logo RCN
Novembro Azul

Mais de um homem morre por dia em SC de câncer de próstata

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 272 dias ao menos 439 mortes por câncer de próstata foram registradas em Santa Catarina

Nos nove primeiros meses do ano, Santa Catarina já registrou um total de 439 mortes por câncer de próstata. Os dados da Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) mostram que a cada dia 1,6 homens morreu da doença no Estado.

Além das mortes, que foram divulgadas com dados até o fim de setembro,  estimam-se 1.700 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Ou seja, todos os dias ao menos um homem vai descobrir que tem a doença no Estado.

Segundo o Ministério da Saúde, a idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.


Cirurgias

O Centro de Pesquisa Oncológicas (Cepon) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando um mutirão de urologia, com cirurgias extras de alta complexidade em pacientes com câncer de próstata.

Desde março, foram realizados mais de 268 procedimentos, a meta é reduzir a demanda. A ação ganha destaque com o Novembro Azul, campanha que marca a conscientização sobre diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata.


Excesso de telas na infância pode prejudicar saúde na vida adulta Anterior

Excesso de telas na infância pode prejudicar saúde na vida adulta

Dona Helena lança ação voltada à	saúde do homem acima dos 45 anos Próximo

Dona Helena lança ação voltada à saúde do homem acima dos 45 anos

Deixe seu comentário