<
logo RCN
Comemoração

Simproel chega aos 25 anos cada vez mais forte

  • A presidente do sindicato, Elaine Moraes, dirigindo uma assembleia, com o Teatro Marajoara lotado por professores: imagem comum nos últimos 25 anos

No dia 9 de dezembro, o Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages, o SIMPROEL, completa 25 anos de história. A entidade foi fundada em 1997, em assembleia realizada no auditório do Centro Educacional, e desde então vem defendendo os interesses dos professores e gestores da rede pública municipal de ensino.

Essa história é marcada por muitos desafios e grandes conquistas, conforme a atual presidente Elaine Moraes faz questão de frisar. “Enfrentamos momentos difíceis, mas a vontade de lutar por reconhecimento, valorização e respeito sempre foi mais forte, por isso chegamos até aqui, e estamos preparados para seguir em frente, com união e muita determinação”, diz ela.

Ao longo desses 25 anos, decisões tomadas em âmbito municipal, estadual e nacional atingiram os profissionais da educação, ora positivamente, ora negativamente. E o SIMPROEL esteve presente em todos esses momentos, cumprindo a missão institucional de batalhar pelo cumprimento da lei e pela garantia de direitos.  

O Teatro Marajoara e o Cine Marrocos assistiram batalhas históricas, registradas em páginas de jornais e gravadas em muitas memórias. Esses locais foram palco de assembleias inesquecíveis, marcadas por debates que ajudaram a construir as leis que hoje regem a carreira dos profissionais em educação do município.

As praças João Ribeiro e João Costa também presenciaram lutas insaciáveis por respeito e dignidade. “Os planos de carreira, o reconhecimento dos educadores infantis como professores, o cumprimento dos reajustes salariais e tantas outras vitórias foram conquistadas debaixo de sol e chuva, sob os olhares da população”, relembra a presidente Elaine Moraes.

 

Desafios: a rotina do sindicato

Nos últimos anos, o SIMPROEL atuou fortemente em questões até de nível nacional. A entidade lutou pela aprovação do FUNDEB permanente, posicionou-se contra uma PEC que visa retirar direitos dos servidores públicos e priorizou e batalhou pela vida durante a pandemia da Covid-19, realizando ações voltadas à vacinação e a adequação das unidades escolares.

Atualmente, o sindicato vem batalhando para minimizar os impactos da Reforma da Previdência Municipal, através de campanhas nas redes sociais e muita mobilização. A entidade também promove a campanha Respeito com o Professor, com ações pontuais direcionadas à comunidade em geral. A agenda permanente incluiu ainda assembleias para debater o presente e o futuro da categoria; reuniões estratégicas com os representantes sindicais de todas as unidades escolares; encontros entre associados aposentados; além dos Jogos de Integração do SIMPROEL, os JIS.

 

Livro para contar história

As festividades alusivas aos 25 anos começaram no tradicional jantar em homenagem do Dia do Professor, com um bolo simbólico e o tradicional “parabéns pra você”. O sindicato também lançará um livro com informações e imagens históricas. E no dia do aniversário, um vídeo com depoimentos de associados será compartilhado nas redes sociais.

“Nenhuma tecnologia do mundo é capaz de substituir um professor em sala de aula. Esses 25 anos merecem uma celebração especial, afinal, o SIMPROEL superou todas as adversidades possíveis para continuar representando o profissional que forma todos os profissionais, ou seja, o professor”, conclui a presidente Elaine Moraes.


Programação deste domingo (4) é adiada devido à chuva Anterior

Programação deste domingo (4) é adiada devido à chuva

Balcão cidadão faz 1.600 atendimentos em três meses Próximo

Balcão cidadão faz 1.600 atendimentos em três meses

Deixe seu comentário