logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Energia, desafio a ser superado

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) promoveu, terça-feira, reunião conjunta das câmaras de Smart Cities (cidades inteligentes) e Assuntos de Energia. O evento abriu a programação do quarto Congresso Internacional de Mobilidade (Mobisul). Veículos elétricos do Senai e da WEG estavam no evento, que discutiu também soluções para a geração de energia solar.

A discussão é muito oportuna, já que encontrar soluções energéticas é um grande desafio para a humanidade. No Brasil e em vários países, o custo dos combustíveis é muito alto, mas o valor dos carros elétricos ou híbridos ainda é elevado em relação aos comuns, restringindo muito a aquisição por grande parte da população. Em breve, Santa Catarina caminha para apresentar uma solução viável de transporte.

A energia solar também está cada vez mais difundida, o que é muito bom, já que o sistema nacional é refém das hidrelétricas. O consumidor arcará, em 2022, com deficit de R$ 30,2 bilhões da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). A estimativa foi aprovada terça-feira (26) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pode resultar em impacto médio de 3,39% na conta de luz dos consumidores de todo o país. É que falta água em vários reservatórios e, para manter o fornecimento de energia, o governo compra eletricidade de termelétricas a diesel e carvão com um custo bem mais alto.


"A Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) reúne nove subsídios para consumidores de baixa renda, rurais, produtores que utilizam fontes renováveis, distribuidoras de pequeno porte e cooperativas de eletrificação e produtores de carvão mineral. O déficit do fundo é repassado aos consumidores."

Explicação da Aneel, afirmando que para que alguns paguem menos, muitos pagam mais


Combustíveis e energia elétrica pesam no bolso do brasileiro 

Foto: Poder 360 / Divulgação


Pronaf_ A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) considera positiva a autorização da concessão de rebate (desconto) de 35,2% sobre o valor das parcelas das operações de crédito rural contratadas no âmbito do Pronaf. A medida auxilia os produtores rurais prejudicados por seca ou estiagem e inclui Santa Catarina entre os Estados beneficiados.


Pedido_ Para a entidade, a iniciativa será fundamental neste momento que muitos produtores sofrem as consequências desse fenômeno ambiental que atingiu fortemente toda a região Sul e o Mato Grosso do Sul, no entanto, manifesta ao Governo Federal pedido de apoio aos produtores não enquadrados no Pronaf.


Há vagas_ O Poder Judiciário de Santa Catarina prepara mais um concurso público de ingresso, por provimento e remoção, na atividade notarial e de registro do Estado. O edital será publicado ainda neste ano, com listagem de serventias vagas fornecida pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ). Na última quarta-feira (20), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina aprovou a comissão para esse concurso.


Palmeira_ Na quarta-feira, dia 27, através do Programa Cidade Empreendedora aconteceu uma oficina sobre marketing e vendas, em Palmeira. O evento fez parte de uma demanda sugerida pelos gestores do município. Para tanto, o Sebrae trouxe o consultor José Renato da Silva, de Florianópolis.Na terça-feira, ele esteve em Otacílio Costa, junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde falou sobre atendimento e vendas.


São Joaquim_ A Celesc entregou ontem a nova Loja de Atendimento ao Cliente em São Joaquim. A estrutura passou por grande reforma para atender clientes da cidade e também da região, como Bom Jardim da Serra, Urupema, Painel, Urubici, Rio Rufino e Bom Retiro. O local concentra as atividades técnicas, comerciais e de atendimento presencial da empresa.


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário