logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

A lenda Erva Mate

Numa tribo de índios Guarani vivia um velho guerreiro chamado Nhandubaí, que não podia mais caçar nem guerrear devido a sua idade avançada.

Como de tempos em tempo se esgotava o húmus da terra, a tribo tinha que se deslocar para longe em busca de outros matos.

Um dia, a tribo partiu e Nhandubaí sentiu-se sem forças para acompanhá-la. Mas uma de suas filhas, de nome Yari, não teve coragem de deixá-lo sozinho e abandonado, ficaram pai e filha morando no rancho, e o tornaram um local de hospitalidade para os viajantes que apareciam de vez em quando.

Um dia, apareceu um estranho guerreiro vindo de muito longe pedindo pousada. Dias após, o viajante que ficará muito amigo do velho índio, contou que era um enviado de Tupã (Deus). E entregou para o velho índio e sua filha uma mudinha de planta como recompensa pela hospitalidade: - Quando esta árvore chamada "CÁÁ" crescer, peguem os galhos e passem as folhas no fogo sapecando, depois, quebrem-as em pedacinhos, ponham num porongo, derramem água quente e bebam.

Dito isso, partiu. Quando Nhandubaí experimentou a bebida, como por milagre, foi recuperando o ânimo e a energia que lhe faltava. Assim, ele e Yari seguiram viagem ao encontro de sua gente. A planta que levaram se esparramou pelos matos, e o costume de bebê-la tornou-se hábito no dia a dia da gente Guarani.

"CAA- I", assim passaram a chamar a bebida que dava energia e alegria de viver. A bebida da hospitalidade tornou- se a melhor companhia, mesmo nos momentos de solidão. E para a árvore-erveira deram um nome que relembrasse para sempre o bom coração de Yari: "CAÁ - Yari". E assim surgiu o chimarrão, essa saborosa bebida feita de folhas de erva- mate.

Fonte : Marcos Montovani


Foto: Bombasfama.com.br


Chegar aos 15 anos é deixar para trás a infância e se preparar para a vida adulta.

Comemorando essa data, Raissa Porto Melo, filha de Flares e Carla Porto Melo, realizou sua sessão fotográfica na Vinícola Urupema, esbanjando charme e beleza, nos clicks do renomado fotógrafo Rodrigo Nunes, que demonstrou muito profissionalismo, passando dicas e orientações para as melhores poses de um trabalho deslumbrante!! Aplausos!



Foi na Coxilha Rica que Marcela Ramos aproveitou o final de semana para

um lindo passeio com amigos, turistas e conheceu a cachoeira do Rio Pelotinhas.


Os faceiros papais, Ricardo Arruda e Gisele Kuns Arruda, contando as horas para ver o rostinho

de sua princesa Martina. O ensaio fotográfico da gestante, realizado na fazenda

"Tamanduá Casa de Campo", pelas lentes de Hans Peterson, foi de tirar o fôlego!!

Foto: Ricardo e Gisele

Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário