<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

Onze prefeitos da Serra vão tentar a reeleição

Em seis dos 18 municípios da Serra os prefeitos estão concluindo seu segundo mandato e, com certeza, haverá a renovação na prefeitura. Cito ai Giovani Nunes (PL), de São Joaquim; Antônio Ceron (PSD), de Lages; João Cidinei  da Silva (PL), de Anita Garibaldi; Fernanda Córdova (PL), de Palmeira; Tito Freitas (PP), de Capão Alto e Ademilson Conrado (PP), de Cerro Negro. Em 11 dos 12 municípios restantes os atuais prefeitos vão tentar a reeleição. Há apenas a exceção de Bom Retiro, onde o atual prefeito, Albino Padilha (MDB), decidiu por não tentar um segundo mandato. Lá, o MDB aliou-se ao PSD, PP e Podemos, lançando o vereador Fernando Borges Silveira, o Keko (PSD) a prefeito e Sérgio Kreusch da Rosa (PL) a vice. Em Bocaina do Sul, o prefeito Duduca, João Eduardo Della Justina (PSDB) e a vice, Alice Pessoa, tentam a reeleição; assim como Pedro Ostatto (PL) em Bom Jardim da Serra. Em Campo Belo do Sul, a primeira mulher prefeita da história do município, Claudiane Varela Pucci (PP), quer permanecer por mais quatro anos no cargo. Em Otacílio Costa, Fabiano Baldessar (MDB) tem um programa para oito anos de administração. Mas lá, também, o ex-prefeito Tio Ligas – Luiz Carlos Xavier - quer voltar para cumprir um terceiro mandato. O que é curioso, concorre agora pelo PDT, partido que o elegeu para o primeiro mandato. No segundo, ele elegeu-se pelo PSD.  Em Correia Pinto, não apenas o Churiço – Edilson Germiniani dos Santos (PSD) - vai à reeleição, como o ex-prefeito Celso Rogério (PP) quer voltar ao cargo. Em Painel, o atual prefeito Marquinhos – Antônio Marcos Cavalheiro Flores (PL) - vai enfrentar três concorrentes para poder permanecer na cadeira. Em Ponte Alta, a disputa se repete entre o atual prefeito Edson Wolinger (Republicanos) e o mesmo adversário da eleição passada: Amauri Fracaro (PT). Ponte Alta é um dos poucos municípios da Serra em que o PT é bastante forte e já elegeu prefeitos. Mas, Edson o derrotou na eleição de 2020.  No Rio Rufino, Kedo - Erlon Tancredo (PSDB) - e o vice, Volnei de Souza (PSD), vão à reeleição, o mesmo acontecendo com José Dirceu e Leonardo Heinzen (PSDB) em São José do Cerrito. Em Urubici, os partidos de oposição (com exceção apenas do PT que terá candidato próprio) se uniram para eleger Leandro de Souza Corrêa (PSD) para tentar derrubar a atual prefeita, Mariza Costa, do PP. Em Urupema temos uma situação atípica, visto que a prefeita que lá está é Cristiane Pagani Almeida (PL), que era vice do prefeito Evandro Frigo Pereira (PP), que estava em seu segundo mandato, mas renunciou no início deste ano. Cristine pretende agora se eleger prefeita, visto que na eleição anterior foi eleita como vice.

 

“O nosso projeto inédito visa trazer dignidade às famílias que, até hoje, vivem em condições sanitárias insalubres, recorrendo a espaços improvisados, sem qualquer dignidade. Muitas pessoas se preocupam com obras grandiosas, enquanto centenas de catarinenses não têm o básico para viver. Parece uma realidade distante, mas ela existe aqui perto de nós. O recurso está na conta da prefeitura e em breve as obras começam”,

Deputado estadual Lucas Neves (Podemos), ao anunciar a destinação de emenda para a construção de banheiros em casas populares de Otacílio Costa. 

  

Secretaria de Assuntos Comunitários

Elizeu e Gil conhecerem as demandas dos bairros por meio de uma conversa com presidentes da Associações de Moradores. O encontro foi convocado pela União das Associações de Moradores, que tem à frente Gilmar Antunes de Oliveira.  Eles apresentaram suas demandas e Elizeu assinou uma carta de compromisso com a União e garantiu que, se eleito, irá retornar com a Secretaria de Assuntos Comunitários. Esta pasta irá prestar atendimento direto aos representantes dos bairros. Na quarta-feira, além da inauguração do comitê de campanha Casa do Povo, Elizeu e Gil cumpriram agenda também com a gravação de programas eleitorais para o rádio e TV.

Candidatos do MDB/PDC assinaram carta compromisso dos presidentes de associações

 

Carmen registra compromisso em cartório

Para combater rumores sobre sua candidatura à Prefeitura de Lages, Carmen Zanotto,  assinou uma escritura pública declaratória em cartório, garantindo que, se eleita, cumprirá integralmente o mandato de prefeita por, no mínimo, quatro anos. “Aprendi com meu pai que palavra dada tem que ser cumprida. Estou indo além: estou formalizando meu compromisso com a população de Lages em cartório, para acabar de vez com qualquer dúvida ou especulação”, afirmou Carmen Zanotto ao oficializar o documento.

Há rumores de que Carmen deixaria o cargo para concorrer novamente na eleição de 2026

 

Mateada e adesivaço - Uma mateada e o adesivaço de veículos atraiu centenas de pessoas na ensolarada tarde de domingo passado, no ginásio Jones Minosso. Movimentação da campanha da coligação que tem como candidato a prefeito Lio Marin (União Brasil) e a vice Vinicius Borges (Novo).

 

PSD de São Joaquim mudou o candidato

Em São Joaquim, o ex-prefeito José Nérito de Souza desistiu de sua candidatura. O PSD substituiu Nérito pelo seu filho, Letiere de Sá Souza, tendo como vice, Túlio Souza Mattos. O Ministério Público Eleitoral já havia fornecido parecer pela impugnação da candidatura de Nérito pelo seu envolvimento na Operação Bola de Neve, que o tirou da prefeitura no seu mandato anterior.

Letiere e seu vice Túlio Mattos

 

O tempo dos candidatos no rádio e TV

Começou hoje a propaganda eleitoral gratuita do Rádio e TV. A coligação “Avança Lages” da candidata Carmen Zanotto ficou com 03 minutos e 40 segundos, a maior fatia. Em seguida vem a coligação “Para uma nova Lages, diga sim”, do candidato Lio Main, com 03 minutos e 04 segundos. O terceiro maior tempo fica com a coligação “Brasil da Esperança- Fé Brasil”, da candidata Cláudia Bratti. O candidato da coligação “Feliz Lages do povo”, do candidato Elizeu Mattos é o que ficou com o menor tempo: um minuto e 27 segundos. O quinto candidato, Landro Brugnago, do PCO, não tem tempo no rádio e TV por conta da falta de representação no congresso. Por conta do avanço da tecnologia digital e das redes sociais, este tipo de divulgação das candidaturas perdeu importância no contexto da propaganda eleitoral.

 

Curta duração

As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Lages, nas últimas semanas, não estão durando mais do que 25 minutos.  Numa delas, a duração foi de 24 minutos e na pauta constavam apenas duas matérias e ambas ainda da suplente de vereador pelo PP, Katsumi Yamaguchi. Uma tratando da Declaração de Utilidade Pública a Associação Serviço Ecumênico Recriando a Vida – Servida e, outra, da denominação da cancha acústica da praça Joca Neves, que passa a chamar-se Concha Acústica Professor Dedé. Já o vereador Leandro do Amendoim (PL) continua liderando, com larga margem de diferença dos demais, as indicações.

 

Muitos candidatos

Em Painel, são quatro candidatos que vão disputar os 2.600 votos dos eleitores locais. Marquinhos, Antônio Marcos Cavalheiro Flores, que já foi vereador, vice-prefeito e é o atual prefeito, quer permanecer no cargo. Concorre em chapa pura do PL, tendo como vice Tito Pereira. O atual vice-prefeito, José Pedro Melo da Rosa, não repetiu a dobradinha com Marquinhos. Desta vez ele vai compor a chapa do ex-prefeito Flávio Antônio Neto da Silva (MDB). Flávio foi prefeito por dois mandatos e agora quer voltar a ocupar a cadeira de prefeito de Painel. A chapa é pura do MDB, por isso, o atual vice não fechou coligação com o PL de Marquinho. O PT vai disputar com chapa pura, tendo Jaison de Liz Rosa como candidato a prefeito e Tomás Irineu da Luz Pereira de vice.

O PP se coligou com o Podemos formando a coligação “Juntos ao progresso”. Tem como candidato a prefeito Marcio J. Branco de Andrade (PP) e Sirlei Lopes (Podemos) de vice. Em Painel são 35 candidatos a vereador.

 

Bocaina do Sul

Em Bocaina do Sul, a disputa à prefeitura terá três candidatos, sendo que o atual prefeito João Eduardo Della Justina (Duduca), do PSDB, vai à reeleição, tendo como vice Alice Pessoa de Córdova, do União Brasil, atual vice. A coligação leva o nome de “Unidos por Bocaina” e tem ainda, além do PSDB/Cidadania e UB, o PSD. Os outros dois candidatos são: Alex Schumacker da Silva, vereador por dois mandatos (2012/2016), concorre em chapa pura do PDT, tendo Célio Straubel de vice. E João Tadeu Assink (Jaga), do MDB, que tem como vice Lucas Miranda, do PL, na coligação “Nossa Terra, Nossa Gente”. Jaga foi eleito vereador por três mandatos: 2012/2016 e 1020.

 

Otacílio Costa

Em Otacílio Costa o atual prefeito, Fabiano Baldessar (MDB) vai à reeleição , mantendo a chapa com seu atual vice Leonir Ribeiro, que teve de trocar de partido para manter a chapa, já que o PL de Otacílio Costa optou por outra coligação. Agora Leonir está no Cidadania. Na coligação “Acelera Otacílio”, estão o MDB e Cidadania/PSDB.

O PL fechou com o Podemos e o Republicanos para apoiar a candidatura do engenheiro e atual vereador Henrique Costa (PL), tendo como vice Gustavo Matias (Podemos), na coligação “Construindo uma nova história”. O ex-prefeito por dois mandatos, Luiz Carlos Xavier (Tio Ligas), hoje no PDT, fechou a chapa tendo Charles Chaves (PP) como vice. A coligação é: “Otacílio Costa merece mais, muito mais”, tem o PDT,PP, PSD, PT, PCdoB e PV. Em Otacílio Costa, o limite de gastos para a campanha de prefeito é de R$ 23.289,53.

 

São José do Cerrito

Em São José do Cerrito, o atual prefeito José Dirceu da Silva e o vice Leonardo Garcia Heinzen vão à reeleição em chapa pura pelo PSDB, mas firmaram a coligação “Juntos cada vez mais forte”, com o PL, União Brasil e o PSDB/Cidadania.

Mas a disputa à prefeitura tem ainda mais dois candidatos. O PT que é forte neste município montou uma chapa tendo Valdoir de Oliveira e Elaine Sutil Tonietto de vice e o apoio da Federação Brasil da Esperança – PCdoB e PV. O MDB do Cerrito também sai com chapa própria, tendo Tainara Barbosa Raitz como candidata à prefeita e Egon Fucks Medeiros de vice. No Cerrito, são 22 registros de candidatura a vereador.

 

 


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário