<
logo RCN
Contemporânea

Débora Bombílio

Pura Emoção!?

Essa imagem que estou dividindo com vocês hoje, resume minha GRATIDÃO em participar de mais uma edição do concurso que elegeu a nova realeza do trono do pinhão. Um belo evento eternizado pelo show das torcidas que lotaram o Mercado Público. Pelo espetáculo e alegria contagiante dos nossos músicos Victor Al Colombo e Paulinho Guazzelli. Pela organização impecável do time da Fundação Cultural de Lages. E pela presença marcante e linda das nossas 22 candidatas. Que venha a nossa 32ª Festa Nacional do Pinhão. Será sem dúvidas uma edição histórica!



Três Perguntas com Elusa Camargo

Estamos em pleno Abril Azul, mês alusivo às causas das pessoas com autismo, e hoje nossa entrevista é com Elusa Camargo, coordenadora do CER II - Centro Especializado em Reabilitação da Uniplac, que desde 2016 desenvolve um trabalho multidisciplinar de excelência para toda a região da Amures. Elusa é pedagoga com especialização em psicopedagogia e mestrado em educação. Vamos lá para essa conversa tão essencial.


1- Em que consiste o trabalho com os autistas do Centro Especializado em Reabilitação da Uniplac?

Nosso trabalho com autistas envolve, desde 2016, uma equipe multidisciplinar: fisioterapia,terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, musicoterapia e psicopedagogia.

2- Como funciona esse trabalho multidisciplinar e quantos atendimentos são realizados?

Os pacientes com autismo devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa e solicitar que seja encaminhado o pedido via "Sistema Nacional de Regulação" - Sisreg - ao CER II da Uniplac. Deste modo, assim que os dados forem inseridos no sistema é só aguardar ser chamado. Nossos atendimentos abrangem autistas leves e moderados de até 14 anos. Atualmente, estamos com 42 pacientes autistas, abrangendo toda a região da Amures. As atividades multidisciplinares desenvolvidas dependem de cada caso, mas eles terão obrigatoriamente atendimento com dois ou mais profissionais, além de participação em grupos de estimulação e socialização.

3- Qual a dinâmica do trabalho desenvolvido e a importância dele para a comunidade? E deixe também sua mensagem sobre esse tema tão essencial.

É um trabalho de acolhida das famílias e com foco no desenvolvimento do paciente. Nosso trabalho é pelo SUS, pautado no desenvolvimento de atividades planejadas pela equipe do CER II, a qual é capacitada para esse tipo de atendimento. Atualmente, temos notado mais crianças com laudo de TEA - Transtorno do Espectro Autista - sem nenhum acompanhamento terapêutico. Isso nos preocupa, porque lá na frente haverá implicações no atraso do desenvolvimento desses pacientes. Nós no CER II procuramos, dentro da capacidade da equipe, atender o máximo possível de pacientes. Porque quanto mais precoce for esse atendimento, melhor o resultado. Para mim é motivo de muito orgulho poder fazer parte de uma equipe como a nossa que demonstra em cada atendimento o comprometimento com o paciente, sempre buscando o melhor e as melhores atividades a serem desenvolvidas com eles, na busca incessante de sua autonomia para desenvolver suas habilidades. Sei que fazemos a diferença em nossa comunidade, como também na vida das pessoas com autismo. Seja na sua casa, na sua família ou nos meios sociais em que estão inseridas é muito gratificante, através da nossa luta diária auxiliar no rompimento das barreiras do preconceito. O CER II é um lugar especial para eles...Mas é preciso lembrar todos os dias de que lugar de autista., é em TODO LUGAR. Essa é uma luta nossa e da Uniplac, junto da comunidade da Serra Catarinense, desde 2016.




Foi na maior vibe que a equipe da Rádio RC7 festejou o aniversário da

"multitalentosa" Ana Armiliato. Parabéns Aninha!


Toda a elegância de Lourdes Damião, Beatriz Bleyer Rodrigues, Aline Lima

Damião e Valéria Maciel durante o evento da Confraria Women, que

movimentou o restaurante Bistrô e toda a mulherada empreendedora e

de atitude de Lages


Eis a nossa realeza da 32ª Festa Nacional do Pinhão

O nosso maior evento de Lages retornou em alto estilo com o seu tradicional concurso de escolha da rainha e princesas da 32ª Festa Nacional do Pinhão. E aqui estão elas: A rainha Raíssa Freitas Wiggers tem 18 anos, é moradora do Bairro Universitário e iniciou recentemente o curso superior de Odontologia. A primeira princesa, Natalia Ribeiro Heineck, 22 anos, é moradora do Bairro Santa Catarina e está cursando o 9º semestre de Engenharia Química e a segunda princesa, Caroline de Lima tem 26 anos, é moradora do Bairro Vila Mariza, professora de dança e aluna do 5º semestre do curso de Educação Física. Um trio lindo e harmonioso de mulheres inteligentes e que alcançaram um sonho, e agora vão fazer Lages ter orgulho delas. Nesta foto, nossa realeza foi clicada pelo fotógrafo Hans Peter, um eterno incentivador deste concurso e que realiza a cada edição o seu tradicional ensaio real.



A Gralha de Ouro voou para a Festa do Pinhão

Durante a 2º Estação Turismo, realizada no último final de semana, aconteceu mais uma edição do Prêmio Gralha de Ouro de Excelência no Turismo da Serra Catarinense. Na categoria "Melhor Evento", a lageana Festa Nacional do Pinhão concorreu com a Vindima de Altitude e a Festa Nacional da Maçã, ficando com a premiação. "Esse troféu representa o reconhecimento pelo trabalho realizado e por tudo o que representa a Festa do Pinhão", destacou o vice-prefeito de Lages, Juliano Polese, e o superintendente da Fundação Cultural, Gilberto Ronconi, que contabiliza em seu currículo a organização de 15 festas. E vamos lá para mais uma! De 10 a 19 de junho, Lages vira Festa!



"Ninguém é uma coisa só, nós todos somos muitos".

Luis Fernando Veríssimo


Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim?

Não sei o que o "Coelhinho" vai trazer nesta Páscoa. O que sei é que hoje quero desejar para todas e todos que me leem uma Feliz Páscoa! Nesta data celebramos a renovação da vida e da esperança em dias melhores. Assuntos que adoro trazer em todos os finais de semana, pois acredito que sempre é tempo de recomeçar. Ao longo da vida entendi que as coisas costumam acontecer quando a gente sai da nossa zona de conforto. É isso que gera a evolução e esse é o motivo para continuar. Assim, a minha motivação é buscar a evolução e ser melhor do que fui ontem. Isso faz com que eu aprenda com meus erros e ajuda a me abrir para as pessoas (ou situações) que têm algo para me ensinar. Tudo isso causa mudanças. E as mudanças causam recomeços. E recomeços são Páscoa na nossa vida. Mude! Tenha coragem! Porque mudar é perceber que o tempo de um desejo já chegou, que ele agora pode ser realizado. E é preciso ter coragem, sim, para assumir nossos desejos. Então recomece, com coragem. Construa a nova história que está pedindo para nascer. Olhe para cima, há luz. Respire fundo, renasça? Abrace a Páscoa da sua vida!


Quem não comprou não compra mais!

Agora é oficial. Todos os ingressos do Rock in Rio 2022 estão esgotados. A organização do festival anunciou nesta terça-feira (12), que não há mais entradas para nenhum dos sete dias do evento, que acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro na Cidade do Rock, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.


Alerta TikTok!

O TikTok, plataforma lançada na China em 2016, tem hoje uma média mensal de 1 bilhão de usuários, sendo a sexta entre as redes sociais mais populares. O Brasil, como sempre nesse âmbito, contribui com 74,1 milhões de pessoas viciadas na ferramenta, em terceiro lugar no ranking planetário, atrás apenas de Estados Unidos e Indonésia. O modo impressionante como o aplicativo, aparentemente inocente, se espalhou, especialmente entre os mais jovens, acendeu um sinal de alerta internacional. Seria um cavalo de Troia chinês para coletar dados e usá-los a favor do regime de Pequim? Embora representantes da Byte Dance jurem não abrir a caixa de Pandora, há informações que os contradizem. Um levantamento da agência URL Genius mostra que o aplicativo compartilha arquivos com treze outras empresas em média. Sinistro!


Débora Bombílio Anterior

Débora Bombílio

Débora Bombílio Próximo

Débora Bombílio

Deixe seu comentário