logo RCN

Alesc debate políticas sobre drogas no 2º Seminário Estadual

Especialistas discutem avanços, desafios e conscientização no combate ao uso de substâncias

Os desafios para a adoção de políticas públicas eficazes para o combate e a prevenção ao uso de drogas, assim como a elaboração de um panorama do atual cenário catarinense, foram o foco do 2º Seminário Estadual de Políticas sobre Drogas, realizado nesta segunda-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa.

O evento, promovido pelo parlamento catarinense por iniciativa da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas e proposição do presidente, deputado Lucas Neves (Podemos), faz parte das ações do Junho Branco, mês dedicado à conscientização para a prevenção e o combate às drogas.

"Reunimos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com dependentes químicos para debater o tema como um problema de saúde pública, compartilhar conhecimentos e divulgar casos de sucesso. Nosso objetivo é avançar nesse assunto que afeta milhares de famílias no estado”, destacou Neves.

O deputado informou ainda que Santa Catarina conta atualmente com 150 comunidades terapêuticas que trabalham diretamente com dependentes químicos, oferecendo tratamento em todas as regiões do estado. “Dessas, 84 recebem recursos do Governo do Estado, oferecendo mais de 800 vagas gratuitas para tratamento, que salvam vidas e mudam a realidade de muitas famílias.”

Quatro especialistas foram convidados para discutir os avanços e desafios das políticas de prevenção e combate às drogas no país. Entre os destaques, a psicóloga Gabriela Abdala, especialista em dependência química e criadora de conteúdo digital sobre o tratamento e seus desafios diários, apresentou a palestra “Dia a Dia do Dependente Químico em Tratamento na Comunidade Terapêutica e suas Vertentes”, onde ressaltou a importância da prevenção, conscientização e engajamento voltados para as pessoas que sofrem com o uso de substâncias.

Também participaram do Seminário o ex-secretário da Assistência Social e Habitação de Criciúma, Bruno Ferreira; o psicólogo Pablo Kurlander, autor do livro "A Jornada dos 12 Passos", que orienta as comunidades terapêuticas no Brasil; e a médica psiquiatra Maila de Castro, que lidera o projeto da vacina Calixcoca, desenvolvida pela UFMG, para combater o uso de cocaína e crack.

Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Sancionada a lei que garante postos de parada para caminhoneiros nos pátios da Polícia Militar Rodoviária de SC Anterior

Sancionada a lei que garante postos de parada para caminhoneiros nos pátios da Polícia Militar Rodoviária de SC

Governo e Celesc projetam R$ 3 bilhões em investimentos para a geração de energias renováveis em SC Próximo

Governo e Celesc projetam R$ 3 bilhões em investimentos para a geração de energias renováveis em SC

Deixe seu comentário