logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

Repulsa

E eu aqui tentando digerir os últimos acontecimentos envolvendo o sexo feminino. Quanto ainda teremos de brigar para que não nos calem mais, para que nos respeitem, para que possamos decidir o que queremos sem precisarmos passar por humilhações de quem pensa ser dono do nosso corpo, da nossa alma... O aborto da criança de 11 anos, a doação do recém-nascido de uma atriz de 21 anos e vítima do estupro, o "fica atrás, pelo amor de Deus", de um presidente a uma vice-governadora que sempre esteve do seu lado. Agressões, humilhações, feminicídios... Somos julgadas, condenadas, maltratadas, expostas e não apenas por eles, não. O maior julgamento vem de quem deveria estar do nosso lado, brigando, gritando, exigindo o que é nosso por direito: o respeito. Sim, estou falando das mulheres, dessas que aplaudem, que obedecem, que dizem amém, que não têm opinião própria... Mulheres que descarregam as próprias frustrações naquelas que não desistem de lutar pelo direito de não se calar. A inveja corrói, expõe, mata... A inveja feminina é um prato cheio. Enquanto não curarmos isso em nós mesmas, continuaremos sendo a peteca manipulada, jogada de um lado para o outro. Xeque-mate!


Quebrando tabus

Atalanta, município do Alto Vale do Itajaí, escolheu no último sábado (25), a rainha e princesas da Festa do Agricultor, que acontece agora em julho. Oito meninas participaram do concurso que elegeu como rainha Débora Camila Kreuch. A beleza e desenvoltura da garota chamaram a atenção da comissão julgadora, que pouco ligou para o seu tamanho. Débora não tem a altura que estamos acostumadas a ver em participantes deste tipo do evento, mas foi lá e mandou ver. A escolha foi aprovadíssima também pelo público presente.


A rainha da Festa do Agricultor, Débora Kreuch e as princesas Schaianne Scheffer e Laiane Kellermann Klaumann


Na estrada

Em uma BMW 650 cc, Giovani Durigon e a esposa Rita resolveram visitar os 295 municípios do Estado. É a primeira vez que um casal percorre Santa Catarina numa moto. O feito já aconteceu, mas foi feito de carro. O Desafio Santa Catarina iniciou em novembro de 2021 e Giovani e Rita já percorreram 3.765 quilômetros em 70 municípios visitados. Antes de pegar a estrada, o casal prepara todo o roteiro e sai de casa com destino certo. As viagens são feitas nos finais de semana e emendadas nos feriados. Giovane conta que a aventura está sendo uma experiência maravilhosa e o que mais tem amado é a diversidade cultural existente no Estado: "você chega em uma cidade, os moradores falam alemão e na cidade vizinha, o italiano", disse. O Desafio Santa Catarina, que está previsto para encerrar até o final do ano, não vai fazer com que o casal sossegue. Giovani e Rita já estão planejando percorrer as 26 capitais brasileiras, também de moto, assim que 2023 chegar.

De moto, Giovani e Rita pretendem percorrer, até o final do ano, os 295 municípios catarinenses. O Desafio Santa Catarina foi todo planejado pelo casal


Quer viver mais? Então...

Não vejo novidade alguma nisso, mas mesmo assim vou reforçar, pois ainda tem quem não acredita que mulheres otimistas vivem mais que as pessimistas. Recente pesquisa, envolvendo um grupo racionalmente diversificado de 159 mil e 255 mulheres,chegou à conclusão de que "níveis mais altos de otimismo se mostram associados a uma expectativa de vida mais longa e a uma maior probabilidade de viver além dos 90 anos de idade". Entenderam meninas? Sejam otimistas, tenham a gratidão sempre por perto, porque isso apenas melhora a saúde, uma vez que reduz o estresse. Bora ser feliz!


O novo golpe

A que ponto chegamos. Motoristas inconformados com o preço do combustível resolveram bancar os "espertinhos". Após abastecerem, logo que a bomba é retirada dos carros, fogem sem pagar a conta deixando frentistas enlouquecidos e donos de postos no prejuízo. Abusados, podem ser acusados de furto mediante fraude por fuga sem pagar. Resultado, se forem pegos: de três a seis meses de prisão.


O jazz em evidência

Todo esforço e dedicação da turma do jazz da Movere valeram à pena. Com coreografias da professora Amanda Melegari e coordenação de Mayra Ceron, talentos lageanos participaram do 30º Festival de Dança Mery Rosa e de lá trouxeram prêmios importantes, como o primeiro lugar na apresentação do jazz juvenil - e olha que foi a primeira vez que essa garotada, com idade entre 12 e 15 anos - participou de um festival competitivo. O segundo lugar do jazz adulto também foi conquistado pelos dançarinos do Centro de Danças. O Mery Rosa, que é referência na modalidade de Jazz Dance, aconteceu de 23 a 26 de junho, em Itajaí.

Ao meio da turma do jazz adulto - segundo lugar no Mery Rosa - as orgulhosas. O Jazz juvenil da Movere conquistou jurados e ficou com o primeiro lugar professoras Amanda e Mayra


Curtas

*Rir para não chorar. O abuso no preço do litro do leite tem deixado internautas enlouquecidos. Difícil passar um dia sem ver uma foto publicada mostrando o valor que está sendo pago pelo produto, que até mesmo foi retirado da cesta básica com os seguintes dizeres: "Litro do leite sendo vendido a R$ 7,15. A vaca só pode tá bebendo gasolina". É, sobrou pra vaca, tadinha.

*O primeiro Festival Curitibanense de Curta e Média Metragem acontece nos dias 16 e 17 de julho, em Curitibanos. Lages estará representada no evento cultural com o documentário "Bar do Tio Ivo - Memórias de um Bar de Rock." O documentário retrata o movimento de bandas dos anos 1990 e 2000 e foi desenvolvido por Andrey Farias, Suzane Faita e Jary André Carneiro Junior.

*Panorama do Mercado de Construção no Brasil é a palestra que terá à frente o vice-presidente do Citibank, Hiroshi Shimuta. Empresário vai estar na Acil, nesta sexta (01), às 17h. Homem de sucesso, Shimuta tem muito o que dizer e mostrar. Ele comanda há três décadas a Nicom, empresa conhecida como a "Gigante da Construção", em São Paulo. Entrada franca.


Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário