logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

Até logo

Despeço-me deste espaço que me acolheu até hoje. Foram quase dois anos escrevendo sobre comportamento, mostrando faces de lageanos\serranos e contando suas histórias.  Despeço-me agradecida pelas conquistas, pelo retorno do leitor e da leitora, por tanto aprendizado.  Novos projetos me fazem tomar esta decisão. Vamos continuar nos encontrando nas minhas redes sociais, como no Faceboock, Instagram e, quiçá, Tik Tok, Twitter... Agradeço a todos e todas que me acompanharam e fizeram com que a coluna da Carla Reche se mantivesse firme no seu propósito. Agradeço à Claudia Pavão, ao Mauro Maciel, ao Sérgio, a Carol, ao Naco e desejo, do fundo do meu coração, vida longa ao @folhadaserra. Vida que segue.



Quem fala o quer...

É cada comentário sem noção que vemos e lemos que dá até vontade de chorar.  Por um acaso alguém te obriga a assistir qualquer canal de TV ou a ler matérias, dicas etc. e tal nas redes sociais? Não, não obriga. Então não descarrega suas frustrações em comentários mal-educados, venenosos e sem sentido. Essa sua cabeça pequena que pensa estar atingindo o alvo acaba prejudicando apenas uma pessoa: você. Então, sabe qual é o problema de desejar mal ao outro? Ele sempre acaba voltando, tipo bumerangue, sabe!?  Meça suas palavras, pense antes de falar, escrever e ou agir. Você não tem noção do bem que estará fazendo a si.


“ParCão”

Observo mudanças surgindo com a conclusão das obras do Tanque. Uma das que chamou minha atenção foi o espaço direcionado a cães. É, os bichinhos de quatro patas agora contam com um cercado todo gramado, com vários brinquedos feitos de madeira para que possam se divertir e, ao mesmo tempo entreter seus donos. Uma espécie de “ParCão” que tem agradado e muito os tutores.  E tem sido assim com a arquiteta Gabriela e o analista de sistemas Kennedy Nichell. O casal de Chapecó está morando em Lages há dois anos e tem levado seguidamente o Toni para aproveitar a novidade.  “Uma bela iniciativa, pois moramos em apartamento e nosso cachorro agora tem onde gastar energia”, disse Gabriela que elogiou mudanças na praça permitindo ter espaço destinado para cada atividade.

Gabriela e Kennedy se divertem com o cão Toni, no “ParCão”


Ecos 1

Afinal, o que é uma histerectomia? “É a remoção cirúrgica do útero, que também pode incluir a retirada das trompas adjacentes e do ovário. O procedimento pode ser usado como medida preventiva ou como recurso para amenizar os avanços no câncer de colo de útero”. A cirurgia para mulheres que têm plano de saúde ou até mesmo recurso, resolve o problema num piscar de olhos. Já para aquelas que dependem do SUS, a fila não tem fim. A espera no Estado chega a 30 anos? Como assim? Trinta anos é dizer para a paciente “que Deus te receba de braços abertos”. Ah, quanto descaso, quanto desacerto, quanto maldade...


Ecos 2

Ruth, 42 anos, é dessas mulheres que precisava, urgente, de uma histerectomia. Aguardou, aguardou e aguardou... Quando foi chamada para uma consulta na Capital do Estado, o câncer já havia tomado conta do seu útero. A mulher que necessita de uma histerectomia sangra, sangra muito, tem dores insuportáveis, deixa de ter uma vida normal, sente-se acuada, rejeitada, assustada...E ainda precisa entrar numa fila que pode durar até 30 anos...


A jornalista e colunista Social Karla Cruz foi agraciada com o troféu Personalidades do Ano. Evento realizado no Centro de Eventos Águas da Brava, em Itajaí, homenageou destaques no campo empresarial, profissional, gestão pública e imprensa. A competente empresária da comunicação, que é destaque do colunismo social em todo o Brasil, mais uma vez foi reconhecida pelo seu trabalho e profissionalismo. Em tempo: a CEO da Top Society trocou de idade na quarta (25). Vida plena, Karla!


Respeito ao usuário

E sabe aqueles banheiros químicos nojentos que são espalhados quando da realização de festas. É, tipo aqueles da Festa do Pinhão? Então, olha só que genial esta alternativa instalada pela orla da Praia Central, em Balneário Camboriú. Trata-se do banheiro do “futuro”. É desses que para usar, basta apertar um botão, a pessoa entra, usa e sai. Depois de 15 segundos, a higienização automática acontece. “O piso recebe jatos de água com aromatizante, o vaso é limpo e tudo comandado por sensores e sinalizados no painel que fica do lado da estrutura”. Que tudo! Olha organizadores da Festa do Pinhão, que isso conste no contrato de licitação. Trata-se de respeitar o usuário que paga e muito bem para participar do evento.

Além de autolimpante, o banheiro público ainda economiza água

 

Curtas

*Agradecida ao bloguista Edson Varela pelo apoio em matéria publicada em minhas redes sociais onde destaquei a irregularidade de tapumes em calçadas públicas. O reconhecimento de que esta colunista não estava errada colaborou em muito para que o ilegal se tornasse legal. Valeu!

*E sim, vai ter Carnaval de Rua este ano em Lages. Seis blocos carnavalescos e a escola de samba Leões da Serra desfilarão pela Rua Archilau Batista do Amaral, em frente à Praça da Cultura próximo ao Jones Minosso), na noite do dia 11 de fevereiro.  E vai ter até um esquenta do que vai ser a folia, dia 4 de fevereiro, no Mercado Público.

*“Cada escolha, uma oportunidade. Cada queda, um aprendizado. Cada atitude, uma consequência”.

 Gratidão. Fui!


Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário