<
logo RCN
Contemporânea

Débora Bombílio

m aí a 1ª edição da Corrida dos Vinhedos Villa Francioni!

A 1ª edição da Corrida dos Vinhedos Villa Francioni será realizada em 19 de março, com largada prevista para às 8h30 e terá as modalidades feminina e masculina de 5 km e 10 km. As inscrições podem ser feitas até 14 de março ou até esgotarem, já que são limitadas a 500 unidades. De acordo com a organização - RSF Pró Eventos – já há inscritos de várias partes do Brasil, inclusive das regiões Norte e Nordeste. “O principal objetivo da corrida é incentivar a prática de hábitos saudáveis, como a caminhada ou corrida junto à natureza, permeando os vinhedos da vinícola”, convida a presidente do Conselho da Villa Francioni, Daniela Freitas. O edital com todas as informações (e inscrição) está disponível neste link.


Uniplac de olho no futuro e bem-estar da Serra Catarinense

Foi olhando para o céu, através da presença de um imenso balão, e para o futuro dos seus estudantes que a Uniplac iniciou o ano letivo de 2023. “Esse balão representa bem isso, nosso olhar sempre adiante, sempre além, tanto para nossos alunos como para a região serrana”, comentou o reitor Kaio Amarante, que estava recepcionando os acadêmicos.


Segundo o reitor, a universidade vem cumprindo seu papel de instituição comunitária oferecendo ensino e formação de qualidade aos seus estudantes, além de ser atuante na Serra Catarinense, como vetor de desenvolvimento regional, e na prestação de serviço para a população. “Um grande exemplo é o nosso Centro Especializado e Reabilitação – (CER II), que em 2022 teve um total de 37.789 procedimentos, com pacientes de todos os municípios da região da Amures. Para 2023, vamos seguir assim, ampliando serviços e atendimentos em todas as áreas, sem jamais perder o foco na formação integral dos nossos estudantes, futuros profissionais”, afirmou o reitor, juntamente dos seus pró-reitores, Lilia Kanan e Alexandre Tripoli Venção.

 

Todo o orgulho de Karina Magno, diretora do Serlab, pela formatura do Murilo Macedo Lopes, no curso de Biomedicina da Uniplac


Festa da Paçoca à vista

Após 7 anos sem festa, o município de Capão Alto escolherá neste sábado, 11 de fevereiro, a partir das 20h, no Ginásio de Esportes da Escola de Educação Básica Emiliano Ramos, a rainha e princesas da 11ª Festa da Paçoca. O evento que definirá as soberanas do ano de 2023 da Festa da Paçoca, será apresentado pelo comunicador lageano Kako Martins. As escolhidas participarão da divulgação da festa do município, juntamente com o prefeito Tito Pereira Freitas. As seis lindas jovens: Alaine Cordova Moreira, Andressa Aparecida Trindade Cordova, Camile Letícia Rogério de Jesus, Maria Eduarda da Rosa Costa, Saiure Claudiano Lopes e Vitória Aparecida Rosa Schneider, estão muito bem preparadas por Neusi Neves, responsável pelo treinamento de passarela para o concurso.

Você conhece Capão Alto?

Como estamos felizes pela retomada dos eventos regionais da Serra Catarinense. Estas festas movimentam a economia, valorizam nossa cultura e trazem alegria para os municípios. Quantos de nós sabe sobre a história de Capão Alto? Colonizado por italianos e turcos, esse pedacinho lindo da nossa Serra só começou a ser povoado por volta de 1899, quando as primeiras famílias de imigrantes vieram do Rio Grande do Sul, no mesmo período em que bandeirantes paulistas, “gaúchos” e lagunenses começaram se instalar na região. Os novos moradores uniram-se aos nativos, de origem indígena chamados de bugres.

Capão Alto era local de apoio às rotas de tropeiros que levavam tropas ao litoral ou para o sul. A cidade foi surgindo ao redor de uma capela transferida do antigo distrito de Campo Belo do Sul e cresceu por despertar interesse para atividades econômicas como a agropecuária e extração de madeira.

Por muitos anos, o distrito de Capão Alto foi o maior de Lages. Só em 29 de setembro de 1994, a lei estadual número 9.697, concedeu a emancipação política ao município.

No turismo, Capão Alto se caracteriza pela sua vasta área rural, guardando em seu território antigas fazendas, além de forte tradição no artesanato de lãs e couros. O município conserva traços religiosos históricos, como a “Cerimônia da Recomenda das Almas” (celebrada na Semana Santa). Dono de uma rica bacia hidrográfica, o lugar é ideal para atividades como a pesca, piscicultura e prática de esportes aquáticos.

O nome Capão Alto vem da sua posição geográfica: uma grande colina coberta por um capão (mata fechada, densa), que podia ser vista de longa distância pelos viajantes. E é isso que se quer. Que a retomada da Festa da Paçoca faça com que Capão Alto, e toda a Serra Catarinense, seja visto do alto, à distância, por todos os viajantes que por essas paragens passarem.

Como uma verdadeira viajante entusiasmada pela nossa região, estarei presente no dia do concurso e desejo desde já boa sorte às candidatas, e sucesso ao prefeito Tito e toda comissão organizadora da Festa da Paçoca nesta retomada deste grande evento serrano. 

Foi com grande alegria que Áureo dos Santos e Diane Cagol festejaram os 15 anos da filha Betânia. A aniversariante estava uma verdadeira princesa, com modelo exclusivo da estilista lageana Lourdes Damião, do Scarlett Atelier

  

Augusto Camargo e Fernanda fotografia

Foi dos mais lindos o casamento de Sabrina Arruda de Sousa e Lucas Schuvartz de Liz, realizado na Fazenda São João, município de Painel. Quem assinou a maravilhosa produção da noiva foi a equipe do Salão Sandro Damião

 

 

“Gosto de pensar assim: se a gente faz o que manda o coração, lá na frente, tudo se explica. Por isso, faço a minha sorte. Sou fiel ao que sinto”.

Fernanda Mello 


Débora Bombílio Anterior

Débora Bombílio

Débora Bombílio Próximo

Débora Bombílio

Deixe seu comentário