logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

Começa, hoje, o Rodeio do CTG Mangueira Velha 

Todos os caminhos te levam ao Rodeio do CTG Mangueira Velha, nos dias 14 e 15 de janeiro, no Parque Nenzo Sá, em Santa Isabel, São Joaquim. Com 55 anos de história, as famílias “Sá e Melo” mantém enraizada, com afinco, uma das grandes festas da região serrana, fortalecendo a cultura tradicionalista e mantendo acesa a chama da tradição. 

O evento movimenta a região serrana com provas campeiras, sendo destaque para o laço seleção que acontece domingo com as seleções do município de Urupema, do CTG Nordeste Urupemense; CTG Minuano Catarinense, de São Joaquim e o CTG anfitrião, Laço da Mangueira Velha. A programação prevê cavalgadas e o baile fica por conta do Grupo Candeeiro.   

Um dos pontos altos do evento é a chegada das cavalgadas vindas de várias regiões do estado, que acontece na sexta-feira, dia 14, seguida da tradicional missa às 18hs, coroando as boas-vindas a todos os presentes. 

O grupo de cavaleiros de Palhoça, que há 30 anos realiza a sua tropeada com destino a Santa Isabel, chega hoje, sexta, honrando a memória do velho tropeiro Didi, do CTG encruzilhada Palhocense, que foi o precursor e participou por muitos anos, deixando seu legado. Hoje seus descendentes e amigos continuam seguindo os seus passos, mantendo a tradição de passar 10 dias com sol ou chuva no lombo do cavalo. Os participantes deste ano são:  Beto, Valmor, Valério, Paulo, Mazola, Alexandre, Alberto, Elizeu, Jean, Osvaldo, Darlan, Ricardo. Rafael, Kristyan e no apoio, Luiz, Alexandre, Ivan Mascarenhas e Geovane, os quais, ao longo desses dias percorrem mais de 200 km rumo ao rodeio. 

A comercialização de artigos campeiros, vestuário e alimentação, como o tradicional churrasco e a cerveja gelada podem ser adquiridos durante o evento e movimentam a economia local. 

O Parque dispõe de infraestrutura para área de camping e banheiros. Os visitantes  ainda podem desfrutar da hospitalidade da patronagem e de toda a peonada que recebem com as porteiras escancaradas.




Foto: Bia Zanatta

Zanata Melo, capataz do CTG Mangueira Velha, com seu filho Zanatinha, prontos para receber os participantes e visitantes com muita hospitalidade.



Foto: Bia Recepção

Recepção aos tropeiros marca a abertura do evento .



Foto: Bia um dos momentos

Um dos momentos emocionantes do evento, o Laço Seleção.



Foto: Bia Tropeiros 1 e Bia tropeiros 2

Tropeiros de Palhoça chegam hoje em Santa Isabel, depois de 10 dias no lombo do cavalo.


Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário