<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

É preciso tomar providências!

Nas últimas semanas, várias vezes a aeronave da Azul não pousou na pista do Aeroporto da Serra Catarinense, em Correia Pinto. Quando não é nevoeiro, são os ventos fortes a justificativa para a não realização do pouso. Isso cria um transtorno enorme para a empresa e, especialmente, para os passageiros. Têm de ser deslocados por terra até Florianópolis e aguardar um voo para Campinas (SP). Além do tempo perdido, há o risco de não chegar a tempo em compromissos agendados. Quando o pouso foi cancelado devido ao nevoeiro, a administração do aeroporto justificou aos passageiros que o piloto teve de arremeter, porque "Uma cabeceira da pista está homologada, mas a sinalização é insuficiente e a outra, que tem visibilidade, não está homologada". Isso preocupa, visto que é muito comum o nevoeiro nesta região durante o inverno. E, se realmente há essa situação com relação às cabeceiras, será preciso providências antes que se torne impraticável a utilização do aeroporto neste período do ano. Mas, independentemente do que está acontecendo em relação aos voos, não vi nenhuma manifestação por parte da administração pública no sentido de tentar resolver o problema. Tanto por parte da prefeitura, como por parte dos representantes do governo estadual na Serra. O assessor do governo está presente em todos os atos em que são lançadas ordem de serviços para execução de obras com recursos estaduais, mas também deveria estar atento aos problemas com os serviços oferecidos pelo governo na região. O aeroporto é de responsabilidade do governo, que paga a Infracea para administrá-lo. Se o problema é sinalização, é preciso que seja providenciada imediatamente essa melhoria, antes que a empresa aérea acabe desistindo de oferecer essa linha. A demanda de passageiros tem justificado o investimento e poderá aumentar ainda mais, com a implantação de mais opções de voos. Mas, para isso, é preciso, no mínimo, garantir o pouso das aeronaves.


"Será uma eleição equilibrada, difícil. O nível de insatisfação e revolta é muito grande. As pesquisas têm mostrado um grande número de eleitores que ainda não votam nem no Lula nem no Bolsonaro e será este grupo que irá definir a eleição. As pessoas estão sendo rotuladas, ou estão do lado do Bolsonaro ou do Lula, a grande maioria não admite a possibilidade de uma terceira via"

Ex-governador Raimundo Colombo, ao fazer uma análise do cenário eleitoral durante uma reunião com a diretoria da Acil.


Juarez está focando sua candidatura

Juarez Mattos esteve reunido com a executiva para discutir estratégias de campanha. Ele deverá ser o único candidato do MDB na Serra. Vai concorrer por uma vaga na Assembleia Legislativa. Hoje ele atua no gabinete do deputado estadual Valdir Cobalchini.


Juarez reuniu parte do diretório do MDB para discutir estratégias da campanha


Qual dos dois o PSD vai escolher?

Os vereadores Gerson dos Santos e Ozair Coelho (Polaco), ambos do PSD, foram vistos conversando durante um café no Mercado Público, na semana passada. Obviamente que a questão eleições foi incluída nesta conversa. Resta saber o que trataram. Há quem entenda que eles poderiam se entender com a candidatura de ambos, um a deputado estadual e outro a federal, mas ambos focam na Assembleia Legislativa. Gerson não esteve na reunião do partido, em Florianópolis e Polaco teve ter lhe atualizado sobre isso.


A direção do PSD terá de escolher entre Gerson e Polaco o seu candidato a estadual pela Serra


Policiamento

Vereador Gerson dos Santos está solicitando policiamento ostensivo no Bairro Coral. É certo que ele está fazendo este pedido em função de alguns registros policiais verificados nesta parte da cidade. Mas, acho que a cidade toda precisa.


Explicação

O ex-governador Raimundo Colombo participou da reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages e explicou o motivo que o fez desistir da candidatura ao governo. "Nesse momento, achei mais importante manter a unidade no processo político. Não há espaço para individualismo, é hora de união". Parece que eleições anteriores lhe ensinou a lição.


Associações

Segundo alguns ex-presidentes de associações de moradores de bairros, não está mais valendo a pena disputar as eleições para presidir tais entidades, pois "há grande dificuldade em conseguir alguma coisa para o bairro e são muitas as incomodações". Há 10 anos o cargo de presidente da associação de Moradores do Bairro Brusque está vago e ninguém quer assumir. Realmente vivemos outros tempos!


Visita do PSC

Vereador do PSC, Marcelo Werner, Presidente do Legislativo do município de Itajaí/SC, esteve em Lages e foi recebido pelo presidente local da sigla, Alex Branco e Gilmar Antunes, vice-presidente. Werner é deficiente visual, ficou cego aos 14 anos e enfrentou vários desafios desde então. O parlamentar cumpriu agenda de visitas na cidade, uma delas foi na Associação dos Deficientes Visuais (Adevips), onde foi recepcionado pela presidente da instituição, Ellen Guedes.


Liminar

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve medida liminar em ação civil pública para determinar que o Município de Ponte Alta volte a oferecer os serviços de pronto atendimento de saúde 24 horas por dia, sete dias por semana. Tais serviços foram interrompidos no dia 31 de dezembro de 2021, quando o contrato entre o Município e a Fundação Médico Social Rural, que até então prestava o atendimento, terminou e não foi renovado. Desde então, o município só oferece serviços ambulatoriais em duas unidades básicas de saúde, apenas até as 19 horas. Os pacientes que precisam de atendimento após esse horário são obrigados a se deslocar até Correia Pinto, a 13,2 km de distância, ou Lages, situado a 44,8 km de distância.


Computadores

O governo do estado destinou 175 notebooks às escolas Maria Quitéria, Cora Batalha da Silveira e Prof. Armando Ramos de Carvalho, num investimento de R$ 766 mil. No total, está investindo mais de R$ 28 milhões para esta entrega de computadores em todo o estado.


Frente de esquerda

O senador Dário Berger passou por Lages, semana passada, para fazer as articulações com vistas a sua candidatura ao governo de SC pelo PSB. Esteve nos veículos de comunicação em companhia da pré-candidata a deputada estadual pela Serra, Daniela Carneiro e seu irmão Djalma Berger que deve concorrer a deputado federal. Dário está percorrendo o estado para se apresentar como pré-candidato e formar uma frente de esquerda para enfrentar Carlos Moisés. Diz que já conta com sete partidos aliados e continua conversando para ampliar a aliança.


Funerárias

O Ministério Público está pressionando a prefeitura para que faça a licitação para a concessão do serviço funerário no município. Pra isso, a prefeitura terá de fazer algumas alterações na lei da concessão do serviço e está enviando para a Câmara essa modificação. O Ministério Público deu o prazo de um mês para fazer as alterações na lei e proceder a licitação. Essa questão da concessão do serviço já vem sendo discutida desde a administração anterior. Uma vez feito isso, o número de funerárias será reduzido, porque a legislação determina uma para cada 30 mil habitantes e hoje o número ultrapassa ao permitido.


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário