<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

Aliados descontentes com a montagem da equipe de transição

A prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania), ao visitar o prefeito Antonio Ceron, também informou o nome da coordenadora de sua equipe de transição. Iara Subtil, que vem a ser nada menos que a nora da médica Cristina Subtil, que também comporá a equipe. Além de ambas, o grupo contará com os advogados Thiago Bettú e Carolina Batista, sua atual assessora; Rosana de Oliveira; a delegada regional Luciana Rodermel e os presidentes dos partidos aliados: Jean Corbelini (PL),  Dilmar Monarin (PSDB) e Márcio Almeida (PRD). O prefeito Antonio Ceron também designou o coordenador da equipe de transição pela prefeitura. Será o vice-prefeito Juliano Polese, nada mais que justo. Aliás, há uma coisa que não pode ser ignorada é o tratamento que Ceron sempre deu ao seu vice do início ao final do mandato. Era esperado que Carmen designasse o vice-prefeito eleito Jair Júnior para a coordenação da equipe de transição. Afinal, durante toda a campanha ela enalteceu sua competência e qualificação. Mas não o fez, e pior, sequer lhe ouviu. Tanto o Podemos quanto o Republicanos só tiveram conhecimento dos nomes que compuseram a equipe quando saíram na mídia; e ficaram insatisfeitos, especialmente o deputado Lucas Neves, que conduziu todas as negociações para a coligação. “Enquanto Marcius colocou o fiel escudeiro, Jean Corbellini, Lucas não emplacou ninguém. Apenas Carol Batista representa o Podemos das nove indicações”, citou uma fonte de dentro do partido. Claramente, esta é a primeira ranhura entre os aliados e poderá ter efeitos colaterais no decorrer da relação e da montagem da equipe administrativa. Creio que o vice terá  espaço na equipe, ocupando uma das pastas, mas é inquestionável a influência da médica e particular amiga Cristina Subtil na futura gestão. Só não fará parte da equipe se assim não o desejar. Se o governador e o secretário da Saúde a mantiverem na direção do Hospital Tereza Ramos é lá que ficará, mas sua nora, certamente, vai ocupar um espaço, provavelmente como secretária da Saúde, já que é desta área (dentista –Cirurgião) e de sua total confiança, tanto que a indicou como coordenadora da transição. Neste primeiro ato como prefeita eleita, Carmen já deixou seu recado aos aliados de como será sua administração.

 

“Se as luzes da prefeitura estiverem acessas às 11 da noite, não se assustem, tem gente trabalhando!”

Prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto, ao informar que ela e sua equipe vão trabalhar em tempo integral

 

Empresas vão patrocinar o projeto da SC-390

A direção da Acil recebeu, semana passada, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper. Na reunião, o vice-presidente da Acil, Anderson de Souza, apresentou um pedido para continuidade na pavimentação da rodovia SC-390, entre o Bodegão e São Joaquim. “O projeto executivo será desenvolvido sob a liderança da Acil, Sindicato Rural, Sindimadeira e Fórum das Entidades, com patrocínio das principais empresas da região, mas é preciso que o governo sinalize o interesse para que se faça esse investimento no desenvolvimento do projeto”, destacou ele. Um dos benefícios da pavimentação deste trecho é o transporte da maçã do sul de São Joaquim para Vacaria (RS), encurtando a viagem em 100 km e desafogando o trânsito na SC-114. O secretário demonstrou seu interesse e se colocou à disposição para uma nova reunião para dar continuidade a esse assunto.

A Acil solicitou ao secretário Comper a continuidade da pavimentação da SC-390

 

Deputados da Serra atuam na reativação de hospital

Na semana passada, o deputado estadual e líder da Bancada da Serra, Mário Motta, recebeu os colegas deputados Lucas Neves, Marcius Machado e Nilso Berlanda, integrantes da Bancada, para junto de lideranças de Bocaina do Sul tratar do projeto que foi contemplado com a emenda de R$ 5 milhões para reativação do Hospital São José, que está fechado há mais de 10 anos. Após reforma e reativação do hospital de Bocaina do Sul, a importante estrutura poderá atender um sonho antigo da população, voltar a atender urgências e emergências médicas e realizar atendimentos psiquiátricos.

Os deputados que designaram os recursos estão acompanhando as obras em Bocaina do Sul

 

Comemoração com os eleitos

O governador Jorginho Mello (PL) reuniu os prefeitos e vices eleitos pela sigla, em um evento na quinta-feira (17) passada, em São José. O evento do PL teve clima de festa. Jorginho não tem escondido as palavras para comemorar os resultados de 6 de outubro, e o encontro desta quinta-feira foi um resumo disto.  O partido, que tinha 28 prefeituras, chegou a 90 na eleição deste ano, um aumento de 62 cadeiras de prefeito. Em percentual, um crescimento de 321%.

Jorginho reuniu os 90 prefeitos eleitos pelo PL na eleição deste ano

 

Horário de verão

O governo federal decidiu não adotar o horário de verão este ano, mas a prefeitura de Bocaina do Sul resolveu instituí-lo por conta própria. A partir da semana que vem, o expediente será das 7h às 13h. Há que questionar o prefeito Duduca se os salários dos comissionados terão também a redução proporcional às horas não trabalhadas? Só assim realmente representaria uma economia, em nome da qual a administração optou pela medida. Será que se tivesse informado durante a campanha que faria isso, teria se reeleito? Entendo que o poder público tem sempre de facilitar a vida do cidadão e disponibilizar os seus serviços de forma que for mais conveniente a ele e não aos gestores.

 

Turismo

Segundo o prefeito eleito de Urubici, Leandro de Souza Corrêa (PSD, o município já foi o maior produtor de hortaliças de SC, tanto que recebeu a denominação de “Capital da Hortaliça”, “mas hoje as propriedades estão fazendo a transição para o turismo”. De fato, todas as propriedades do interior preferiram construir duas a três cabaninhas para viver do turismo. Isso também criou um problema, porque algumas sequer têm estrutura adequada para explorar a propriedade turisticamente e sequer pagam impostos. Certamente Leandro irá regulamentar esta área. O prefeito eleito observa que hoje Urubici já é referência nacional em termos de turismo, mas precisa, urgentemente, melhorar seus acessos. Cita que é necessário terminar as obras da Serra do Corvo Branco e o asfaltamento entre Urubici e Rio Rufino

 

Adequações

Só uma empresa tem 10 adequações protocoladas na prefeitura em decorrência de projetos mal feitos para a pavimentação de ruas. A empresa começa uma obra e vê que o projeto não fecha e precisa ser modificado, alterado e adequado. Com tantas ruas sendo pavimentadas e sem fiscalização, o resultado é este monte de obras paradas por falha da Secretaria de Obras.

 

Valores vultuosos

A vereadora Suzana Duarte entrou com requerimento na Câmara solicitando a convocação do secretário de Obras, João Alberto Duarte, especialmente para que explique sobre as obras não iniciadas e as obras inacabadas. E, ainda, para que fale dos contratos administrativos de valores vultuosos firmados no final de sua gestão. Chamou atenção, sobretudo, este último questionamento. Fala-se em R$ 14,5 milhões na contratação de horas-máquina.

 

Operação Coliseu

Em vista do que ocorreu, na manhã de terça-feira, com a deflagração da Operação Coliseu, o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, solicitou exoneração do cargo. Na tarde do mesmo dia ele entregou o cargo ao prefeito Ceron, sob a alegação de que não deseja atrapalhar as investigações. Outra funcionária da fundação, igualmente envolvida nas possíveis irregularidades apontadas pelo Gaeco, também foi exonerada neste mesmo dia.

 

 


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário