logo RCN
Esporte

Nilton Wolff

Infraestrutura

Uniplac investe em esporte de alto rendimento

A entidade é pioneira na rede Acafe com a concessão de bolsas de estudo para atletas de alto rendimento e ginásio próprio facilitará os treinos

A partir de junho, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) contará com um ginásio poliesportivo. Além de trazer benefícios para os acadêmicos, o local servirá para a comunidade em geral, por meio de cursos de extensão nas modalidades de voleibol, basquete, handebol e futsal.

O investimento na obra se aproxima a R$ 1 milhão, segundo o gerente de controladoria da Uniplac, Rafael Magnabosco. A construção iniciou em dezembro de 2019 e contou com recursos da própria universidade. "Foram contratadas empresas diferentes de acordo com as atividades necessárias. Atualmente, está sendo feita a parte elétrica do local", explica ele.

Este ano, o curso de Educação Física da Uniplac completa 25 anos e terá o ginásio poliesportivo como uma das conquistas. "Nosso sonho futuro é ter uma piscina dentro da Uniplac ou nas proximidades. E temos muitas ideias para o futuro, mas, por enquanto, nosso sentimento é de gratidão", fala a coordenadora do curso, Andréia Munalli Pereira Borssatto.

Segundo o reitor, Kaio Amarante, o ginásio é uma demanda de longo tempo e, sem espaço próprio, os alunos tiveram de contar com parcerias de locais externos para atividades práticas. "Com o ginásio, a Uniplac volta a investir fortemente no esporte de alto rendimento. Teremos nosso próprio local para aulas práticas e outros projetos, como Leoas da Serra, basquete masculino e feminino, handebol, futsal masculino. A ideia é criar um ginásio de treinamento e, somado a isso, uma nova linha de estágio dentro da fisioterapia esportiva", afirma.


Bolsa Atleta

A Uniplac é pioneira na rede de Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) em Santa Catarina com a concessão de bolsas de estudo para atletas de alto rendimento, a "Bolsa Atleta", que abrange atletas de esportes coletivos e individuais como xadrez, natação, ciclistas entre outros.

A conclusão da obra é muito aguardada pelos alunos do curso de Educação Física que, até então, realizam aulas práticas no ginásio do colégio Cedup. "Com o ginásio à disposição, o curso poderá realizar suas aulas práticas, eventos e campeonatos internos, todos dentro da universidade, o que sempre foi um sonho de todos os alunos e professores", avalia o acadêmico Igor Lima.

Segundo o reitor, todos poderão usufruir do ginásio, pois o esporte é um viés para novas possibilidades de ensino. "O ginásio estará disponível para todos, claro que, com agendamento. A Uniplac entende que seu papel é um papel de desenvolvimento regional como universidade comunitária, e não tem como a gente pensar em desenvolvimento sem esse viés esportivo", conclui Kaio.

Por Fernanda Coroski, Gabriela Branco, Larissa Goulart e Marcela Ramos


Foto: Nilton Wolff / Lages Online


Inusitado

Leoas da Serra treinam diante de espectadores em Lages

Na manhã de terça-feira (20), Amandinha e companhia treinaram em uma situação não vista há muito tempo no futsal feminino mundial, na presença de centenas de espectadores. Em tempos de pandemia, a presença do público está proibida, mas existe uma explicação lógica para o fato.

O Ginásio Jones Minosso está à disposição dos profissionais de Saúde de Lages para a vacinação de idosos a partir de 63 anos, para a 1ª dose para profissionais da saúde, acima dos 18 anos dos grupos elencados e aplicação da 2ª dose da CoronaVac em quem recebeu a 1ª dose há mais de 21 dias. Também estão sendo vacinados no local acadêmicos da área da saúde, que estejam fazendo estágio curricular em hospitais, unidades de saúde e clínicas.

Foram essas pessoas, que enquanto aguardavam na fila para serem vacinadas, acompanharam o treino das jogadoras do melhor time de futsal do feminino do mundo.

Uma das disputas previstas para este ano é a Taça Brasil Sicredi de Futsal Feminino, que está marcada para o período de 22 a 28 de Agosto, na cidade de Pato Branco PR, tendo como sede a Associação Patobranquense de Futsal Feminino.


Enquanto aguardam a vez de serem vacinadas, as pessoas acompanham os treinos

Foto: Nilton Wolff


Catarinense

Criciúma é rebaixado C e vai disputar Série B

Tivemos algumas surpresas históricas na rodada do estadual de SC. A Chapecoense goleou o Metropolitano e, com isso, o time blumenauense caiu novamente para a Série B do estadual.

O Brusque derrotou o Próspera por 3 a 1 e garantiu a segunda colocação, mas o time treinado pelo ex-atleta Paulo Baier conseguiu a classificação em sexto lugar.

O Marcílio Dias não saiu do empate em 0 x 0 com o Figueirense, no Scarpelli, e ficou na quinta colocação

O Hercílio Luz ganhou do Joinville por 4 a 3, ambos se classificaram, mas o resultado tirou o Figueirense da competição deste ano. O Juventus se classificou ao derrotar o Concórdia por 2x1. E o Criciúma? O Campeão da Copa do Brasil de 91 foi rebaixado para a série B do Catarinense em 2022. O Avaí venceu o Tigre por 1x0 em Criciúma.


Nilton Wolff Anterior

Nilton Wolff

Nilton Wolff Próximo

Nilton Wolff

Deixe seu comentário