<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

CPI vai investigar ocupação de área da Sinotruk

A pedido do vereador Jair Júnior foi instalada, nesta semana, uma nova CPI para investigar supostas irregularidades no terreno onde seria instalada a empresa Sinotruk, às margens da BR-282. A primeira reunião aconteceu na quarta-feira e tem como membros: Agnelo Miranda (PSD), Jair Junior (Podemos), Katsumi Yamaguchi (Progressistas), Nei Casa Nossa (PSL) e Elaine Moraes (Cidadania). Esta comissão surgiu a partir de um questionamento da vereadora Elaine sobre a ocupação deste terreno, uma vez que há moradores no local e muito gado pastando. A primeira vista parece que é uma propriedade particular, que explora a pecuária. Houve, inclusive ampliação das instalações após a compra do terreno. Esta área foi adquirida pela SCPar e repassada à prefeitura que, se não estou enganada, ainda está pagando por ela. Quando levantada a questão, o líder do governo na Câmara, vereador Agnelo Miranda, observou que esta família foi instalada lá para impedir a ocupação irregular e acompanhar a movimentação dos caminhões que saem da cascalheira que a prefeitura explora no local. Sequer sabíamos que lá havia cascalheira e não se verifica movimentação neste sentido. Porque a ninguém é permitido acesso. Portanto, é preciso mesmo verificar o que acontece no local, e desvendar de uma vez por todas a quem a prefeitura está dando o privilégio de fazer uso deste espaço público. Informação que vem da municipalidade é de que a ideia de ali serem instaladas novas indústrias foi retomada, mas para que isso aconteça precisa de investimentos no sentido de disponibilizar redes de água, esgoto e energia.


"Se o Governo do Estado não ajudar os pequenos municípios com valores destinados ao custeio, teremos muitas dificuldades para manter os serviços públicos."

Prefeito de Correia Pinto, Edilson Germiniani dos Santos (PSD), ao entregar um documento ao governador Moisés na última segunda-feira, em São Joaquim


Regional da Saúde vai para a Nova Ala

O secretário da Saúde, André Motta, esteve em Lages e anunciou que neste mês haverá novidades com relação ao Hospital Tereza Ramos. Aliás, o governador também antecipou esta visita ao município ao prefeito Antonio Ceron. Queremos crer que estará aqui para a abertura do primeiro andar da nova ala. Motta também anunciou que está sendo repensada a ocupação dos espaços e uma das novidades é a transferência da 7ª Coordenadoria Regional da Saúde para lá. Espero que a abertura do primeiro andar não esteja ligada a apenas a ocupação do espaço pela coordenadoria. O que preocupa é a afirmativa de que "a ocupação do espaço está sendo repensada." Aqui levanto duas questões: A primeira que o próprio governador disse, certa vez, que a estrutura da nova ala foi superdimencionada para a região. Segundo: a proposta original era concentrar lá todo o atendimento de emergência, inclusive o feito hoje pelo Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Ao que parece esta ideia já foi abandonada. O segundo e terceiro andares já estão abertos para o atendimento aos pacientes com Covid (no segundo os leitos de enfermaria e no terceiro os leitos de UTI Covid). Segundo o secretário, a nova ala deverá ficar exclusivamente focada neste setor da Covid. Isso porque, conforme prevê o secretário Motta, deveremos viver uma terceira onda do Covid com a entrada destas novas variantes no estado. Quer dizer que, assim, aos poucos, temos a abertura da Nova Ala, mas de maneira muito lenta e longe do que imaginávamos. Precisamos é que sejam realmente abertos ali os cerca de 100 novos leitos prometidos - mais nove salas de cirurgia e Centro de diagnóstico por imagem, previstos no projeto, dispondo de uma estrutura e equipamentos modernos.


Prefeituras estão sem dinheiro

Os prefeitos da Amures aproveitaram a vinda do governador Carlos Moisés, na terça-feira, para entregar um ofício pedindo recursos para o custeio da saúde. Lembraram que no ano passado o governo federal distribuiu verba aos municípios para compensar as perdas em função da pandemia, mas esse ano não receberam nada. De acordo com o prefeito Edilson Germiniani dos Santos, de Correia Pinto, que coordenou a elaboração do documento, o maior desafio que os municípios estão enfrentando, de modo especial para aqueles que mantêm hospitais municipais, é tocar os serviços essenciais. Em Correia Pinto as despesas com saúde ultrapassam os 30%, quando a obrigação constitucional é de 15%. Sem contar que em 2021 a demanda por serviços básicos e hospitalares está muito superior ao ano anterior, pois muitos serviços foram suspensos fazendo com que as doenças fossem agravadas.


Prefeitos foram ao governador pedir ajuda para tocar os serviços públicos

Foto: Divulgação


Vereadores exigiram explicação de Todeschini

A pedido do vereador Leandro do Amendoim (PL), o engenheiro de trânsito de Lages, Sérgio Todeschini, esteve na Câmara para discutir e esclarecer a respeito das mudanças feitas na rótula do cruzamento da Avenida Luiz de Camões com a Rua Hercílio Granzotto. Explicou que foram feitos estudos visando dar fluidez ao alto fluxo de veículos e se chegou ao modelo implantado. Ouviu as queixas dos empresários e moradores do local. A empresária Fabiana Amaral disse que "há muito tempo eu não via tantos acidentes naquele ponto da Camões, os veículos que estão na pista da esquerda não possuem espaço suficiente para fazer a conversão e, muitas vezes, precisam usar a faixa do meio, invadindo a pista, gerando perigo e insegurança". Todeschini prometeu que vai avaliar as queixas e as mudanças feitas. Acho que a municipalidade precisa ouvir mais a comunidade.


Engenheiro Todeschini foi à Câmara e ouviu os moradores da Camões sobre

os problemas gerados com a mudança da rótula                     Foto: Alex Branco


Ceron foi a Brasília

No primeiro mandato, o prefeito Ceron não visitou Brasília mais do que duas vezes. E pela primeira vez nesta gestão, viajou para lá na terça-feira desta semana. Neste mesmo dia esteve no gabinete do deputado Darci de Mattos (PSD) e na quarta-feira, acompanhado da deputada Carmen Zanotto (Cidadania) foi ao Ministério da Saúde em busca de recursos. Se fez acompanhar do secretário Claiton Camargo. Que bom que tanto a deputada Carmen quanto Ceron arriaram as bandeiras partidárias e eleitorais e estão somando esforços por Lages.


Prefeito Ceron foi pedir emenda ao deputado Darci de Mattos de Joinville

Crédito: Divulgação


Cerimonial ignorou deputada

O governador Carlos Moisés simplesmente ignorou a deputada Carmen Zanotto no cerimonial de entrega da ordem de serviço, na segunda-feira (31), em São Joaquim. Durante a solenidade, foram chamados os três deputados estaduais - Marcius Machado, Paulinha e Volnei Weber - ao microfone e depois foi passada a palavra ao prefeito de São Joaquim e encerrou-se a solenidade.

De fato, a aceitação do convite da vice-governadora para assumir a Secretaria da Saúde só queimou a deputada Carmen Zanotto.


Dinheiro jogado fora

É um absurdo o que nossos governantes fazem com o dinheiro público. Um exemplo disso foi mostrado pela vereadora Elaine de Moraes (Cidadania) na sessão da Câmara da semana passada. O ginásio da escola Antônio Joaquim Henriques, no Bairro Centenário, foi construído em um espaço fora da escola e nem chegou a ser inaugurado, sendo que consumiu quase R$ 1 milhão.


Tio Zé é situação

Até a bancada da situação já considera o vereador Tio Zé, eleito pelo Podemos, como um de seus integrantes. Por conta disso, hoje a situação dispõe de nove votos contra sete da oposição. Repete a mesma situação da legislatura anterior, em que o vereador Jair Júnior, eleito pelo PSD, votava com a oposição. Coincidentemente ou não, ambos estão no mesmo partido hoje.


Acolhimento

Segundo o secretário de Assistência Social, Jean Pierre, hoje existem cerca de 70 moradores de rua em Lages. "Já tivemos um número maior, em dezembro eram 120", diz ele. Equipe da secretaria, especialmente nos dias mais frios, percorrem as ruas para recolher estas pessoas. Nos abrigos eles têm acolhimento: recebem refeições, banho e podem dormir em camas limpas e quentes.


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário