<
logo RCN
Alesc

Municípios apoiam lei para regularizar a caça do javali

O deputado Lucas Neves (Podemos) agradeceu as moções de apoio recebidas em relação ao Projeto de Lei que busca regulamentar a caça do javali em Santa Catarina.

Diversas Câmaras de Vereadores, incluindo 50 cidades catarinenses e o município paranaense de União da Vitória, expressaram seu respaldo à iniciativa.

O parlamentar serrano ressaltou na Assembleia que o problema ultrapassa fronteiras regionais, tornando-se um desafio estadual, alertando para o impacto potencial da praga nos centros urbanos. "Em breve, esse problema vai chegar às cidades, pois esse animal não tem predador", alertou Neves.

O autor da proposta destacou ainda a importância de agir urgentemente diante da preocupação com os javalis e criticou a criminalização do agronegócio no país.

"Estão querendo acabar com o homem do campo; aí eu quero ver quem vai colocar comida na mesa das pessoas", disse.

O PL/0393/2023 propõe autorização específica para o controle populacional e manejo sustentável do javali, respaldado pelo artigo 24 da Constituição Federal. Atualmente, o projeto está em análise na Comissão de Agricultura antes de ser votado no Plenário.

De acordo com a CIDASC, são 200 mil javalis no estado, cujos danos têm gerado preocupações nas regiões da Serra, Meio Oeste e Oeste Catarinenses.

Alesc realiza Seminário de Turismo para Desenvolvimento Regional Anterior

Alesc realiza Seminário de Turismo para Desenvolvimento Regional

Turmas de ensino médio não serão mais fechadas, em Lages Próximo

Turmas de ensino médio não serão mais fechadas, em Lages

Deixe seu comentário