logo RCN
São Joaquim

Exposição Raízes Negras resgata memórias da comunidade

A exposição Raízes Negras reúne um acervo fotográfico resgatado pelo professor Cassiano Suhre, docente nas escolas municipais EEBM Octavio Antunes de Souza e EIM Maria Eliza Martorano.

O acervo em questão foi um trabalho de curadoria das fotos antigas e pesquisa sobre informações desses registros na localidade de São Sebastião da Várzea, no município de São Joaquim.

Revelando aspectos da cultura e das relações das famílias afrodescendentes da localidade, as imagens refletem a dimensão da coletividade construída ao longo dos anos e a importância dessas famílias como parte fundamental da história da região serrana.

A comunidade de São Sebastião da Várzea, localizada no interior de São Joaquim, a 37 km do centro do município, sendo o cenário utilizado para a exposição.

Cercada pelo Rio Lava-Tudo, faz divisa com o município de Lages-SC. A localidade, historicamente, passou por muitos ciclos de trabalho, dentre eles o ciclo da madeira, nos anos 70, no qual ocorreu um aumento no número de moradores.

Posteriormente, com o fim do ciclo da madeira, parte daquela população migra para outros lugares. Atualmente, os moradores desenvolvem a fruticultura, agricultura e pecuária como base do sustento familiar.

Segundo o professor Suhre “reunir fotografias que revelassem os diversos aspectos das relações familiares entre os afrodescendentes da comunidade onde cresci, no interior de São Joaquim/SC, foi o ponto de partida para a criação do projeto Viés das Raízes Negras: Memórias da comunidade afrodescendente de São Sebastião da Várzea.

Através dessas fotografias e também de relatos das pessoas que ali vivem, busquei estabelecer as conexões de memórias entre gerações da população negra dessa localidade, que historicamente foi invisibilizada, e revelar a importância dessas famílias como parte fundamental na história de nossa cidade.”

As peças ficarção expostas no Sesc de São Joaquim.


Hospital recebe Investimentos do Estado Anterior

Hospital recebe Investimentos do Estado

Painel tem 22 pontos de grande potencial turístico Próximo

Painel tem 22 pontos de grande potencial turístico

Deixe seu comentário