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Economia

Mauro Maciel

Estratégias para fortalecer um gigante

Estratégias de promoção de vendas ao setor público, incluindo merenda escolar, alimentação nas penitenciárias e para a área de defesa, estão entre as prioridades estabelecidas pela Câmara da Indústria de Alimentos e Bebidas da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em reunião on-line nesta terça (19). O colegiado também discutiu a possibilidade de criação de um selo de produto catarinense.

Os integrantes da câmara identificaram que há possibilidade de aumentar a competitividade do setor nas compras públicas. Para isso, constatam a importância de definição dos itens que compõem a merenda escolar e os padrões descritivos dos editais.

Em Santa Catarina, o segmento é o segundo no PIB industrial e o segundo maior empregador, com cerca de 141,2 mil postos de trabalho, depois de um saldo positivo de 4,4 mil oportunidades geradas em 2021. As 4,1 mil indústrias existentes representam 7,8% do total nacional e colocam o estado como o 5º maior do setor no país. Produtos de alimentos e bebidas representam o maior segmento de exportação da indústria de Santa Catarina e o sétimo item da pauta de importação do estado, alcançando, em 2021, saldo positivo de 1,7 bilhões de dólares na balança comercial.

Na Serra Catarinense não é diferente. O setor abrange indústrias que processam frutas, principalmente maçãs, uma unidade da Ambev, a Vossko e a Seara, instalada às margens da BR-116 em Lages. São empresas que além de responderem por milhares de empregos diretos geram grande parte dos impostos recebidos pelos municípios.


Foto: Fiesc


"Precisamos pensar em formas de aumentar a presença e a importância do produto alimentar de Santa Catarina nas redes de varejo e, consequentemente, aumentar o conhecimento da indústria sobre hábitos e comportamentos do consumidor catarinense."

Micheli Poli Silva, presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria de Alimentos e Bebidas da Fiesc


Mudou o perfil_ Depois de dois anos sem o evento, vários pontos de venda foram instalados nas imediações do Morro da Cruz na Sexta-feira Santa. Também estive no local e observei que foram poucas as pessoas que compraram água e refrigerante, a maioria veio a pé e já trouxe consigo uma garrafinha de água. As vendas de doces foram ainda menores. Ao que parece, esse tipo de alimento já não chama tanto a atenção nem entre as crianças.


Mudou o perfil 2_ Não sou especialista, mas existe uma forte tendência para as pessoas levarem uma vida mais saudável, com a prática de caminhadas e outros exercícios. Esse meio de vida também interfere no que é servido às crianças. Basta abrir a internet e ver a quantidade de dicas sobre como reduzir a ingestão de doces. É algo que precisa ser observado por comerciantes que exploram esses eventos.


Combustível_ O barril do petróleo fechou a quarta-feira a US$ 107, com tendência de queda de 0,3%. A guerra entre Rússia e Ucrânia fez os preços dispararem, chegou a US$ 130 mas agora reduziu. O problema é que, no Brasil, o valor da gasolina e do diesel só acompanhou a alta e não teve a influência da acomodação do mercado. Gasolina comum a R$ 7,34 é muito cara e torna a vida de todos mais difícil em função do efeito cascata que exerce.


Agiliza_ Elevar a produtividade de micro e pequenas indústrias catarinenses é a intenção do Programa Agiliza, uma parceria Sebrae/SC e Senai/SC. A proposta disponibilizará 16 mil horas de capacitação que beneficiará 800 empresas de todas as regiões do Estado. O programa será totalmente subsidiado pelo Sebrae/SC e operado pelo Senai/SC.


Agiliza 2_ O público-alvo prioritário são micro e pequenas empresas catarinenses dos setores de alimentos e bebidas, cerâmica, madeira e mobiliário, metalmecânica e têxtil. O objetivo da iniciativa é aumentar em 15% a produtividade em um setor de impacto da empresa. O programa disponibilizará técnicas e ferramentas de gestão que quando aplicadas tem um bom impacto dentro das empresas. Cada participante terá 20 horas de qualificação, sendo 12 horas presenciais na empresa e 8 horas coletivas e remotas, durante dois meses de duração.


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