logo RCN
Cerro Negro

Aniversário será comemorado com Festa da Agricultura Familiar

A 6ª Festa da Agricultura Familiar será realizada nos dias 23 e 24 de setembro (sábado e domingo), em Cerro Negro.

O evento, alusivo às comemorações dos 32 anos de emancipação política do município, terá atrações locais, exposições de produtos da agricultura familiar, motocross, show nacional com o cantor Loubet e, simultaneamente, o tradicional Rodeio Crioulo do CTG Sentinela da Querência, no Parque de Eventos Osvaldo Branco.

As representantes oficiais do evento serão a rainha, Isabelle Oliveira Correia, e as princesas Maria Eduarda Lima Ribeiro e Maria Stefane Raithz.

Essencialmente rural, com a festa o município vai celebrar as famílias que respondem pela produção agrícola e também proporcionar entretenimento de diversão. 

No ano passado, nesta mesma época, o município estava revisando o Plano Diretor de Desenvolvimento. É esse documento que apontará as prioridades a serem executadas ou estimuladas por parte da administração municipal nos próximos anos.

Como um dos objetivos é estimular investimentos no setor turístico, a prefeitura realiza o Programa Água Boa, que trará benefícios na área urbana e rural, com consequência para o meio ambiente e na qualidade de vida da população. 

Resultado de parceria entre as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Saúde e agricultores, o programa coordenado pelos técnicos da secretaria de Agricultura, Ana Carla Moraes da Silva Mota e Oberti Martins Bizotto, busca a conscientização sobre a importância da preservação da água.

Através do programa, são realizadas proteções de fonte estilo caxambu em propriedades do meio rural, para proteger as nascentes de água contra a contaminação por dejetos humanos e de animais, agrotóxicos e outros tipos de lixo.

Dessa forma, com essas atividades os produtores são orientados a isolar a nascente do acesso de animais. Essa ação contribui para que a nascente não venha a secar nos períodos mais críticos de estiagens ou secas.


História

É datada de 1880 a chegada dos primeiros moradores desta localidade. Os pioneiros a denominaram de Freguesia de São Francisco do Cerro Negro. Com a criação do cartório, em 06 de julho de 1916, passou a ser distrito. A instalação do distrito ocorreu em janeiro de 1919.

A denominação de Cerro Negro teve sua origem na grande quantidade de matas existentes na época, na região. A vegetação espessa obstruía a passagem do sol. O município teve sua emancipação através do Decreto de Lei 8.348 de 26 de setembro de 1991, desmembrado do município de Campo Belo do Sul e é constituído pelo distrito sede.


MP recomenda revogação de lei que autoriza condomínios Anterior

MP recomenda revogação de lei que autoriza condomínios

Festa da Paçoca terá shows nacionais Próximo

Festa da Paçoca terá shows nacionais

Deixe seu comentário