Ponte na localidade de Pedras Brancas passa por serviços de manutenção |
Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar, na manhã de quinta-feira (23), resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão contra suspeitos de integrarem uma associação criminosa voltada para o tráfico de drogas em Anita Garibaldi.
Batizada de "DISK-PÓ", a operação tem como foco principal desarticular um grupo que, aproveitando-se de decisões judiciais recentes baseadas na quantidade de drogas e locais dos fatos, adaptou suas práticas criminosas.
Mudança de Estratégia
Para driblar a fiscalização policial, os criminosos passaram a portar pequenas quantidades de drogas, normalmente, apenas a encomendada pelo "cliente".
Além disso, não mantinham um ponto fixo para a venda dos entorpecentes, utilizando motocicletas para fazer as entregas. Ao serem abordados, os traficantes alegavam serem usuários, sendo autuados apenas pelo uso do entorpecente, o que reduz as consequências penais e minimiza a perda de mercadorias.
Investigações e prisões
As investigações tiveram início após a abordagem de um traficante pela Polícia Militar, que, na ocasião, não conseguiu prendê-lo. Após diligências, foram identificados outros cinco associados ao crime, levando à expedição dos mandados de busca e apreensão.
Participação das Forças de Segurança
A operação "DISK-PÓ" contou com a participação de 22 policiais civis e militares, além do apoio de operadores de cão de faro. Durante a ação, duas pessoas foram presas e os investigados não localizados permanecem foragidos. Foram apreendidos drogas, celulares, materiais para acondicionamento de drogas, balanças e dinheiro.
Os presos foram interrogados, os procedimentos legais formalizados e posteriormente encaminhados ao sistema penitenciário, onde ficarão à disposição da justiça.
Resultado
"A operação representa um importante passo no combate ao tráfico de drogas na região, demonstrando a eficácia da cooperação entre as forças policiais e a adaptação das estratégias de investigação e repressão criminal frente às novas táticas adotadas pelos criminosos", avaliou a assessoria de imprensa da Polícia Civil.
Deixe seu comentário