logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

Sobre os Dinossauros, Rincossauros e Cinodontes encontrados nos arredores de Santa Maria

Os três indivíduos de dinossauros procedem de um mesmo nível da Formação Santa Maria.

- Os ossos do primeiro espécimen achado eram do pós-crânio, correspondendo à coluna vertebral, desde as primeiras vértebras cervicais até as caudais anteriores, ambas escápulas, úmero e parte proximal da ulna direita, cintura pélvica completa com fêmures de ambos os lados, tíbia fíbula e tarsais do lado direito.

- O segundo indivíduo apresenta igualmente a cintura pélvica e fêmur esquerdo, e também escápula e úmero direito e algumas vértebras. Associado a este indivíduo se encontrou parte do molde interno da mandíbula com restos das coroas dos dentes.

- Do terceiro indivíduo se registraram a parte distal da tíbia e algumas falanges.

- Partes dos esqueletos dos três espécimes estão ainda cobertos por rocha, e por isso não são descartadas possíveis novidades sobre a informação que o novo material represente quanto ao grau de conhecimento do animal.

Os elementos até agora estudados evidenciam que este novo dinossauro seria um prosaurópodo, talvez o mais primitivo deste grupo. Entre as características que podemos destacar temos as coroas dentárias em forma de folha com seus bordos serrilhados, atestando sua provável dieta herbívora, que poderia incluir, também, pequenos animais. Na pélvis, com misturas de características notáveis, destaca-se o fato de que o acetábulo não seja perfurado, sendo uma notável diferenciação em relação à grande maioria de dinossauros basais. Se estima que o exemplar teria tido um metro e meio de comprimento e 50 cm de altura, sendo portando, como é comum à maioria dos dinossauros basais, de tamanho bem moderado.

Associados aos mesmos níveis com as ossadas de dinossauros, também foram coletados restos de dois rincossauros e um cinodonte herbívoro. O achado de uma grande quantidade de outras peças isoladas de rincossauros permite inferir que esta forma teria sido a dominante da comunidade, algo característico da Zona de Associação de Rincossauro, como foram denominados estes níveis da Formação Santa Maria. Com respeito ao cinodonte, foram encontrados elementos pós-cranianos tais como: cintura escapular completa, vértebras e fragmentos das extremidades dos membros. Não há restos cranianos articulados, porém foram coletados dentes caninos dispersos que permitem associar os achados do grupo dos cinodontes traversodontídeos. Estes animais se caracterizavam por apresentar seus dentes pós-caninos alargados transversalmente, para a oclusão. Esta característica permitiu inferir o modo de alimentação de herbívoro ou omnívoro.

Fonte:  RS virtual


O deputado estadual Lucas Neves, no estilo bem campeiro, colocou sua pincha e participou do rodeio do CTG Nordeste Urupemense, no último final de semana, na cidade de Urupema. Foi recebido pelo capataz do CTG, Augusto Abreu ( Fumaça ) e pelo secretário de Turismo, Tena Arruda


Registar esse momento de reconhecimento dos patrões do CTG Campestre Catarinense de Urubici, Indalécio e Marciana Borguezam, que mostraram seu carinho, indo visitar a prenda jovem Maria Clara da Silva, que não pôde comparecer ao baile e, mesmo assim, recebeu os mimos e o convite para voltar no ano que vem! Ela pertence ao CTG Raízes do Tempo, de São Joaquim. Filha de Patrícia da Silva e Fabiano Pereira Velho


Para alegria de seus pais, Ricardo Robson Pereira e Rosângela Medeiros, que o piazito Gabriel Medeiros Pereira conquistou o 1º lugar no laço vaca parada, no Rodeio do Nordeste Urupemense-Urupema. Parabéns!!


Parabéns, Jailson  Blaese, que participou de um lindo projeto cultural confeccionando as “vaquinhas de madeira” destinadas às crianças das escolas municipais de Urupema, onde participaram da competição do Laço Vaca Parada no Rodeio do CTG Nordeste Urupemense!


Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário