<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

CPI ouviu moradores do terreno da Sinotruk

Na semana anterior, a CPI que apura as supostas irregularidades na ocupação do terreno da Sinotruk ouviu duas testemunhas. As duas pessoas que residem no local: o motorista aposentado José Maria da Silva Pires (Cowboy) e o servidor que exerce a função de diretor da garagem da prefeitura, Adroaldo Tadeu Gonzatto (Chico). O primeiro está desde 2014 residindo no terreno e, segundo ele, lá se instalou para impedir que a área fosse invadida. Nunca recebeu nenhum salário, por isso e se serve do terreno como se fosse seu. Lá cria gado, tem cavalos, açude com peixes, galinhas, porcos, ovelhas e ainda planta milho, "tudo em sociedade com seu irmão Jani". Recuperou a casa que existia no local quando lá chegou (diz que não tinha nem porta ou janela) e construiu uma outra, além de dois galpões. E pasmem, com seu próprio dinheiro: recebeu apenas algumas madeiras e parte da mão de obra da prefeitura. Conta que, quando houve troca de prefeito, no segundo dia da administração de Antonio Ceron, ele esteve na prefeitura perguntando se poderia continuar lá. Depois disso, o então secretário Marião esteve lá informando que mais uma pessoa passaria a residir no local, (ocupando a casa recuperada por Cowboy) para ajudar a cuidar da propriedade, já que a prefeitura passou a explorar uma cascalheira no local. Adroaldo trabalha na garagem da prefeitura durante o dia, mas tem residência lá sob a justificativa de que ajuda a cuidar da propriedade. A prefeitura é que arca com a despesa com energia. Primeiro: como alguém que não tem nenhuma garantia sobre o terreno que ocupa investe na construção e melhorias? E como a prefeitura permite que o mesmo construísse em área da municipalidade? Há quem diga que já foi solicitada a desocupação da área e que de outro lado também já houve consultas relativas à usucapião. Não sabemos qual o caminho que deve seguir a CPI de agora em diante, mas já tem elementos suficientes para apontar irregularidades e até denunciar a administração por prevaricação, pelo menos.


"Há muito tempo estamos esperando alguém tomar alguma atitude na rótula das avenidas Santa Catarina com o Santa Helena, com várias saídas para os bairros Santa Helena, Bela Vista, Santo Antônio, Acesso Sul, Santa Clara, Conte e Triângulo. É uma bagunça, não tem sinalização identificando as preferências, tem uma ou duas placas de PARE, mas são minúsculas perto do tamanho da rótula. Nas horas de pico ninguém sabe de quem é a preferencial, não tem faixa de pedestres, não tem mais meio fio na rótula e, nas laterais, as calçadas são péssimas".

Este é o diagnóstico do vereador Nei Casa Nossa (PSL), a respeito da rótula da Avenida Santa Catarina


MDB da Serra já tem pré-candidato

Encontro do MDB de Lages, que aconteceu na semana passada, dentro do roteiro de 36 reuniões regionais que pretende completar para a apresentação dos candidatos do partido, para a realização das prévias para escolha do candidato ao governo, também definiu o pré-candidato do partido a deputado estadual pela região. Trata-se do ex-secretário regional, Juarez Mattos, hoje assessorando o deputado Valdir Cobalchini. Portanto, o MDB é o primeiro partido a já contar com pré-candidato a deputado.

Candidatos a candidato do MDB: Dário, Juarez, Antídio e Maldaner,

durante encontro do partido em Lages


Projeto para os municípios com baixos IDHs

Lucas Neves está coletando dados para um projeto que visa melhorar o IDH e a qualidade de vida em Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urupema, Campo Belo do Sul e Cerro Negro, os cinco municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região. O assessor do governo conversou com os prefeitos sobre as demandas necessárias para mudar o panorama destes municípios. Sabemos que são muitos os críticos do ex-vereador e questionam o cargo que ele ocupa, mas pelo menos está fazendo jus ao salário que recebe, trabalhando no sentido de fazer alguma coisa pela Serra, mesmo que isso lhe permita preparar o caminho para a sua candidatura a deputado pela região.


Lucas Neves com a prefeita de Campo Belo do Sul, Claudiane

Pucci (PP), discutindo projetos para o município

Foto: Fábio Ramos


O fim das eleições para diretores

Em reunião com os diretores das escolas municipais, a secretária da Educação, Ivana Michaltchuk, informou que o município deve entrar na justiça para declarar a inconstitucionalidade das eleições para escolha dos diretores das escolas municipais. Segundo o líder do governo no legislativo, Agnelo Miranda, o fato gerador desta decisão foi uma consulta que a secretária fez à procuradoria para ver da possibilidade de prorrogação dos atuais mandatos dos diretores. O parecer da procuradoria foi pela extinção deste processo de escolha, entendendo como sendo inconstitucional. Tanto que já há precedentes em outros municípios e estados declarando a inconstitucionalidade deste processo. "Mas não temos ainda nenhuma manifestação por parte do chefe do executivo", garantiu Agnelo. A informação gerou muito debate na Câmara, na última terça-feira e os vereadores da situação, dentre eles o próprio Agnelo, se comprometeram a gestionar junto ao prefeito Ceron para o mesmo não entrar com a ação na justiça.


Ela quer saber!

A vereadora Suzana Duarte está questionando o executivo para saber quantos conselhos municipais estão constituídos e funcionando neste momento em Lages. E para comprovar se realmente estão informando corretamente, ela pede que sejam enviadas à Câmara as atas das reuniões. É importante destacar que os conselhos são uma exigência constitucional e se inclui no processo de participação comunitária nas ações do executivo e na transparência dos governos.


Candidaturas

Com a definição do MDB de indicar Juarez Mattos para concorrer a deputado estadual pelo partido, temos então pelo menos três nomes postos para a corrida à Assembleia: Marcius Machado (PL), que deve ir à reeleição; o ex-vereador Lucas Neves (PSL) e Juarez.


Revitalização do Tanque

Segundo o secretário dos Serviços Públicos, Delfes Rodrigues, a Secretaria de Planejamento já está elaborando um projeto de revitalização do tanque. O projeto já foi discutido com a associação de moradores Amigos do Tanque. A ideia é refazer toda a área dos sanitários e equipamentos da academia e os brinquedos, além da troca e modernização do sistema de iluminação. O Centro Ambiental deverá ser assumido pela Semasa.


Reajuste ilegal

Ainda em fevereiro deste ano, o prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldissera, mandou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei reajustando em 4,52% os salários dos servidores municipais. Posteriormente foi alertado pela Fecam que era um reajuste inconstitucional, visto que está proibido, por lei federal, o aumento das despesas até o final deste ano. Devido a este desconhecimento, foi obrigado, então, a anular este ato, enviando novo projeto à Câmara. Além de ficar sem o reajuste, os servidores terão de devolver o que receberam a mais desde março. Obviamente que a oposição aproveitou este deslize para criticar a administração.


Fiscais emprestados

Já que o Procon não dispõe de fiscais e a promessa é de que somente no ano que vem haverá concurso para contratação, o vereador Gabriel Córdova (PSL) está sugerindo que se peça apoio da Receita Federal. A ideia é que esta disponibilize este profissional para fazer a fiscalização dos postos de combustíveis, auferindo os preços praticados e se de fato há cartel.


Leitos Covid

A nova ala do Hospital Tereza Ramos, cujo novo andar está sendo ativado, comportará 46 leitos de UTI Covid. Os 26 já existentes mais os 18 da Ala Portinari que serão transferidos para lá e outros dois novos leitos, totalizando 46. Agora a Regional de Saúde deverá ser transferida para lá, ocupando o subsolo.


Titular

Desde o início deste segundo mandato do prefeito Antonio Ceron, o executivo de gabinete, Paulo Marques está respondendo pela Secretaria da Comunicação Social. O titular, Maurício Neves de Jesus, continua afastado e nunca chegou a assumir a função de fato. Situação bastante peculiar!


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário