<
logo RCN
Vindima de Altitude

Evento foi lançado, oficialmente, em Florianópolis

  • Antonio Carlos Mafalda

A novidade desse ano é que o tradicional Festival da Vindima de Altitude, será realizado em dois fins de semana

Santa Catarina está na expectativa para mais uma edição da celebração da colheita da uva na Serra Catarinense. A Vindima de Altitude de Santa Catarina 2023 foi lançada oficialmente na quarta-feira, 08 de fevereiro, na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis. O evento reuniu mais 200 convidados, entre produtores, autoridades, imprensa e influenciadores do setor de vinhos. Um momento especial de confraternização para apresentar as novidades programadas para este ano.
A Vindima de Altitude ocorre de 3 a 26 de março com programações nas vinícolas e inova mais uma vez ampliando o Festival Vindima de Altitude para dois fins de semana. Os amantes do vinho poderão degustar os melhores rótulos de vinhos finos de altitude apresentados por 17 vinícolas expositoras, saborear a gastronomia da Serra e se divertir com a programação cultural e musical. O Festival ocorre de 3 a 5 e 10 a 12 de março, no pavilhão principal do parque Nacional da Maçã, em São Joaquim.
“A nossa intenção é ampliar as oportunidades para que os visitantes consigam participar do festival, mas as vindimas também acontecem nas vinícolas da Serra Catarinense e cada uma delas têm uma programação diferente com degustações, almoços harmonizados, passeios, piqueniques, degustações em vinhedo, tudo para mostrar ao turista o que a Serra de Santa Catarina oferece”, explica o presidente da Vinhos de Altitude - Produtores e Associados, Diego Censi.
Outra novidade desenvolvida por meio de consultoria do Sebrae/SC para melhorar a experiência do turista é o Portfólio do Enoturismo. A ferramenta interativa disponibiliza na palma da mão informações sobre os vinhos finos de altitude e uma lista das vinícolas localizadas na região de São Joaquim. Além de dicas de hospedagem e atrativos turísticos, desta maneira os visitantes da Vindima e do Festival Vindima de Altitude têm a garantia de uma experiência completa. O Portfólio do Enoturismo está disponível no Instagram  e também no site.
Quem visitar o Festival e as vinícolas no período da Vindima, terá a oportunidade de conhecer os 63 vinhos de altitude certificados com o Selo de Indicação de Procedência Geográfica (IP). O diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, enfatiza o fato de o Brasil possuir cerca de 100 Indicações Geográficas e 10 delas estarem em Santa Catarina. “Além dos Vinhos de Altitude a gente tem o Queijo Serrano, o Mel de Melato de Bracatinga, a Banana de Corupá e a Maçã Fuji de São Joaquim, entre outros produtos, o que torna o nosso Estado referência e possibilita a conquista de prêmios nacionais e internacionais”.
O vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, e vice-presidente de finanças da Faesc, Antônio Marcos Pagani de Souza, destaca que enoturismo fortalece toda a cadeia turística da Serra de Santa Catarina. “É por isso, que o Sebrae trabalha incansavelmente em prol dos pequenos negócios de Santa Catarina e estar ao lado dos produtores e investidores da vitivinicultura é motivo de orgulho para nós”.
Nos 24 dias de programação da Vindima, os produtores de vinho proporcionam aos visitantes uma experiência única e repleta de memórias. “A Vindima é o grande evento da Serra Catarinense. O evento é um sucesso por causa da dedicação dos produtores. Nós, do poder público, estaremos sempre defendendo este grande evento que leva o nome da Serra e de Santa Catarina para todo o Brasil e fora dele também pela qualidade dos vinhos produzidos na nossa região”, salienta o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes.

Parceiros
A 9ª Vindima de Altitude de Santa Catarina é uma realização da Vinhos de Altitude -Produtores e Associados, e conta com a correalização do Sebrae/SC, apoio da Prefeitura Municipal de São Joaquim, IFSC e Epagri e patrocínio de Sicredi, Globo Jeep, Keylex, Cacau Show, Altos da Serra e Mesatua.


Homem que agrediu a companheira e quebrou seus pertences é condenado Anterior

Homem que agrediu a companheira e quebrou seus pertences é condenado

Prefeito da Serra catarinense é condenado por improbidade administrativa em ação civil do Ministério Público Próximo

Prefeito da Serra catarinense é condenado por improbidade administrativa em ação civil do Ministério Público

Deixe seu comentário