<
logo RCN
Lages 257 anos

Salto Caveiras é foco da temporada e verão de Lages

  • MSM Imagens Aéreas / Divulgação

Há três anos a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, lança, oficialmente, uma Temporada de Verão, considerando que Lages e a Serra Catarinense têm se transformado com atividades e eventos turísticos permanentes ao longo das quatro estações do ano.

O evento de lançamento foi realizado, sexta-feira (10), no Mercado Público de Lages, a partir das 19h, com a Banda NeoBrazil.

Contará também com a participação da Associação Air Cohld Volks, com exposição de carros Volkswagen e seus derivados como Fusca, Kombi e Brasília.

O evento ainda terá a presença do Corpo de Bombeiros de Lages e seus equipamentos salva-vidas. Todo ano, durante a temporada de verão, os bombeiros salva-vidas realizam atendimentos e prestam orientações de prevenção na represa do Salto Caveiras, onde muitos banhistas aproveitam o calor.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha), enfatiza que a organização do calendário de eventos, desenvolvida pelo setor, promove o que Lages e região têm de melhor para oferecer, com planejamento.

Destaca-se o Campeonato Sul-Brasileiro de Motonáutica, um retorno da vocação de turismo aquático do Salto Caveiras, assim como o passeio de Jet-ski Clube de Lages que conta com mais de cem integrantes. Ambos os eventos serão realizados nos meses de janeiro e fevereiro, na represa do Salto Caveiras.

Segundo o diretor de Turismo, Henrique Beling, o foco principal da programação deste ano é a região do Salto Caveiras, com passeio ciclístico de cicloturismo, passeios de 4×4, passeios de Jet-ski e caminhadas.

As caminhadas pelas trilhas que levam até cachoeiras, como as famosas Garganta do Diabo, Tibério, Cachoeira do Segredo e a Cachoeira do Rio Pelotinhas, também são um atrativo turístico para o município.


Aposta é na diversidade

“Formado por montanhas, campos, vales e rios, Lages é o maior município em extensão de Santa Catarina. Conhecida nacionalmente como a Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão.” São com essas palavras que o Observatório do Turismo da Fecomércio / SC inicia sua apresentação sobre o turismo de Lages. 

Realmente, na década de 1980 Lages foi a pioneira em receber turistas em suas fazendas centenárias. Mas, desde então, muita coisa mudou.

O município ainda possui algumas fazendas e pousadas que são referência nacional em turismo e o relevo, somado a natureza preservada, atrai adeptos de cavalgadas de várias partes do planeta. 

Mas é na diversidade de eventos que o município solidifica seu turismo. O maior deles certamente é a Festa Nacional do Pinhão, que na última edição movimentou cerca de R$ 40 milhões na cidade, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). 

Mas a rede hoteleira é movimentada o ano todo por fóruns, congressos e também por outras festas, a Exemplo do Motoneve, que reúne adeptos de motocicletas de vários estados do Brasil.

Utilizando o renovado espaço do Mercado Público acontecem de festivais do chopp a celebração da cultura japonesa, muita forte na Serra Catarinense. 

As montanhas, vales e rios são perfeitos para a prática de atividades ao ar livre, como passeio de jeeps, motocicletas ou mesmo a pé.

É com base nesse potencial que a Secretaria Municipal de Turismo divulga Lages em eventos do setor e para agências especializadas. 

Como resultado, o turismo contribui para ampliar o movimento econômico também dos setores de Comércio e Serviços. Dentro desta ótica, a tranquilidade típica da Serra é utilizada como diferencial único, sendo opção para turistas que não desejam enfrentar o trânsito e outros entraves comuns no litoral nas épocas mais quentes do ano. 


Operação contra o tráfico de drogas desarticula associação que atuava na distribuição de entorpecente em Lages Anterior

Operação contra o tráfico de drogas desarticula associação que atuava na distribuição de entorpecente em Lages

Júri condena jovem que agiu com crueldade para matar um homem com múltiplas facadas Próximo

Júri condena jovem que agiu com crueldade para matar um homem com múltiplas facadas

Deixe seu comentário