<
logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

LENDAS DO RS

Sepé Tiaraju 

Esse é um personagem muito simbólico da cultura do RS. A bravura e a coragem do índio guarani e missioneiro Sepé Tiaraju, durante a Guerra Guaranítica, em 1756, foi o que alimentou o aspecto lendário da figura. Sua personalidade possui aspectos que ajudam a representar o gaúcho. 

A lenda de Sepé Tiaraju diz que ele era filho de um cacique, possuía vigoroso porte físico e era um valente guerreiro. Em sua testa, trazia um lunar como emblema divino que, durante o dia, era comum, mas brilhava à noite ou durante as batalhas. Tudo isso o tornaria um ser predestinado a cumprir missões e com a vida marcada pelas profecias celestes.

Por representar tanta coisa para os gaúchos, a figura de Sepé pode ser encontrada na literatura e na música gaúcha. Em 2005, ele foi declarado um herói rio-grandense e, em 2009, foi enquadrado como herói nacional.

Salamanca do Jarau 

Também conhecida como Teiniaguá, a Salamanca do Jarau também é uma lenda que se remete aos tempos em que os jesuítas estavam no Rio Grande do Sul. A Teiniaguá – também um forte ícone da cultura gaúcha – é uma princesa espanhola que veio para a região sul do país fugida e transfigurada, de modo que não fosse reconhecida e presa.

Com corpo de salamandra, o Teiniaguá tem um pedra preciosa de brilho ofuscante incrustada na sua cabeça. E, diz a lenda que, o homem que aprisionasse o lagarto seria levado até a Salamanca do Jarau, que seria um local cheio de tesouros.

De acordo com o folclore, num certo dia, um sacristão jesuíta foi à lagoa para se refrescar e acabou se deparando com Teiniaguá saindo da água. Ele sabia que se tratava de uma princesa e, logo, a aprisionou.

Depois de um tempo em convivência, Teiniaguá e o sacristão se apaixonaram e passaram várias noites juntos. Quando os padres descobriram o que se passava, prenderam o moço e a amada fugiu rio adentro.

Um tempo depois, Teiniaguá voltou para salvar o sacristão – que estava condenado à morte pelos padres. A tentativa deu certo e, até hoje, acredita-se que a princesa e o sacristão vivem juntos, em uma caverna, conhecida como Salamanca do Jarau.



Foto: Bia um Brinde

Um brinde super especial em família. Carla, Flares, Carlos e Raissa, comemorando a  formatura em Agronomia de Carlos Eduardo Porto Melo. Muito sucesso nesta nova jornada!


Cristiano Pereira e Josiane foram verdadeiros anfitriões e receberam amigos e familiares durante a Festa de Santa Ana em sua cidade, Urupema.


O município de Painel foi bem representado por uma turma super animada na festa em honra a Santa Ana, na cidade de Urupema.


Joana e Renato Ramos, CTG Alma Serrana, foram campeões no laço Pai e Filha durante o Rodeio “Duelo de Anita” em Santo Amaro da Imperatriz. Parabéns !!


Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário