<
logo RCN
Contemporânea

Débora Bombílio

Uniplac recebe encontro da Campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”

A Uniplac, representada pelo Gecal - Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação e Cidadania na América Latina, liderado pela professora Mareli Eliane Graupe, recebeu na tarde desta terça-feira (06), um dos encontros dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha anual e internacional liderada pelo Grupo Soroptimistas de Lages. “Essa campanha foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas”, conta Maria Waltair, coordenadora Nacional do Programa Soroptimista "Combate à Violência e Tráfico de Mulheres e Meninas".

Além do Grupo Soroptimistas, o encontro que reuniu as técnicas administrativas da instituição contou, também, com a participação da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Lages, composta pela procuradora, vereadora Suzana Duarte; procuradora adjunta, vereadora Elaine Moraes e membro, vereadora Katsumi Yamaguchi. “A principal proposta da procuradoria é promover momentos de conversa a respeito da violência contra meninas e mulheres, a fim de conscientizar sobre a não violência e oferecer suporte para os encaminhamentos de denúncia”, explica a vereadora Suzana. “Quanto mais falamos sobre o assunto, mais forte a rede de atendimento se torna e menos vulneráveis ficam as mulheres. Ainda que seja um tabu, é preciso falar sobre violência, é preciso combater a violência e momentos como esse são essenciais”, ressalta a vereadora Katsumi.

“A campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” é realizada por meio de diversas atividades como oficinas, debates e mobilizações com objetivo de chamar a atenção da sociedade para esta realidade e cobrar dos órgãos responsáveis a adoção de políticas públicas efetivas, nas mais diversas áreas como saúde e segurança, que possam promover maior proteção e acolhimento das vítimas. Esse encontro aqui na Uniplac foi mais uma etapa fundamental para que levemos adiante essa luta de todas de nós”, destaca a professora Mareli.


Sobre o documentário “Canhão da Serra”

O ano é 1966, final do campeonato estadual, do ano anterior. O lendário time Metropol de Criciúma, cinco vezes campeão estadual, enfrenta o Inter de Lages. Contrariando todas as expectativas e estatísticas, o Leão Baio vence por 2 a 1 e conquista seu primeiro e único título da primeira divisão do futebol catarinense. Isso aconteceu graças a uma equipe entrosada, mas principalmente pelo responsável pelos gols; Anacleto. Há mais de 50 anos, essa vitória significou um marco na história do futebol lageano, assim como a trajetória, daquele que ficou conhecido como Canhão da Serra.

Agora, uma parceria da Uniplac, por intermédio do Curso de Jornalismo, e a equipe do Futebol & Cia, resultou em uma homenagem a Anacleto Oliboni, através do documentário “Canhão da Serra”, lançado oficialmente do documentário na quinta-feira (08). “É com extrema alegria que participamos desta homenagem ao Anacleto, um símbolo da principal conquista do futebol lageano”, comenta o presidente do Futebol & Cia, José Luís Macedo da Silva.

O reitor da Uniplac, Kaio Henrique Amarante, lembra que a universidade está sempre aberta a participar de ações que visam resgatar a história da Serra Catarinense e, poder homenagear alguém em vida é o ideal. “Somos e sempre seremos parceiros de iniciativas como a de produção deste documentário, que ao mesmo tempo resgata a história do nosso futebol e presta uma homenagem em vida ao Anacleto”, diz o reitor. O documentário foi produzido pelos acadêmicos de Jornalismo, Lucas Daniel Rosa Reichert, Rafael Araldi e Reginaldo Heine. 

Todo amor do mundo da vovó Ivana Moreira pelo seu príncipe Ivan

 

Reconhecimento

O Banco da Família recebeu o Certificado de Responsabilidade Social 2022 da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. A entrega aconteceu durante a 12ª edição do Prêmio Responsabilidade Social, realizada na noite da última terça-feira, em Florianópolis. A conselheira Sueli Feldhaus representou a instituição de Lages, que com outras 60 entidades sem fins lucrativos e empresas públicas e privadas, ganhou do Parlamento catarinense o reconhecimento por ações voltadas ao bem da sociedade com práticas socioambientais corretas e transparência.

 

Quem foi rainha nunca perde a majestade. Jesuelen Andrade, cada dia mais linda!

 

40 anos da FM 101. Parabéns para esse time de valor!!

 

Dança da Escola de Artes conquista prêmios em Canoinhas

Delegação com mais de 60 pessoas saiu de Lages na última sexta-feira (2 de dezembro) para participar do 5º Planalto Norte Festival de Danças da cidade de Canoinhas. A comitiva foi formada por dançarinos e dançarinas das turmas de Street Dance da instrutora Marília Santos, da Escola de Artes Elionir Camargo Martins – equipamento cultural administrado pela Prefeitura de Lages por meio da Fundação Cultural (FCL) –, pais e colaboradores. O evento encerrou no domingo (4). Foram três os prêmios conquistados na modalidade de Danças Urbanas: primeiro lugar com o conjunto sênior e mais duas terceiras colocações com os conjuntos adulto e júnior. Quer ver esses lindos dançando? Eles irão se apresentar no Natal Felicidade, no dia 15 de dezembro, no Calçadão da Praça João Costa, às 19h30.


“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes”.

Cora Coralina


Juliana Amorim e Robson Banck foram os padrinhos do Baile de Debutantes da Sociedade Recreativa Urubiciense. Juliana estava maravilhosa com vestido exclusivo assinado pela estilista lageana Lourdes Damião, do Scarlett Ateliê. 

 

 

Débora Bombílio Anterior

Débora Bombílio

Débora Bombílio Próximo

Débora Bombílio

Deixe seu comentário