<
logo RCN
Bocaina do Sul

Município quer ampliar e qualificar a produção de mel

A atividade é considerada muito importante para a economia local, já que complementa a renda de muitas famílias

Santa Catarina não é o maior produtor nacional de mel, mas tem o produto com maior qualidade, inclusive com prêmios internacionais. Ano a ano, a produtividade também aumenta e neste contexto, Bocaina do Sul investe na qualificação da produção local. Atualmente são 150 apicultores que possuem 3.000 colmeias. A produção em anos pares, quando se extrai o mel de melato, é de 120 toneladas. Nos demais anos, baixa para 70 toneladas.   

A atividade é considerada muito importante para a economia local, já que complementa a renda de muitas famílias. Desta forma, em novembro, a Secretaria Municipal de Agricultura buscou apoio da Epagri para realizar uma oficina. O evento ocorreu na propriedade de José Carlos Buratto com o objetivo de demonstrar técnicas já usadas e aprimoradas pelos apicultores do município, para desta maneira melhorar os índices técnicos e o aumento da produtividade dos apiários.   

Também foi discutido e trocado experiências entre os técnicos e apicultores presentes e efetuado, na prática, teste de comportamento higiênico, formação de núcleo, transferência de núcleo para caixa (de núcleo formado pelo Alex Buratto a cerca de 40 dias), visualizado às diferentes castas (abelha operária, zangão e rainha), entre outras observações, como presença de mel e pólen nos favos.

Participaram ao todo 19 pessoas, sendo que nove foram a campo, já que estavam com equipamento de proteção. Esteve presente o coordenador do projeto de apicultura da Epagri na região da Amures, o engenheiro agrônomo Áquila Schneider e o engenheiro agrônomo Carbos Alberto dos Santos, instrutor e criador de abelhas rainhas, no município de Bom Retiro.


Situação

No Brasil, o setor cresce de forma exponencial. Santa Catarina é o quarto maior Estado em produtividade, com 315 mil colmeias. São aproximadamente 10 mil famílias que dependem desse setor, onde 80% delas têm a apicultura como principal atividade econômica. Além disso, Santa Catarina produz anualmente 6,5 mil toneladas, das 45 mil produzidas em todo o País.

Em 2016, o Estado foi o maior exportador de mel do Brasil e recebeu o prêmio de melhor mel do mundo em concursos durante os congressos mundiais de apicultura realizados na Ucrânia (2013) e Coréia do Sul (2015). Na região serrana está a maioria dos produtores porque o clima frio ajuda na formação de sementes e florada das plantas, o que favorece a atividade. Tem cidades com tradição na cultura, como Lages, Bocaina do Sul, São Joaquim, Urubici e Bom Retiro. Esta última está entre as que mais produzem no Brasil.


Sebrae destaca a importância do Programa Cidade Empreendedora Anterior

Sebrae destaca a importância do Programa Cidade Empreendedora

Show regional e apresentações locais marcam segunda semana do Natal Encantado em Palmeira Próximo

Show regional e apresentações locais marcam segunda semana do Natal Encantado em Palmeira

Deixe seu comentário