<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

Restaram apenas cinco candidatos

"Não posso virar as costas pra Lages no momento mais difícil. Eu tenho certeza absoluta de que podemos fazer um grande trabalho. Estarei cuidando de Lages, no mínimo por quatro anos”, disse a deputada Carmen Zanotto, na noite de segunda-feira, durante a convenção do Cidadania que homologou a chapa Carmen Zanotto e Jair Júnior. Isso significa dizer que, desta vez, vai vencer as eleições e se isso acontecer está disposta a ficar por mais de quatro anos no comando da cidade. Ou não foi isso que ela quis dizer! E o governador Jorginho Mello, mais uma vez, mostrou que está empenhado em sua candidatura ao comparecer na convenção, embora a justificativa para estar em Lages, nesta ocasião, tenha sido uma reunião com os empresários da Acil. O Cidadania contará com o PL, Podemos e o PSDB na aliança.  Tudo leva a crer que a disputa será mesmo entre Carmen, Elizeu e Lio. O candidato do MDB, Elizeu Mattos, surpreendeu ao buscar um empresário, Gil Zappellini (DC) para seu vice, contando ainda com o apoio do PSB. O candidato do União Brasil, Lio Marin, igualmente surpreendeu ao trazer para vice, um nome do partido Novo, Vinicius Borges. Isso causou a revolta de alguns setores deste partido, como do ex-pré-candidato Ricardo Córdova, que se desligou do Novo assim que soube da informação. Esta aliança teve a benção do ex-governador Raimundo Colombo, do PSD. O PP, de Juliano Polese, relutou até o último momento para confirmar esta aliança. Procurou o Cidadania assim como o MDB, mas não encontrou eco dentro destas siglas e teve de dar o braço a torcer e manter a aliança com o PSD e o União Brasil. Sabíamos, desde o início, que Polese não seria candidato, estava apenas testando o PSD, partido pelo qual prestou apoio durante oito anos na esperança que fosse retribuído no final. Dos demais pré-candidatos postos, só restou ainda a candidata do PT, Claudia Bratti que trouxe a empresária Celi Garcia para sua chapa; e Leandro Bragnolo, do PCO. Ricardo Córdova, Polese, Luis Borges ficaram pelo caminho. 

Lio Marin escolheu Vinicius Borges do Novo, como vice, criando reação dentro deste partido e até a desfiliação do ex-pré-candidato Ricardo Córdova


Governador Jorginho Mello veio a Lages para a convenção do Cidadania em apoio à chapa Carmen Zanotto (Cidadania) e Jair Júnior (Podemos) tendo o PL e o PSDB como aliados

 

​Elizeu Mattos (MDB) surpreendeu ao buscar o empresário Gil Zappellini (DC) como vice. Conta ainda com o PSB e o Solidariedade nesta coligação

 

O PT de Claudia Bratti vai de chapa pura nesta disputa tendo a empresária Celi Garcia como vice candidata


Leandro Bragnolo, do PCO, vai concorrer à prefeitura em chapa pura, com Antônio Carlos de vice

 

“Nossa família e nossas empresas já receberam muito de Lages. Chegou a hora de retribuir com Lages. Essa retribuição será eu sendo vice-prefeito, para fazer o elo de ligação entre os nossos empresários locais em sua expansão empresarial e na busca de novos investidores para fixarem seus negócios na cidade. Aceitei ser vice do Elizeu porque pensamos igual em muitas coisas e uma delas é a busca de novas empresas para que se instalem em Lages, aumentando o emprego e renda do lageano”

Empresário Gil Zappellini, durante a convenção que homologou seu nome

 

Solidaridade

O Partido Solidariedade decidiu apoiar a candidatura de Elizeu Mattos do MDB e do seu vice, Gil Zappellini do Partido Democracia Cristã.

 

Candidatos MDB

Os candidatos do MDB a vereador são: Aldori Freitas, Carlos Magno da Cruz Junior, Dalíria Oliveira da Luz Pereira, Fernando Amaral, Gentil da Silva, João Cardoso, João Maria Teles, Marcio Silveira, Jaime Salvador Schimidt, João Wolff da Silva Sobrinho, Valdemir de Oliveira Bachmann, Rita de Cássia Lang, Rosa Maria Oliveira dos Santos, Rosane Aparecida dos Santos, Wagner Alexandre Lima e Katía Aparecida dos Santos Ramos.

 

Candidatos PT

Os candidatos o PT à Câmara de Vereadores: Admis Lopes, Artur Rodrigues, Eva Lemos, Leosemar Alves, Geiser Ramos, Mancilio Carvalho, Margarida Silva, Maria Gervina Santos, Luis Guazelli, Juarez Pereira e Ana Paula Liz.

 

Candidatos do PP

São eles: Álvaro Joinha, Charles Pereira, Ediel Albuquerque , Jean Felipe, Ademar Waltrick, Pelé da Gethal, Josemar Gaúcho, Renatinho Júnior, Sadi dos Panos, Valdivino do Esperinho, Katsumi, Enfermeira Mauren, Silvia Lixo Zero, Ticiana Prestes, Cybele Platt, Denise Loeff e Valdivino do Espetinho.

 

Candidatos do Podemos

São eles: Éder Santos, Edson Pereira, Everson Neves, José Luiz, Kevin Calbusch, Marcão, Marco Bogo, Marcos Beffart, Maurício Batalha, Melvy Júnior, Paulinho Ribeiro, Ana Schirlei, Fabiane Nunes, Luciane Albino, Paulinha da Serra, Adriana e Lu Schambeck.

 

Candidatos do PSD

Agnelo Miranda, Maycon (Déia), Cleuza Melo (Tia Cleuza), Elza Branco, Enio do Vime, Felício, Gerson dos Santos, DJ Hugo, Jean Pierre, Sag. Pacheco, Marcos Quadros, Polaco, Robertinho, Silvana Canônica e Tania Schmitz.

 

Candidatos do PL

Adilson Roza, Dione Gonçalves, Douglas da Silva, Leandro do Amendoim, Marcus Medeiros, Mayckon Pereira, Nixon de Oliveira, Paulo Ribeiro, Sérgio dos Santos, Silvio Moreira, Tiago Correa, Alexandra Antunes, Ana Paula Mendes da Silva, Elaine Alves de Oliveira, Maria Leonina Benthien, Nadir Coelho e Poliana Branco.

 

Cidadania/PSDB

Os candidatos a vereador pela federação Cidadania e PSDB são: Ad Fabrício, Agessander Belezinha, Fabio Lulinha, Marcão do Povo, Matheusinho, Paiva, Pastor Marcelo, Pedro Donizete, Telmo Camargo, Ana Paula Lourenço, Bruna Uncini, Dra. Leila, Elaine Moraes e Suzana Duarte.

 

Exceção

Com exceção apenas dos vereadores Jair Junior que compõe a chapa majoritária e Heron de Souza, todos os demais vereadores, 14 deles, irão à reeleição.

 

De volta

O ex-vice-prefeito e ex-vereador João Cardoso está de volta à cena eleitoral, desta vez concorrendo a vereador pelo MDB. Na eleição de 2016, concorreu pelo PP e ficou como primeiro suplente.

 

Recomendações

O líder comunitário Luis Borges (PRTB) desistiu da candidatura a prefeito de Lages, e disse que não desistiu de seus propósitos, apenas adiou. Deixou uma carta aos demais candidatos fazendo recomendações, dentre elas a redução dos cargos comissionados, redução dos gastos públicos, execução do projeto “Lages sem poeira” e atendimento ao público mais humanizado

 

Articulador

O governador Jorginho Mello é mesmo um bom articulador político. Não foi à toa que ele marcou uma reunião com os empresários na Acil, no mesmo dia, local e horário da convenção do Cidadania/Podemos, quando foi homologado o nome de Carmen Zanotto à prefeita.

 

Propaganda eleitoral 

Até 15 de agosto os partidos podem fazer o registro das candidaturas e a partir de 16 de agosto de 2024, todos os postulantes podem iniciar as campanhas de forma igualitária.  Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.

 

Operação Mensageiro

Uma decisão da desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), Janice Ubialli, mudou o entendimento do próprio órgão em relação aos recursos da operação Mensageiro. Com isto, todos os processos que desceram do segundo grau para o primeiro, porque os prefeitos investigados renunciaram ou perderam os cargos, voltam a ter os recursos julgados pela desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer, relatora inicial do escândalo do lixo no Tribunal.

Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário