<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

Dois fatos marcaram a semana

Dois fatos marcaram esses últimos dias, em pleno período das convenções partidárias. Processo que deverá estar concluído até segunda-feira. O primeiro fato foi a definição do Podemos na indicação do vereador Jair Júnior como vice-candidato na chapa de Carmen Zanotto.  Notícia plantada na mídia, dava conta de que setores do Podemos e do Republicanos estariam repelindo a escolha de Jair. Digo que foi plantada, porque se há rejeição ela só pode vir de alguma ala do Cidadania. Sabemos que dentro deste partido há quem não aceite tal composição, entendendo que o nome de Jair teria rejeição, especialmente no círculo do empresariado, onde Carmen tem grande apoio. Se entenderia que tal composição estaria prejudicando a campanha eleitoral. Sem contar que o “modus operandi” de Jair, mais agressivo, se confronta com o de Carmen, mais conciliador e agregador. Mas isso é algo a ser administrado lá na frente, entendem outros. Independentemente desta tentativa de impedir a composição, não há mais volta nesta aliança feita com as bênçãos do governador Jorginho.  O segundo fato, anunciado no linear desta semana, foi o anúncio do então pré-candidato pelo Novo, Ricardo Córdova, que estaria fora da disputa. Não chegou a ser uma novidade, visto que até antecipamos aqui sua possível desistência.  Ricardo entrou no processo contando com os recursos do Fundão para custear a campanha. Obviamente, se decepcionou já no primeiro contato para tratar do assunto com a direção estadual do partido. Apesar do Fundão ser criado para custear a campanha, sabemos que ele chega apenas para aqueles em que o partido aposta na vitória. O dinheiro é distribuído entre todas as candidaturas do partido no país. Obviamente que não será distribuído igualitariamente porque, se dissiparia entre os inúmeros candidatos espalhados por esse Brasil. Em SC, já se sabia de antemão que o Novo apostará mesmo é na reeleição de Adriano Silva, em Joinville, e de Odair Tramontin, em Blumenau. Assim como o Cidadania investirá seus recursos na candidatura de Carmen, seu nome mais forte no estado.  Mas há ainda outra questão a ser levantada e que se contradiz nestas pretensões de Ricardo: os candidatos do Novo sempre pregaram contra o uso dos recursos do Fundão na campanha, tanto que o candidato a vereador por este partido, na eleição anterior, usou isso como mote na busca dos votos. E agora, justamente isso, tira seu candidato da disputa. 

 

“Há vários abnegados atuando para estruturar o partido aqui em Lages (…). É uma pena. Até mesmo os números da pesquisa encomendada pelo próprio partido foram empolgantes. Daria para crescer e até surpreender”

Empresário da comunicação, Ricardo Córdova, ao se recolher da candidatura a prefeito pelo partido Novo.

 

Governador fechou a coligação

O grupo liderado pelo deputado estadual Lucas Neves (Podemos) decidiu apoiar a pré-candidatura de Carmen Zanotto e indicou o vereador Jair Júnior para a vaga de vice. O convite para essa composição aconteceu numa reunião recente entre o governador Jorginho Mello, Carmen Zanotto, Lucas Neves e a presidente estadual do Podemos, a deputada Paulinha. Além do partido, o Republicanos também se une ao projeto, uma vez que a nominata republicana foi uma construção de Lucas e Jair. “Reunimos os nossos 47 pré-candidatos dos dois partidos, que compõem o nosso grupo, e decidimos de maneira democrática, com a participação de todos. Lages precisa dessa união. Por isso, vamos caminhar juntos na mesma direção, que é eleger Carmen e Jair para a prefeitura”, comentou o parlamentar.

A decisão para o Podemos indicar o vice de Carmen aconteceu com a mediação do governador


Chapa pura - MDB de Painel fez a convenção no sábado 27/07 e homologou os nomes do ex-prefeito Flávio Neto e do atual vice, José Rosa (Juca), para compor a chapa do partido. Concorre com chapa pura.



Primeira convenção - (Foto-legenda) o PDT do município de Bocaina do Sul foi o primeiro a realizar a convenção, na sexta-feira (26). O presidente Alex Schumacher lançou sua candidatura em “chapa pura”, tendo como vice Célio Straubel, efetivo da prefeitura e motorista escolar. “Pois um dos maiores problemas de Bocaina, que noto desde a minha infância, são as oligarquias partidárias e nosso maior comprometimento é dar a voz e a vez ao munícipes, que em sua grande maioria nunca tiveram uma chance verdadeira de contar com uma gestão participativa e do campo popular” , disse Alex. Alex Schumacher é conhecido no município por ser o criador das lixeiras sustentáveis, é formado em Ciências Políticas e tem 40 anos.

Foto: PDT 


As convenções dos partidos em Lages

União Brasil – Dia 03 (sábado), às 14h, na Acil

PSD – Dia 03 (sábado), às 14h, na Acil

MDB – Dia 04 (domingo), às 14h, na Câmara

NOVO- dia 05/08 (Segunda) – 19h, no Galpão Gaúcho

PL – Dia 05 (segunda-feira) , às 19h, na Acil

PP – Dia 05–(segunda-feira) – local a definir

PSDB/Cidadania  e Podemos– Dia 05 (segunda-feira), às 19h, na Acil

Solidariedade – dia 5 (segunda-feira), 19h – Sede do partido

 

Preparação

Os pré-candidatos a prefeito e a vereador do Partido Liberal, na Serra Catarinense, passaram por treinamento oferecido pelo deputado e treinador comportamental Marcius Machado e o treinador Vandoir Machado. O curso aconteceu na manhã de sábado (27), no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages.

 

Em Bom Jardim

Em Bom Jardim da Serra foi formada uma grande coligação para apoiar o pré-candidato à reeleição para prefeito, Pedro Luíz Ostetto, do PL. A coligação é composta pelos partidos PL, MDB e PSDB, que unem suas forças para dar continuidade a gestão de Ostetto. Na liderança dessa aliança, Pedro Luíz Ostetto, do PL, se posiciona como o pré-candidato a prefeito, ao lado de César Nesi, do MDB, que assume a posição de pré-candidato a vice-prefeito.

 

Definições do PL

O PL já decidiu seus candidatos em Painel e Palmeira. Em Painel, o atual prefeito, Antônio Marcos Flores, seguirá na disputa pela prefeitura, com o vice José Salvador. Em Palmeira, o atual vice, Sandro Masselai, será o nome para o executivo municipal, com o vice Ronaldo Vieira de Jesus. Em ambos os municípios, o PL defende chapa pura.

 

Em Correia Pinto

Em Correia Pinto, o MDB, por meio da vereadora Lúcia Ortiz está fechando a dobradinha com Casemiro de Liz do União Brasil. Casemiro já foi vice-prefeito na gestão de Celso Rogério. Os demais candidatos a prefeito são: Celso Rogério Alves Ribeiro (PP) e o atual prefeito Edilson Germiniani (PSD), que vai à reeleição. O PT que já lançou candidatos a prefeito em pleitos anteriores, poderá concorrer com candidatura própria também em Correia Pinto.

 

Primeira vez

Quase 80% dos pré-candidatos a prefeito de cidades com mais de 70 mil habitantes em Santa Catarina querem disputar o cargo pela primeira vez. Ao todo, 109 dos 140 candidatos nas referidas cidades debutam na corrida ao Poder Executivo nas eleições de 2024, o que corresponde a 77%. Em Lages, temos cinco pré-candidatos que estarão disputando o cargo pela primeira vez se seus nomes forem confirmados em convenção. São eles: Lio Marin (UB), Jair Júnior (Podemos), Cláudia Bratti (PT), Luis Borges (PRB) e Leandro Bragnolo (PCO).

 

Mostra cultural

Assistindo o filme “Força do Povo”, agora recuperado, que mostra, entre outras coisas, a realização das Mostras do Campo, vemos que este evento, que acontece há quase 40 anos, em Bocaina do Sul, perdeu completamente seu propósito e motivação. Se foi lançado visando a valorização da cultura do campo, hoje, como todas as festas, só visa o entretenimento, com música e dança e praticamente nada mais. Valeria a pena assistir o filme para tentar resgatar este evento, tão importante para Bocaina do Sul.

 


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário