logo RCN
Clima

São Joaquim registra segunda neve do inverno em 2023

  • Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

A neve marcou o final da noite de quinta-feira (13) e início de sexta-feira (14) nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil depois de dias de grande instabilidade na região, com chuvas extremas e inundações, ciclone com vento de quase 160 km/h e muitos estragos. O registro da neve ocorreu nos picos do Planalto Sul de Santa Catarina, região mais propícia para precipitação invernal no Brasil.

Os segundos flocos de neve do inverno caíram em Santa Catarina na madrugada desta sexta-feira (14). O fenômeno aconteceu por volta das 4h, na localidade de Cruzeiro, em São Joaquim, e encantou moradores e turistas. O fenômeno foi registrado também em Urubici e Bom Jardim da Serra.

A chegada de uma massa de ar frio polar, alinhada com a passagem de um ciclone extratropical, foi responsável pela formação do fenômeno. 


Há 66 anos, a última grande nevasca

Em 20 de julho de 1957, há 66 anos, portanto, a Serra Catarinense ficou historicamente conhecida por ser atingida pela maior nevasca já registrada até então. O acumulado de neve foi tanto em São Joaquim, que a cidade ficou isolada por uma semana.

Os primeiros flocos de neve começaram a cair na manhã de 20 de julho de 1957 e em poucos minutos o fenômeno se intensificou. O espetáculo durou até o fim da tarde, foram 7 horas ininterruptas de neve. Em alguns pontos do município o acumulado de neve chegou a 1,30m. A nevasca atingiu diversas cidades de Santa Catarina.

Seminário sobre Autismo reúne especialistas Anterior

Seminário sobre Autismo reúne especialistas

Villa Francioni vive dia de imersão cultural Próximo

Villa Francioni vive dia de imersão cultural

Deixe seu comentário