logo RCN
Volta às aulas

'O regramento da educação foi muito bem construído,' diz SES

  • Escolas estaduais e municipais estão vazias desde a suspensão das aulas, em março

    Secom / Divulgação

Com a liberação da educação presencial nas redes estadual, municipal, e privada em território classificado como grave (laranja) na matriz de risco para Covid-19, a maioria das regiões de Santa Catarina poderá retomar a atividade escolar. Hoje, somente as regiões de Laguna, Xanxerê e Alto Uruguai Catarinense não têm permissão para realizar aulas presenciais por estarem avaliadas com risco gravíssimo (vermelho) para a doença.  

A liberação das aulas presenciais acontece em um dos piores períodos da pandemia. Nas últimas semanas, o Estado bateu seguidas vezes o número de casos ativos da doença, o que deve resultar em novas contaminações e aumento de óbitos nos próximos dias. O aumento é utilizado para condenar a abertura das escolas e baseia, inclusive, a decisão judicial que proibia a liberação do setor em regiões graves até então.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Raquel Ribeiro Bittencourt, a abertura das escolas pode potencializar o avanço das doenças, mas se o regramento for cumprido, a escola será um lugar seguro. "Não tem nenhum lugar que você diga que não vai acontecer [contaminação]. Qualquer lugar é passível de acontecer, mas se estiver bem regrado a chance é menor", disse.

Segundo ela, antes de liberar a educação, a SES analisou dados de países da Europa que voltaram à atividade e qual foi o impacto. Além disso, a pasta analisou artigos científicos que tratam do assunto para embasar as novas regras. Ela cita que, por exemplo, uma unidade de ensino poderá identificar um caso e agir imediatamente, com protocolos rígidos, sem interferir em outras unidades que não tenham registro da doença.

"O regramento para a educação em Santa Catarina foi muito bem construído, além de normas aplicadas ao transporte escolar, sala de aula. Cada escola tem que ter o seu plano de contingenciamento. O município tem que ter um plano de contingenciamento. Está tudo ligado, de forma a ter uma cadeia de responsabilidade e de cuidado", acrescentou.

Fonte: RCNonline

Foto: Escolas

Crédito: Secom / Divulgação

Legenda: Escolas estaduais e municipais estão vazias desde a suspensão das aulas, em março


Amures

Prefeitos aprovam início das aulas em primeiro de fevereiro de 2021

A assembleia dos prefeitos serviu para definir uma proposta de Calendário Escolar da Rede Municipal em 2021. Os prefeitos foram unanimes em estabelecer a data de primeiro fevereiro para reiniciar com professores as aulas. E dia 4 de fevereiro, com os alunos.

"Este calendário nos permitirá ter os 200 dias letivos", disse Celso Rogério. Até lá, todos os municípios deverão estão com seus Planos de Contingência Sanitária prontos. Segundo o coordenador do Programa Educação Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense - Cisama, Carlos Moreira, apenas sete municípios já estão com Plano de Contingência aprovados. E até final do mês, todos devem estar com o parecer de aprovação pelos órgãos reguladores de saúde pública.

Outro ponto discutido pelos prefeitos foi o alinhamento do Calendário Escolar Municipal ao Estadual. A proposta inicial da Secretaria de Estado da Educação é iniciar as aulas com os alunos, em 18 de fevereiro. E teriam de 3 a 12 de fevereiro para preparar os locais de aulas e realizar as capacitações pedagógicas e sanitárias necessárias.

 

Festas natalinas

No encerramento da pauta da assembleia, os prefeitos deliberaram que cada município adotará os cuidados sanitários necessários nas atividades natalinas. Evitando aglomeração e respeitando os protocolos como uso de máscara, distanciamento social e álcool.

Os shows natalinos deverão ser cancelados e o que deve prevalecer serão apenas as decorações do período. Às tradicionais entregas de presentes às crianças, cada município terá de providenciar protocolos de prevenção à Covid-19 e evitar aglomerações.


Trânsito sofrerá alterações nos meses de dezembro e janeiro Anterior

Trânsito sofrerá alterações nos meses de dezembro e janeiro

Por decreto Celso Rogério inicia transição de governo Próximo

Por decreto Celso Rogério inicia transição de governo

Deixe seu comentário