logo RCN
Urupema

Alunos do IFSC desenvolvem rota enoturística

Iniciativa tem como objetivo atrair turistas para as vinícolas catarinenses e ganhou o apoio da Amures

Produto de um grupo de acadêmicos do curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de Urupema, a Rota Enoturística de Santa Catarina foi apresentada à assessora de turismo da Amures, Ana Vieira.

Desenvolvida dentro da unidade curricular de Atividade de Extensão, a Rota possui um mapa interativo com as coordenadas geográficas de localização e informações sobre serviços e atrativos oferecidos pelas 46 propriedades vitivinícolas do estado.

O fomento da Atividade de Pesquisa e Extensão é um dos pilares de atuação do IFSC. Os acadêmicos Angelo Rorato, Bruno de Almeida Cruz, Diogo da Cruz, Fernanda Cristina Moser, João Carlos Maiolo, José Carlos Correa Neves, Leonam da Torre e Sâmia Haddock Lobo, da sexta fase desenvolveram a Rota Enoturística sob a coordenação das professoras Raquel Franciscatti e Cris Rota.

Maria Rita Werner, Marisete dos Santos Mota, Julinho Antônio de Melo e João Guilherme Mathias, da quarta fase foram a campo e desenvolveram o Catálogo de Variedades, com 28 diferentes cepas, pertencentes à Indicação de Procedência, sob a coordenação dos professores Ana Paula Lopes e Pedro Rates Vieira.

Pelo que explicou Ana Paula Lopes, a Rota Enoturística compreende não apenas vinícolas, mas também unidades produtoras e de processamento da uva, derivados e produtos regionais.


Projeto é criar um aplicativo para pesquisa

A pesquisa que resultou na Rota Enoturística, objetivou promover, especialmente, o exercício da prática do curso. “Foi um ano de muita pesquisa e trabalho de campo.

Essa pesquisa ainda terá outros desdobramentos, porque o curso de Viticultura e Enologia é dinâmico”, citou a acadêmica Maria Rita Werner. O trabalho de divulgação da Rota já foi iniciado, por meio das visitas às secretarias de turismo dos municípios e demais instituições relacionadas ao segmento.

Através da elaboração de um folder com o mapa indicando a localização dos 46 empreendimentos e um QRCode que direciona diretamente para o Blog com as informações detalhadas das empresas, pretende-se reunir e facilitar o acesso às informações e aos tipos de serviços prestados.

A partir desse trabalho acadêmico, a expectativa é a criação de um aplicativo, como forma de fomentar negócios e a atividade enoturística. A assessora de turismo da Amures elogiou a iniciativa acadêmica e disse ser uma grande contribuição para desenvolver o turismo.


Cumpridos 17 mandados de busca e presas quatro pessoas por tráfico de entorpecentes, em São Joaquim Anterior

Cumpridos 17 mandados de busca e presas quatro pessoas por tráfico de entorpecentes, em São Joaquim

Hospital recebe Investimentos do Estado Próximo

Hospital recebe Investimentos do Estado

Deixe seu comentário