O Banco da Família realizou mais uma ação de isolamento térmico em residências de famílias em situação de vulnerabilidade social, utilizando materiais reciclados, como caixas de leite, para melhorar as condições de moradia e proporcionar mais conforto térmico.
A iniciativa, que acontece desde 2022, busca amenizar os efeitos das temperaturas extremas, especialmente durante o inverno, por meio de um processo sustentável.
As caixas de leite são coletadas, devidamente higienizadas e aplicadas em paredes cobrindo todas as frestas, formando uma barreira que reduz a troca de calor. A técnica permite amenizar a temperatura interna das casas em até 7 graus, tanto nos dias frios quanto nos mais quentes.
Desta vez, a ação beneficiou o casal Cassiane Lopes Silveira, de 23 anos, e Cleiton Antônio Souza Santos, de 22 anos, moradores do bairro Cristal, em Lages.
Eles vivem na residência há cerca de um ano. Cassiane está atualmente sem trabalho formal, enquanto Cleiton atua com a reciclagem de materiais, atividade que ajuda a sustentar a família.
A família foi localizada por meio do Projeto Despertar, programa que identifica famílias em situação de vulnerabilidade interessadas em melhorias habitacionais e inclusão social.
Durante visitas de captação no bairro Tributo, a equipe do projeto conheceu Cassiane, que demonstrou o desejo de melhorar as condições da casa.
Além de proporcionar um ambiente mais protegido e confortável, o isolamento térmico contribui para a saúde da família, especialmente durante o inverno, quando o frio intenso agrava as condições de moradia precária.
Desde o começo da iniciativa, diversas famílias já foram beneficiadas com a técnica, que alia sustentabilidade e impacto social, utilizando materiais que seriam descartados para promover melhorias nas comunidades.
Para quem quiser ajudar, todas as unidades do Banco da Família são pontos de coleta de caixinhas de leite usadas. Ao doar, a pessoa contribui com o meio ambiente, por meio da reciclagem, e ainda ajuda famílias em situação de vulnerabilidade a terem mais conforto em suas casas.
Quem conhece alguém que precise da ação, ou se identifica com essa necessidade, pode entrar em contato com o setor de Responsabilidade Social do Banco da Família para mais informações.
O Banco da Família pretende dar continuidade a iniciativas como o isolamento térmico, não apenas em Lages, mas também em outras cidades da região.
A expectativa é ampliar o alcance da ação, beneficiando mais famílias em situação de vulnerabilidade e contribuindo para a melhoria das condições de moradia por meio de soluções sustentáveis e de baixo custo.
Deixe seu comentário