<
logo RCN
Palmeira

Município comemora aniversário e consolida-se como Capital Catarinense das Carnes

  • Alisson Magalhães/Prefeitura de Palmeira

“O sentimento é de orgulho e muita gratidão.” É assim que a prefeita Fernanda Cordova define a Festa de Aniversário de Palmeira, que foi realizada no último final de semana, no Parque de Exposições José Maria Batista Filho. Em três dias de festa, passaram pelo parque cerca de 6 mil pessoas.O objetivo foi comemorar os 28 anos de emancipação política/administrativa. 

O evento contou com show, bailes, seminário e apresentações culturais, que fazem parte do Projeto Dançar, cavalgada e um bolo de 50 quilos que foi distribuído para o público.

Após a festa, a prefeita Fernanda Córdova avaliou que o sentimento é de dever comprido. “Orgulho da minha equipe, que trabalhou e se dedicou incansavelmente pra que tudo saísse perfeito, e saiu. Não tivemos nenhuma ocorrência e todos se divertiram bastante. E muita gratidão por todas as pessoas que acreditaram e compareceram para comemorar conosco. Somos uma cidade pequena em tamanho, mas gigante nas realizações e comemorar faz parte disso,” comentou.

A otaciliense Jesi Castilho aproveitou a oportunidade e foi à festa no domingo com o esposo e o filho. Ela comentou que conseguiu aproveitar um pouco de cada atração, já que a programação previa atrações para toda família. “A festa do município de Palmeira, como sempre, foi muito bem organizada, atendendo a todos os públicos com qualidade e segurança. Realmente um evento para toda a família. Buscamos prestigiar todos os anos e sempre nos surpreendemos com a evolução do evento. Com certeza, no próximo ano estaremos presentes mais uma vez. Nossos parabéns aos envolvidos,” ressaltou Jesi.

 

Seminário da Pecuária

O Seminário da Pecuária, realizado na manhã de sexta-feira, 21, contou com a participação de 127 pecuaristas e produtores rurais. Nele foram discutidos temas técnicos voltados para as propriedades.

O evento, promovido pela Epagri em parceria com a prefeitura, visa apoiar os produtores do município, ação que, de acordo com a prefeita, vem rendendo bons frutos ao longo dos anos. “Palmeira é reconhecida como Capital Catarinense das Carnes de Qualidade, exatamente por conta das capacitações de nossos produtores. E os seminários são ferramentas importantes para trazer conhecimento e melhorar os procedimentos nas propriedades”, destacou Fernanda Córdova.

Para valorizar e incentivar os produtores e pecuaristas, em parceria com a Epagri a prefeitura mantém os extensionistas rurais. Outra iniciativa é a 

Casa de Apoio ao Agricultor, no centro da cidade, onde acontecem palestras, capacitações e, anexo a ela, a prefeitura acabou de construir uma Casa de Processamento de Carnes, onde os produtores poderão beneficiar a carne para a venda. “Estamos em fase de orçamento para equipar a estrutura, erguida com apoio do deputado Marcius Machado, que destinou recursos para a obra. Além disso, investimos muito no maquinário de nossa Secretaria de Agricultura, que a cada ano aumenta as horas trabalhadas, o que mostra o desenvolvimento do setor em nosso município. Quando assumimos, o município tinha três tratores em funcionamento, hoje temos dez”, finalizou a prefeita.


Capital das Carnes

Desde 2011, uma parceria entre Prefeitura e Epagri vem sendo realizado um planejamento focando a pecuária de corte como alicerce no desenvolvimento do setor agropecuário de Palmeira. O município é o menor em extensão territorial na região da Amures, mas isso não desmotivou os produtores que viram na pecuária e na ovinocultura uma forma de incrementar a renda com a produção de gado e cordeiros. A cidade já é citada como referência no Estado, sendo tema de programas nacionais de agropecuária.

Os investimentos em genética por parte dos produtores, somados ao apoio do poder público, foram determinantes para a Assembleia Legislativa reconhecesse o município como Capital Catarinense das Carnes de Qualidade. 

“Foi trabalhando com terneiros aptos para carne de raças britânicas como Angus, Hereford, Devon, e cruzamentos Braford e Brangus, que Palmeira impulsionou a agropecuária. Nessa esteira, foram criadas a Associação Palmeirense de Pecuária de Corte – APPEC e a Associação dos Criadores de Ovinos de Palmeira – ACOP, ambas com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e firmar parcerias para qualificar o produtor e os rebanhos, aumentando assim a renda nas propriedades.”

O texto acima faz parte do parecer do projeto de autoria do deputado Marcius Machado, que em 2019 concedeu o título ao município. 

 

Concurso gastronômico

Para fortalecer o título de Capital Catarinense das Carnes de Qualidade, a organização da festa decidiu promover o primeiro Concurso Gastronômico. Todos os pratos precisavam constar, como ingrediente principal, a carne e o participante deveria ser morador ou trabalhador do município. Ao todo, sete pratos foram inscritos e cinco foram para a final.

Realizada na sexta-feira, no salão de festas do município, a final do concurso teve acesso restrito. Contou apenas com as presenças dos organizadores, jurados e finalistas, que puderam levar alguns convidados.


Os finalistas

Simone Silva Cruz e Souza - Moranga Recheada

Mariana Chaves - Carré de Cordeiro com salada de batata

Andrieli Granemman - Macarronada de ovelha com creme de inhame e açafrão

Marinês Salvador - Vaca Atolada

Sanger Xavier - Carne de Panela ao molho de vinho e mel


Carne, vinho e mel

O prato ganhador foi o "Carne de panela ao molho de vinho e mel", do palmeirense Sanger Xavier. Ele conta que o prato teve como referências as comidas típicas da Serra Catarinense. Como principal ingrediente ele escolheu a “fraldinha”, corte de carne bovina saborosa. O uso do vinho vem de encontro ao destaque das vinícolas da Serra Catarinense em todo país e por ser utilizado em muitos pratos culinários. Por último escolhei o mel da bracatinga, que é o mel especifico das serras Catarinense e Gaúcha, não se encontra em outro lugar no Brasil.

“Foi bem difícil acertar a dosagem. Tive que repetir várias vezes o prato. Então consegui chegar num equilíbrio de sabor do vinho e do mel, e preparei o prato para meus sogros para fazerem a degustação”, explicou.

Sanger conta que não tem estudo ou experiência em gastronomia, mas teve uma passagem, quando jovem, aos 17 anos, em uma padaria, onde aprimorou seus conhecimentos em confeitaria e também com almoços, que eram servidos no local. “Fazer o prato me fez lembrar da minha infância, onde eu chegava na casa dos meus avós e sentia o cheirinho de carne de panela. Trazer a carne de panela com dois ingredientes diferentes, me fez querer participar do concurso”, falou.

Ele ficou surpreso com o resultado. “Não esperava, todos os pratos foram preparados com muita dedicação e capricho pelos participantes, então eu chegar em primeiro lugar é bem importante para mim”, disse Sanger, comentando que seus amigos e familiares também querem provar o prato ganhador do concurso, “já devo estar devendo uns 10 jantares”, risos.

Em função do sucesso, a prefeitura pretende promover outros concursos do gênero. 

 

Cavalgada

Na manhã de domingo, 79 cavaleiros participaram da tradicional cavalgada com o Padre Darci. Segundo a organização, os participantes saíram e chegaram no parque de exposições, e cavalgaram cerca de 20 quilômetros pelo interior do município, passando por belas paisagens do interior.

O tradicionalismo, principalmente a cultura gaúcha, é muito forte em toda a região, e para a organização,  ver famílias inteiras participando das cavalgadas e as gerações mais novas aprendendo, é uma alegria sem tamanho. “Vimos crianças de dois, três anos, que foram com os pais. É muito gratificante ajudar, por meio da cavalgada, a fortalecer nossa identidade, avaliou Fernanda Córdova.”

 

Rodeio Crioulo

Outra tradição da região, e que não faltar nas festas, é o Rodeio Crioulo. E em Palmeira não foi diferente. Estiveram presentes pessoas de Pouso Redondo, Lages, Otacílio Costa, Bocaina do Sul, Rio do Campo, Braço do Trombudo, Rancho Queimado, Rio Rufino, Campo Belo do Sul, Capão Alto e Correia Pinto. Participaram 105 equipes de quatro laçadores, 340 duplas, mais ou menos 600 competidores. Todos os prêmios foram para os competidores de Lages.


Moradores de Urubici devem regularizar ligações de água Anterior

Moradores de Urubici devem regularizar ligações de água

Alunos da Antônio Pires Burg voltam às aulas em nova escola Próximo

Alunos da Antônio Pires Burg voltam às aulas em nova escola

Deixe seu comentário