logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Lages caminha para o recorde

Este ano, em apenas cinco meses, o município de Lages gerou 1.289 novos postos de trabalho. Os números foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged). Seguindo essa tendência, Lages pode bater o recorde anual na geração de empregos formais (com carteira assinada).

Em maio, foram 310 empregos e, mais uma vez, com 167 vagas, o setor da Indústria foi o que mais contribuiu. O único saldo negativo foi do Comércio, com menos quatro vagas. No mês, Santa Catarina gerou 7.416 novas vagas e o Brasil, 277.018. Nos últimos 12 meses, nosso país já criou quase dois milhões de vagas de empregos, ou precisamente 1.960.960 postos de trabalho com carteira assinada.

Na avaliação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Mondadori, o Joinha, o número de pessoas no mercado formal é bem maior, já que o Caged não contabiliza a abertura das Microempresas Individuais, as MEIs. "São pessoas que deixaram seus trabalhos e montam empresas. Não ficam na informalidade," explica.

Joinha está entusiasmado com os resultados, mas demonstra preocupação em relação ao futuro. Ele teme pelos efeitos da guerra Rússia/Ucrânia na economia e também da eleição. Diante das incertezas em relação aos resultados que serão apontados pelas urnas, muitos empresários estão segurando investimentos, principalmente na Construção Civil. São centenas de postos de trabalho que deixam de ser gerados.


Com 167 novos postos, a Indústria foi o destaque de maio em Lages


"O governo quer acabar com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tributo que desindustrializou o País. Vamos continuar reduzindo, ir para zero."

Paulo Guedes, ministro da Economia, falando de incentivos para a produção industrial


Excelência_ A 7ª edição da Revista Excelência, do empresário Paulo Sobrado, foi lançada na noite de terça-feira em evento no Cerro Azul Hotel Fazenda, em Capão Alto. Nos discursos, ficou claro que a Serra Catarinense passa por uma ótima fase quando o assunto é turismo. São muitas as ferramentas turísticas, incluindo-se as vinícolas, que estão atraindo cada vez mais pessoas para a região mais alta de Santa Catarina. É um caminho sem volta, mas que precisa ser trilhado de forma integrada e conjunta entre todos os municípios.


Gratuitos_ A partir do dia 4 de julho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), oferecerá aproximadamente 40 cursos gratuitos na Serra Catarinense. A programação foi divulgada na última semana e, em todo o Estado, contempla 446 capacitações promovidas em parceria com os Sindicatos Rurais. A programação está disponível no site http://www2.senar.com.br/Evento.


Israel_ Com um território reduzido, extremamente árido e localizado próximo a países com quem tem relações pouco amistosas, Israel apostou todas as suas fichas em meios para garantir sua sobrevivência como nação, que se constitui há 74 anos. Investiu fortemente em defesa e pesquisas tecnológicas que o levaram a despontar em soluções para segurança, saúde e mobilidade. Essa realidade resolveu os problemas internos e fez do país um exportador de inovações e produtos tecnológicos.


Israel 2_ O país está à frente de muitos outros quando o assunto é ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Por este motivo, foi selecionado para a 25ª edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação da CNI. A atividade, realizada de 12 a 16 de junho, envolveu mais de 40 empresários, gestores de empresas e pesquisadores, entre os quais representantes das catarinenses Nugali, Nanovetores, Weg e de outras seis vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação, realizado pela CNI e o Sebrae.


Startups_ Com o objetivo de alavancar startups catarinenses com soluções tecnológicas inovadoras, o Sebrae/SC lançou a incubadora GovTech SebraeHub. O Programa de Incubação apoiará startups que desejam iniciar sua jornada de crescimento, desde a fase de validação até a fase de escala, de forma não residente. As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas até 3 de julho pelo link http://sebrae.sc/miditec-sebraehub


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário