJ; 15' [LIVRE]), "Aperto" (Dir. Alexandre Estevanato; FICÇÃO; SP; 15' [LIVRE]) e "Lanbroa" (Dir. Aitzol Saratxaga; FICÇÃO; CHILE; 21' [LIVRE]).
Às 19h15, teve início a Mostra Etnias com os filmes "ABECÊ" (Dir. Cleo Rosa; FICÇÃO; SC; 22' [LIVRE]), "Engole o Choro" (Dir. Fabio Rodrigo; FICÇÃO; SP; 11' [LIVRE]), "O Mar que Nos Rodeia" (Dir. Beatriz Silva; FICÇÃO; SC; 15' [LIVRE]), "Lilith" (Dir. Nayane Nayse; DOC.; PE; 15' [12 ANOS]) e "O Tropeiro e o Demônio Branco" (Dir. Jana de Liz; SC; 12' [12 ANOS]). Após a exibição, houve um bate-papo com Nanci Alves da Rosa, professora e integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Uniplac, a cineasta Jana de Liz e o jornalista Diony Sousa.
No Auditório do CCET da Uniplac, às 19h15, foi exibido o longa-metragem "Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu" (Dir. Bruno Risas; FICÇÃO; SP; 107' [12 ANOS]). O filme retrata a história de um pai desempregado cuja família precisa voltar para a antiga casa no bairro da Bresser. A mãe da família, em busca de soluções, é abduzida por um estranho objeto no céu. Após a exibição, houve um bate-papo mediado pela produtora do festival, Suzane Faita, com as convidadas Nina Severo, profissional de comunicação e marketing, e Graziella Coelho, artista visual, professora e arteterapeuta, onde foram abordados temas como machismo, patriarcado e questões de gênero e classe na sociedade.
O VII Festival Internacional de Cinema Curta Lages ocorre até 10 de agosto em Lages, Curitibanos e São Joaquim, com mostras online. Mais informações no Instagram (@7curtalages), Facebook (VII Curta Lages Festival Internacional de Cinema), site curtalages.com e no podcast Cinema Movimenta no Spotify.
Realização: Coletivo Audiovisual Lageano
Financiamento: Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo
Apoio: Prefeitura de Lages, Fundação Cultural de Lages, Secretaria Municipal de Educação, ADEVIPS, SESC, Uniplac, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Curitibanos e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de São Joaquim
Deixe seu comentário