logo RCN
4 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer

Estimativas apontam que até 2030 deverão ocorrer mais de 25 milhões de novos casos

  • Canva

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.

O câncer é um problema de saúde pública mundial. Na última década, houve um aumento de 20% na incidência e espera-se que, para 2030, ocorram mais de 25 milhões de casos novos.

Estimativas do número de casos novos de câncer são uma ferramenta poderosa para fundamentar políticas públicas e alocação racional de recursos para o combate ao câncer.

A vigilância do câncer é um elemento crucial para planejamento, monitoramento e avaliação das ações de controle do câncer.


Objetivo
Estimar e descrever a incidência de câncer no país, Regiões geográficas, Unidades da Federação, Distrito Federal e capitais, por sexo, para o triênio 2023-2025.


Método
As informações foram extraídas do Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional. Foram estimados os casos novos e suas respectivas taxas de incidência pelos modelos de predição tempo-linear ou pela razão de incidência e mortalidade.


Resultados
No Brasil, são esperados 704 mil casos novos de câncer para o triênio 2023-2025. Excetuando o câncer de pele não melanoma, ocorrerão 483 mil casos novos.

O câncer de mama feminina e o de próstata foram os mais incidentes com 73 mil e 71 mil casos novos, respectivamente. Em seguida, o câncer de cólon e reto (45 mil), pulmão (32 mil), estômago (21 mil) e o câncer do colo do útero (17 mil).


Conclusão

No Brasil, por suas dimensões continentais e heterogeneidade, em termos de território e população, o perfil da incidência reflete a diversidade das Regiões geográficas, coexistindo padrões semelhantes ao de países desenvolvidos e em desenvolvimento.


Causas

O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer.

Entre 80% e 90%, os casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.

As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores, são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.


12 dicas para prevenir o câncer

– não fumar
– adotar uma alimentação saudável
– manter o peso corporal adequado
– praticar atividades físicas
– amamentar
– realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos
– vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV
– vacinar-se contra a hepatite B
– evitar bebidas alcoólicas
– evitar carnes processadas
– evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h
– evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho

Fontes:

Union for International Cancer Control’s (UICC)


Justiça garante máquina que permitirá cirurgia em testemunha de Jeová sem transfusão Anterior

Justiça garante máquina que permitirá cirurgia em testemunha de Jeová sem transfusão

Na Serra, 4.108 pessoas aguardam na fila por uma cirurgia Próximo

Na Serra, 4.108 pessoas aguardam na fila por uma cirurgia

Deixe seu comentário