logo RCN
Páscoa

Semana Santa é tempo de respeito e reflexão à paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo

  • Toninho Vieira

A Páscoa consiste em uma das principais tradições do cristianismo, pois relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, aos 33 anos de idade, no Monte das Oliveiras, Cidade Antiga de Jerusalém, Israel. Celebração do calendário religioso cristão inspirou-se em uma comemoração judaica chamada pesach, que acontecia no mesmo tempo em que Jesus supostamente foi crucificado e ressuscitou.

Característica bem conhecida da Páscoa é o fato de que sua celebração é móvel, portanto, todo ano ela é realizada em uma data diferente. Os critérios usados para definir esta data foram estabelecidos pelas autoridades da Igreja Católica durante o Concílio de Niceia, realizado no século IV d.C.

Em Lages, a Semana Santa se configura como o maior evento religioso. Iniciada no Domingo de Ramos, a Semana Santa de Lages conta com agendas integradas por 24 celebrações, missas, bênçãos especiais, confissões, exposição, procissões e encenações, com o intuito de instigar as famílias à reflexão espiritual sobre o verdadeiro significado do sofrimento de Jesus Cristo - o renascimento, a ressignificação das coisas importantes na vida, o amor às pessoas, exame de consciência, humildade, arrependimento, compaixão, piedade, penitência, benevolência.

Na Sexta-feira Santa (29), da Paixão de Cristo, antevéspera do Domingo de Páscoa (31), acontecerá o ápice da Semana Santa no município, quando milhares de lageanos, visitantes e turistas sobem ao Morro da Cruz, um dos cartões postais do município, pelos 513 degraus da Escadaria Frei Silvério Weber. Somem em penitência e autoexame, ou para acompanhar celebrações realizadas desde o começo da manhã na Capela e Memorial Frei Silvério Weber. As encenações da paixão e morte de Jesus Cristo estão programadas para às 9h30 e 16h30. 

Um dia depois, no Sábado de Aleluia, haverá a encenação da ressurreição de Jesus Cristo, a Celebração da Vida, com a Procissão da Luz, com saída no pátio da Igreja Nossa Senhora Aparecida do Navio a partir das 21h30, passagem pela Escadaria Frei Silvério Weber e chegada ao topo do Morro da Cruz, onde ocorrerá show de fogos de artifício de luzes para exibição pirotécnica.

Na terça-feira (26), ocorreu a Procissão do Encontro - Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores - Igreja do Navio, com saída da Procissão das Comunidades Virgem dos Pobres e Bom Jesus.

A programação da Semana Santa é organizada, produzida e desenvolvida pelo Movimento do Tabor, Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio, Diocese de Lages e Fundação Instituto Nereu Ramos, com apoio da Prefeitura de Lages. Serviços públicos de conservação e revitalização foram executados no Morro da Cruz e proximidades, a exemplo de roçadas, limpezas, pinturas, jardinagem e renovação de estradas de asfalto e de chão batido (terra).


Prestigie o roteiro de eventos

29/3 - Sexta-feira Santa ⁠

6h - Início das orações da paixão do Nosso Senhor JESUS CRISTO (segue dia todo) - Morro da Cruz

9h30 - Encenação: Paixão e Morte de Jesus Cristo - Morro da Cruz

15h - Celebração litúrgica da Paixão de Cristo - Paróquias da Diocese de Lages

16h30 - Encenação: Paixão e Morte de Jesus Cristo - Morro da Cruz

20h - Recomenda das Almas - Igreja do Navio/Cemitério Cruz das Almas. (Rito religioso da cultura cabocla da região)

Durante o dia todo

Confissões nas Paróquias;

Exposição Memorial Frei Silvério - Morro da Cruz

30/3 - Sábado de Aleluia ⁠

19h - Vigília Pascal - Igreja do Navio - Celebração da Eucaristia

21h30 - Procissão da Luz - Pátio da Igreja do Navio/Escadarias Frei Silvério/Morro da Cruz - Encenação Ressurreição de Jesus Cristo - Celebração da Vida (show de fogos e luzes)

31/3 - Domingo de Páscoa ⁠

9h - Celebração da Páscoa - Paróquias da Diocese de Lages

12h - Confraternização da Páscoa - Nas Famílias Cristãs



Foto: Semana Santa 

Crédito: Toninho Vieira/Arquivo

Legenda: Encenação será realizada em dois horários nesta sexta-feira


Tribunal do Júri cancela júri marcado para quinta-feira (4) Anterior

Tribunal do Júri cancela júri marcado para quinta-feira (4)

Ponte do Pelotinhas está sendo reconstruída Próximo

Ponte do Pelotinhas está sendo reconstruída

Deixe seu comentário