logo RCN
Santa Catarina

19ª Feira do Livro de Joinville começa nesta quinta, com 20 escritores convidados e 50 estandes

A escritora e jornalista portuguesa Maria Inês Almeida é a presença internacional desta edição

Quase 120 horas de um intenso encontro com as letras. A 19ª Feira do Livro de Joinville abre as portas nesta quinta-feira, 1º de junho, e prossegue até o domingo seguinte, dia 11, no Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen. Serão 20 autores convidados, para uma maratona de conversas com leitores e sessões de autógrafos, e outros 40 escritores independentes, com atividades em alguns dos 50 estandes da feira.
A escritora e jornalista portuguesa Maria Inês Almeida é a presença internacional desta edição – confira a programação completa em feiradolivrojoinville.com.br/2023. Na abertura, estarão em Joinville o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Filipe Melo e Faro Ramos, e a adida cultural Alexandra Cristina Resende de Pinho.
Entre os destaques deste ano, o ator, cineasta e escritor Lázaro Ramos, os escritores Itamar Vieira Júnior, André Neves e Leo Cunha, e o filósofo, escritor e líder ambientalista Ailton Krenak. A feira vai trazer, também, apresentações teatrais, sessões de cinema, contação de histórias, oficinas e palestras, além do Seminário Catarinense de Mediação de Leitura. O cirurgião plástico joinvilense Iberê Condeixa, que lança na feira a obra “Preto & Branco Colorido”, expõe seu trabalho no Teatro Juarez Machado, com fotografias em preto & branco feitas na Itália, ao lado de poesias de Maria Luiza Kohn.
O visitante vai encontrar livros, muitos livros, dos mais diversos gêneros, para crianças e adultos, a preços acessíveis, nos estandes de livrarias e editoras espalhados pelo local. Um dos expositores é a Editora Coralina, do Rio Grande do Sul, que virá pela primeira vez à Feira do Livro de Joinville. Responsável pela editora, Pedro Paulo Graczcki entende que esses encontros aproximam a comunidade dos livros e dos autores, contribuindo para a formação de leitores: “As feiras desmistificam a figura do escritor, fazendo com que a população participe do processo criativo. Pela diversidade de títulos oferecidos, as feiras são a grande chance de um leitor encontrar uma obra de seu interesse e que caiba dentro do seu orçamento”.
Expositor que marca presença na feira de Joinville há uma década, Sérgio Freitas Junior, da Oceano Livros, de Lages, diz que estes eventos têm importância fundamental para a gestão de seu negócio: “Sempre temos um termômetro de como estamos em qualidade de produtos oferecidos”.
“O livro nosso de cada dia” foi o tema escolhido para a feira deste ano. O patrono da edição é o empresário Mário Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).


COM A PALAVRA
“Participar de feiras do livro é sempre uma oportunidade de encontrar com leitores e escritores, fazer novos amigos. Depois de um encontro como este, com certeza, vamos todos sair mais ricos, culturalmente. A leitura deve ser um prazer.”
Maria Inês Almeida, escritora portuguesa
“A Feira do Livro precisa ser valorizada como evento importante que é, gira a economia, mas também é alicerce para a construção de uma sociedade mais sensível e humana.”
Jura Arruda, escritor e editor
“Ler é cultura e, como nossos professores sempre ressaltaram, é viajar sem sair do lugar. É uma forma de desenvolver o senso crítico, a habilidade da escrita, o vocabulário e a capacidade interpretativa.”
Mario Cezar de Aguiar, patrono da 19ª Feira do Livro
“Feira do livro é sempre bacana porque permite a gente folhear, vasculhar, olhar, sentir o cheiro, a textura e a beleza do livro, este objeto tão fascinante. Estar entre milhares de livros é um convite que não se pode recusar.”
Leo Cunha, escritor
“Participamos da campanha de padrinhos lançada pela feira, para contribuir com a cultura da cidade, com os escritores locais, com as escolas, de maneira a despertar no público estudantil o interesse nesta arte. A Plaenge é uma grande incentivadora da leitura, tanto entre seus colaboradores quanto entre parceiros e familiares, e fazer parte da Feira do Livro de Joinville será uma realização para nossa marca.”
Lara Nascimento, responsável pelo Marketing da Construtora Plaenge em Santa Catarina


Abertos oficialmente a 33ª Festa Nacional do Pinhão e o Recanto do Pinhão Aracy Paim Anterior

Abertos oficialmente a 33ª Festa Nacional do Pinhão e o Recanto do Pinhão Aracy Paim

Bruno e Marrone são os artistas que mais se apresentaram na Festa Nacional do Pinhão Próximo

Bruno e Marrone são os artistas que mais se apresentaram na Festa Nacional do Pinhão

Deixe seu comentário