logo RCN
Lixo Orgânico Zero

Projeto será exposto no Summit Cidades 2024, em Florianópolis

Famosos palestrantes: Apresentador do Programa Altas Horas, da Rede Globo, Serginho Groisman; a missionária oficial da tradição zen-budista, Soto Zenshu, Monja Coen Roshi; navegador do Círculo Polar, Amyr Khan Klink, e o professor titular sênior de Ética e Filosofia Política na USP, pesquisador sênior do CNPq e ex-ministro de Estado da Educação, Renato Janine Ribeiro

Referencial para municípios brasileiros e internacionais, a premiada e exponencial iniciativa de sustentabilidade nascida em Lages, por mobilização do Poder Público municipal, Projeto Lixo Orgânico Zero (LOZ) - Método Lages de Compostagem, será apresentado e esmiuçado ao longo desta edição de 2024, cuja organização promete ser o maior evento de cidades da história, o Summit Cidades. Este é o maior encontro dedicado às cidades de Santa Catarina.

Prefeitos, vereadores, gestores públicos, empresários e profissionais liberais já podem reservar os dias 24, 25 e 26 de junho de 2024 para mais uma imersão no Summit Cidades, no Centro de Convenções CentroSul, na capital do Estado, Florianópolis - Avenida Governador Gustavo Richard, nº: 850, Centro.

A seleção de Boas Práticas Municipais será apresentada durante a programação oficial do Summit Cidades 2024, no período de 24 a 26 de junho (segunda, terça e quarta-feira), no CentroSul.

Entre os famosos nomes de palestrantes do evento Summit estão o apresentador do Programa Altas Horas, da Rede Globo de Televisão, Serginho Groisman; a missionária oficial da tradição zen-budista, Soto Zenshu, com sede no Japão, Monja Coen Roshi; navegador do Círculo Polar, Amyr Khan Klink, e o professor titular sênior de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP), pesquisador sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro das Ordens Nacional do Mérito Científico e de Rio Branco e ex-ministro de Estado da Educação, Renato Janine Ribeiro.

Summit Cidades busca capacitar seus participantes e potencializar o desenvolvimento dos municípios do país. Ao unir entidades salutares do setor público, profissionais de referência no empreendedorismo e mentes brilhantes da academia, o evento possui reconhecimento por sua amplitude de conteúdo.

Com até 13 experiências simultâneas dentro de um único evento, o Summit Cidades conta com feira de negócios, salas de reunião e coworking, apresentações de casesworkshops, treinamentos e palcos interativos sobre diversos assuntos, como inovação social, mobilidade urbana, segurança pública, educação, planejamento, sustentabilidade, comunicação política e novas legislações. Ao todo serão três palcos com programação completa para todos os dias de evento: Palco Cidades, Palco LicitaCin e Palco Compol.

A experiência do Projeto Lixo Orgânico Zero (LOZ) será abordada nesta terça-feira (25), no eixo “Educação”, por volta de 13h, pelo vice-prefeito de Lages, Juliano Polese, no Palco Municipalista. Em Lages, o Projeto é coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Diretora de Meio Ambiente, Silvia Oliveira.

Gestores e operadores da administração pública convergentes em um único desígnio. “Momento sublime de poder dividir os resultados positivos de Lages com outras cidades de Santa Catarina e Brasil. Modelo sustentável de reaproveitamento de resíduos em favor do meio ambiente, do futuro das gerações e da qualidade de vida disponível a tantos lugares do planeta. Esta, uma chance ímpar de visibilidade e interação de ideias rumo a soluções mais práticas e eficazes às populações”, avalia o vice-prefeito, Juliano Polese.

Programação completa das apresentações de boas práticas consta na Galeria de Imagens desta matéria. Realização: Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) e Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga). Correalização: Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Diversos patrocinadores. Boas Práticas: Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), Ciga, Cincatarina e Fepese.

Lages signatária dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU

A prefeitura de Lages é signatária do Movimento ODS - 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU). Realiza mensalmente, no Parque Jonas Ramos (Tanque), das 14 às 17h, o Piquenique da Sustentabilidade, mobilizando o público para a realização de ações e projetos de contribuição ao avanço dos ODSs.

Conteúdos Summit 2024 

Mobilidade e planejamento urbano; Atração de investimentos; Saúde; Educação; Segurança; Governança e gestão pública; Transparência; Acessibilidade e inclusão social; Meio ambiente e sustentabilidade; Turismo; Transformação digital; Desenvolvimento econômico; Agronegócio; Comunicação; Licitações; Inovação; Compliance; ESG; Compras públicas; Mudanças climáticas; Ciga - Boas Práticas

A seleção de Boas Práticas Municipais tem como finalidades

  • Identificar e fomentar experiências exitosas e inovadoras na gestão pública municipal de contribuição para sustentabilidade, eficácia, eficiência e transparência;
  • Permitir o compartilhamento de experiências entre gestores públicos municipais;
  • Reconhecer e incentivar iniciativas de servidores públicos municipais engajados na melhoria dos serviços públicos e demais atividades da Administração Pública Municipal, e
  • Divulgar e disseminar conhecimento sobre a AGENDA 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU)

Summit Cidades Academy

Academy é o fórum acadêmico realizado junto ao Summit Cidades, e oferece uma plataforma para pesquisa e implementação de soluções para municípios. Intuito de proporcionar aos pesquisadores a oportunidade de apresentar seus projetos sobre as principais tendências em Cidades Sustentáveis e Inteligentes.

Ao promover o intercâmbio de informações, ideias e experiências, o Academy impulsiona o avanço tecnológico da área. São discutidas abordagens metodológicas com visão a integrar os estudos acerca da tríplice hélice, e enaltece assuntos como setor energético, big data, Inteligências Artificiais (Ias), governança e educação.

Missão de fomentar trocas de conhecimento contínuas por intermédio da cooperação entre profissionais de diversificadas áreas. E, ao debater a criação de políticas públicas de colaboração ao desenvolvimento das cidades, procura-se promover uma educação de qualidade para os desafios urbanos contemporâneos.

Congresso de Licitações do Cincatarina - LicitaCIN

O Congresso de Licitações do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) - LicitaCIN será um ambiente de aprendizado, troca de experiências e atualização sobre as práticas e inovações nas licitações públicas, com base na Lei Federal nº: 14.133, de 2021. Irá acontecer no Summit Cidades 2024. Agenda: 24, 25 e 26 de junho, no Centrosul, em Florianópolis.

Evento reunirá agentes públicos, instituições e representantes de órgãos de controle para debater os desafios, as soluções inovadoras e as melhores práticas nas licitações, com a intenção de promover a governança e desenvolver um ambiente íntegro e confiável nas contratações públicas, alinhado ao planejamento e à geração de resultados.

O LicitaCIN consiste em uma oportunidade a agentes públicos e profissionais da área se atualizarem sobre os entendimentos jurisprudenciais e doutrinários e compartilharem conhecimento e melhores práticas nas licitações e contratos administrativos.

Compol 2024 -  maior evento de marketing político e institucional do Brasil

Após rodar o país em 2023, o Compol retorna a sua edição nacional no Summit Cidades. Mais de 100 profissionais, especialistas em comunicação e figuras públicas, participarão do congresso compartilhando suas experiências e conhecimentos.

Cinco mil pessoas de público e 220 cidades representadas em 2023

No ano passado (2023), o Summit Cidades reuniu mais de cinco mil participantes no Centrosul, no hall dos maiores eventos do Brasil. Foram 13 experiências simultâneas, 60 artigos acadêmicos apresentados, 30 instituições de ensino, 350 palestrantes e 220 municípios representados.

Você conhece a transformação proposta pelo Projeto Lixo Orgânico Zero?   

A conscientização configura como uma luta do Projeto Lixo Orgânico Zero (LOZ). Em 2019, o Projeto foi premiado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) como a melhor iniciativa brasileira na área de Educação, recebendo novo prêmio em dezembro de 2020 na área de compostagem. Neste mesmo ano, juntamente ao projeto Vaso Compostor, o Projeto foi tema de artigo da revista norte-americana Biocycle, referência mundial na área de compostagem.

Gravimetria efetuada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) no final de 2019 revelou teor de 31% de resíduos orgânicos depositados no aterro sanitário de Lages, porcentagem inferior ao de 2011, acima de 50%. E, ao fim de 2020, em uma nova medição, desta vez feita pela Projeta Ambiental Júnior, constatou-se porcentagem bem menor de lixo orgânico depositado no aterro: Teor de resíduos orgânicos de 21,3%; teor de recicláveis, 22,7%, e teor de rejeitos de 56%. A média nacional é de 48% de resíduos orgânicos depositados nos aterros sanitários. O percentual de 21,3% representa cerca de 55% menos do que a média nacional.  

Uma potência originada em Lages

O Projeto Lixo Orgânico Zero (LOZ) obteve liberação de recursos de aproximadamente R$ 1 milhão por parte do Fundo Nacional do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF) e, quando inscrito no 1º Edital, foi aprovado em 1º lugar entre 300 propostas enviadas por municípios e consórcios intermunicipais de todo o Brasil.

Antes disso, em 2014, já havia sido selecionado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das mais destacadas ações na área de “Práticas de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos”, e passou a fazer parte da Plataforma Virtual Educares. Em junho de 2016 foi um dos oito finalistas no prêmio “Engie Innovation Trophies”, na categoria “Excelência em Gestão”, realizado em Paris, França. Depois, em novembro de 2016, no evento “European Utility Week”, na cidade de Barcelona, Espanha, com o título de “Composting Biomass Ashes”, foi o segundo projeto mais votado pela Internet naquele evento internacional.

Desenvolvido no período entre 2018 e 2022, pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/Udesc), por conta dos recursos financeiros, sua coordenação foi de responsabilidade da diretora de Meio Ambiente, Silvia Oliveira, com o acompanhamento dos bolsistas do CAV/Udesc, orientados pelo professor Germano Güttler.

No ano de 2020 o Projeto Lixo Orgânico Zero (LOZ) conquistou salutares espaços na mídia nacional. Em plena pandemia do novo coronavírus (Covid-19), momento em que a imposição do confinamento fez com que as pessoas se voltassem para práticas caseiras, com destaque para as hortas. No Instagram@lixoorganicozero - Facebook: Lixo Orgânico ZERO.

Riscos dos penteados para a saúde capilar Anterior

Riscos dos penteados para a saúde capilar

Saiba como aproveitar as férias do meio do ano sem sair do orçamento Próximo

Saiba como aproveitar as férias do meio do ano sem sair do orçamento

Deixe seu comentário