logo RCN
Agosto Lilás

Promotora de Justiça apresenta dados sobre violência de gênero em Urubici e reforça compromisso do MPSC na busca por justiça e acolhimento das vítimas

Na semana passada, a Promotora de Justiça Raíza Alves Rezende dialogou com moradores de Urubici em uma palestra e uma roda de conversa. "Nosso papel é oferecer suporte às vítimas e pleitear a punição legal aos agressores", diz.

De janeiro de 2019 para cá, o município de Urubici registrou 516 casos de violência de gênero. A maior parte das ocorrências está relacionada a ameaças, lesões corporais, agressões e injúrias. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vem buscando a punição dos agressores, conforme prevê a Lei Maria da Penha. Paralelamente a isso, trabalha-se a conscientização da sociedade, com ações que estimulam o respeito às mulheres e incentivam as denúncias.

Na última semana, a Promotora de Justiça Raíza Alves Rezende participou de dois eventos alusivos ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. Em ambas as oportunidades, ela reforçou o compromisso do MPSC na busca por justiça e pelo acolhimento das vítimas, por meio de medidas judiciais e extrajudiciais.

"Segundo a Lei Maria da Penha, qualquer ação ou omissão que venha a causar morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial configura violência doméstica contra a mulher, e nosso papel é oferecer suporte às vítimas e pleitear a punição legal dos agressores", diz a Promotora de Justiça.

Na quarta-feira (16), ela participou de uma palestra voltada a usuários dos serviços de assistência social, incluindo homens, mulheres, crianças e idosos, e, na sexta-feira (18), promoveu uma roda de conversa com usuárias dos serviços municipais de convivência e fortalecimento de vínculos.

Nesses eventos, a Promotora de Justiça apresentou dados gerais sobre a violência de gênero em Urubici e discutiu exemplos de violência no cotidiano, crimes e medidas protetivas. Também fez considerações sobre o aumento do registro de ocorrências. "Isso demonstra não só que o número de atos criminosos aumentou, mas também que o vínculo de confiança está crescendo, possibilitando a realização de mais denúncias pelas vítimas", finalizou. 


Administração Municipal reuniu entidades  interessadas em participar do Desfile Anterior

Administração Municipal reuniu entidades interessadas em participar do Desfile

4º Concurso Gastronômico será realizado no dia 31 deste mês Próximo

4º Concurso Gastronômico será realizado no dia 31 deste mês

Deixe seu comentário